Plano de Marketing para Unidades de Informação



I - SUMÁRIO EXECUTIVO, ÍNDICE, CONTEÚDO

Consiste em um breve sumário das demais seções do plano, bem como índices de capítulos, figuras, gráficos etc.

II - SITUAÇÃO ATUAL DE MARKETING

Delineia de forma ordenada, a situação de marketing da empresa.

1. Situação do Mercado

Análise da situação atual do mercado: a) em crescimento, decrescendo, estagnado; b) vendedor ou comprador; c) comportamento do consumidor.

2. Situação do Produto

Principais dados quantitativos da empresa com relação a mercado.

2.1 Vendas do Mercado

Vendas do mercado como um todo.

2.2 Participação de Mercado

Participação de mercado da empresa (em termos de quantidades e valores).

2.3 Preço de Venda

Preços médios de venda, praticados pela empresa.

2.4 Custo Médio

Custo médio de produção ou aquisição.

2.5 Custo Variável

Custo variável: muito importante para a precificação nas vendas de unidades marginais.

2.6 Lucro Líquido

Lucro líquido da empresa.

2.7 Margem de Contribuição

Margem de contribuição dos produtos ou linhas de produtos.

2.8 Propaganda e Promoção

Propaganda e promoções de vendas praticados pela empresa: tipo de propaganda e promoção desenvolvidos e verbas alocadas.

2.9 Força de Vendas

Análise quantitativa, qualitativa, de distribuição geográfica e incentivos aplicados à força de vendas.

2.10 Pesquisa de Marketing

Tipo, freqüência (periodicidade) e natureza dos dados obtidos em pesquisas de marketing. Valor da verba utilizada em presquisas de marketing.

3. Situação Competitiva

Como a empresa se compara com os principais competidores.

3.1 Principais Competidores

Descrição (identificação) dos principais competidores

3.2 Linhas

Linhas de produtos dos principais competidores e como elas se comparam com as da empresa.

3.3 Estratégias

Descrição das estratégias adotadas pelos principais competidores no mercado.

3.4 Preço

Preços e políticas utilidadas pelos principais competidores.

3.5 Canais de Vendas

Canais de vendas (representantes, distribuidores, atacadistas, varejistas) utilizados pelos principais competidores.

3.6 Propaganda e Promoção

Propaganda e promoções de vendas praticados pelos principais competidores da empresa: tipo de propaganda e promoção desenvolvidos e verbas alocadas.

3.7 Força de Vendas

Análise quantitativa, qualitativa, de distribuição geográfica e incentivos aplicados à força de vendas dos principais competidores.

4. Situação da Distribuição

Análise específica dos canais de distribuição utilizados pela empresa.

4.1 Dimensão das Vendas por Canal

Volume de vendas por canal.

4.2 Canais em Crescimento

Descrição individualizada e por tipo de canal.

4.3 Canais em Decréscimo

Descrição individualizada e por tipo de canal.

4.4 Margens Concedidas a Revendedores

Margens concedidas a revendedores e tipos de controles de preço praticado ao consumidor final praticados pela empresa.

5. Situação do Macroambiente

Análise de aspectos do macroambiente, que afetam indistintamente a empresa e seus competidores como um todo.

5.1 Tendências Demográficas

Variações na população, em termos de crescimento e mobilidade geográfica.

5.2 Tendências Econômicas

Variações de renda e padrões de consumo ao longo do tempo.

5.3 Tendências Tecnológicas

Inovações nas tecnologias de produção, distribuição e comercialização que poderão afetar o produto no mercado.

5.4 Tendências Políticas e Legais

Análise de tendências que possam afetar o produto no mercado: regulamentação, legislação ambiental etc.

III - ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E ASSUNTOS
Centro mais analítico do Plano de Marketing, contempla a análise tipo SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), ou seja: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. De sua comparação nascem as alternativas sobre o que pode ser feito pela empresa (assuntos).

1. Oportunidades versus Ameaças

Elementos do Ambiente Externo da empresa, que podem representar oportunidades ou ameaças.[Ver Análise SWOT]

2. Forças versus Fraquezas

Elementos do Ambientes interno da empresa, que podem se constituir em forças ou fraquezas.[Ver Análise SWOT]

3. Análise de Assuntos (O Que Fazer?)

Possíveis linhas de ação a serem desenvolvidas a partir do confronto entre as variáveis do ambiente externo e do ambiente interno.[Ver Análise SWOT]

IV - OBJETIVOS
Definição de objetivos, de preferência que possam ser quantificados.

1. Objetivos de Marketing

Objetivos de marketing, tais como posicionamento de produtos e participação de mercado.

2. Objetivos Financeiros

Objetivos financeiros almejados como decorrência dos objetivos de marketing estabelecidos.

V - ESTRATÉGIA DE MARKETING

Corresponde à estratégia a ser perseguida para a consecução dos objetivos de marketing.

1. Mercado-Alvo

Definição dos principais segmentos de mercado a serem objeto de ação da empresa.

2. Posicionamento

Posicionamento a ser alcançado pela empresa junto ao seu mercado-alvo: posicionamento de marca e de produtos.

3. Linha de Produtos

Tipos e amplitude das linhas de produtos a serem colocados à disposição do mercado-alvo.

4. Preço

Política de preços e descontos a ser praticada pela empresa, visando alcançar seus objetivos de marketing.

5. Pontos de Distribuição

Pontos de distribuição a serem utilizados.

6. Força de Vendas

Projeção do quantitativo e esquemas de incentivos a serem aplicados à força de vendas.

7. Serviços

Leque de serviços a serem desenvolvidos como geradores de diferenciais e como ferramentas para desenvolvimento de mercado: antes, durante e após venda.

8. Propaganda

Tipo, quantidade e valores da propaganda a ser desenvolvida.

9. Promoção de Vendas

Tipo, quantidade e valores da promoção de vendas a ser desenvolvida.

10. Pesquisa & Desenvolvimento

Objetivos de pesquisa e desenvolvimento de produtos: marca, embalagens, modelos, novos produtos etc.

11. Pesquisa de Marketing

Leque, periodicidade e verbas de pesquisa de marketing a serem utilizadas.

VI - PROGRAMAS DE AÇÃO

Programas de ação a serem desenvolvidos para o cumprimento dos objetivos e estratégias de marketing adotados.

1. Calendário de Atividades

Distribuição das atividades ao longo do tempo, com datas e recursos (humanos, financeiros e tecnológicos) a serem alocados.

2. Responsabilidades

Definição de responsabilidades pelas diversas atividades projetadas.

VII - DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS PROJETADOS
Projeções de resultados a serem alcançados, em termos quantitativos e financeiros.

VIII - CONTROLES
Estabelecimento de sistemática e pontos de controle, para avaliação da evolução do Plano de Marketing, bem como sua periodicidade.
Autor: Maria Leonildes Monteiro Dutra


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