Plano de Marketing para Unidades de Informação
Consiste em um breve sumário das demais seções do plano, bem como índices de capítulos, figuras, gráficos etc.
II - SITUAÇÃO ATUAL DE MARKETING
Delineia de forma ordenada, a situação de marketing da empresa.
1. Situação do Mercado
Análise da situação atual do mercado: a) em crescimento, decrescendo, estagnado; b) vendedor ou comprador; c) comportamento do consumidor.
2. Situação do Produto
Principais dados quantitativos da empresa com relação a mercado.
2.1 Vendas do Mercado
Vendas do mercado como um todo.
2.2 Participação de Mercado
Participação de mercado da empresa (em termos de quantidades e valores).
2.3 Preço de Venda
Preços médios de venda, praticados pela empresa.
2.4 Custo Médio
Custo médio de produção ou aquisição.
2.5 Custo Variável
Custo variável: muito importante para a precificação nas vendas de unidades marginais.
2.6 Lucro Líquido
Lucro líquido da empresa.
2.7 Margem de Contribuição
Margem de contribuição dos produtos ou linhas de produtos.
2.8 Propaganda e Promoção
Propaganda e promoções de vendas praticados pela empresa: tipo de propaganda e promoção desenvolvidos e verbas alocadas.
2.9 Força de Vendas
Análise quantitativa, qualitativa, de distribuição geográfica e incentivos aplicados à força de vendas.
2.10 Pesquisa de Marketing
Tipo, freqüência (periodicidade) e natureza dos dados obtidos em pesquisas de marketing. Valor da verba utilizada em presquisas de marketing.
3. Situação Competitiva
Como a empresa se compara com os principais competidores.
3.1 Principais Competidores
Descrição (identificação) dos principais competidores
3.2 Linhas
Linhas de produtos dos principais competidores e como elas se comparam com as da empresa.
3.3 Estratégias
Descrição das estratégias adotadas pelos principais competidores no mercado.
3.4 Preço
Preços e políticas utilidadas pelos principais competidores.
3.5 Canais de Vendas
Canais de vendas (representantes, distribuidores, atacadistas, varejistas) utilizados pelos principais competidores.
3.6 Propaganda e Promoção
Propaganda e promoções de vendas praticados pelos principais competidores da empresa: tipo de propaganda e promoção desenvolvidos e verbas alocadas.
3.7 Força de Vendas
Análise quantitativa, qualitativa, de distribuição geográfica e incentivos aplicados à força de vendas dos principais competidores.
4. Situação da Distribuição
Análise específica dos canais de distribuição utilizados pela empresa.
4.1 Dimensão das Vendas por Canal
Volume de vendas por canal.
4.2 Canais em Crescimento
Descrição individualizada e por tipo de canal.
4.3 Canais em Decréscimo
Descrição individualizada e por tipo de canal.
4.4 Margens Concedidas a Revendedores
Margens concedidas a revendedores e tipos de controles de preço praticado ao consumidor final praticados pela empresa.
5. Situação do Macroambiente
Análise de aspectos do macroambiente, que afetam indistintamente a empresa e seus competidores como um todo.
5.1 Tendências Demográficas
Variações na população, em termos de crescimento e mobilidade geográfica.
5.2 Tendências Econômicas
Variações de renda e padrões de consumo ao longo do tempo.
5.3 Tendências Tecnológicas
Inovações nas tecnologias de produção, distribuição e comercialização que poderão afetar o produto no mercado.
5.4 Tendências Políticas e Legais
Análise de tendências que possam afetar o produto no mercado: regulamentação, legislação ambiental etc.
III - ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E ASSUNTOS
Centro mais analítico do Plano de Marketing, contempla a análise tipo SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), ou seja: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. De sua comparação nascem as alternativas sobre o que pode ser feito pela empresa (assuntos).
1. Oportunidades versus Ameaças
Elementos do Ambiente Externo da empresa, que podem representar oportunidades ou ameaças.[Ver Análise SWOT]
2. Forças versus Fraquezas
Elementos do Ambientes interno da empresa, que podem se constituir em forças ou fraquezas.[Ver Análise SWOT]
3. Análise de Assuntos (O Que Fazer?)
Possíveis linhas de ação a serem desenvolvidas a partir do confronto entre as variáveis do ambiente externo e do ambiente interno.[Ver Análise SWOT]
IV - OBJETIVOS
Definição de objetivos, de preferência que possam ser quantificados.
1. Objetivos de Marketing
Objetivos de marketing, tais como posicionamento de produtos e participação de mercado.
2. Objetivos Financeiros
Objetivos financeiros almejados como decorrência dos objetivos de marketing estabelecidos.
V - ESTRATÉGIA DE MARKETING
Corresponde à estratégia a ser perseguida para a consecução dos objetivos de marketing.
1. Mercado-Alvo
Definição dos principais segmentos de mercado a serem objeto de ação da empresa.
2. Posicionamento
Posicionamento a ser alcançado pela empresa junto ao seu mercado-alvo: posicionamento de marca e de produtos.
3. Linha de Produtos
Tipos e amplitude das linhas de produtos a serem colocados à disposição do mercado-alvo.
4. Preço
Política de preços e descontos a ser praticada pela empresa, visando alcançar seus objetivos de marketing.
5. Pontos de Distribuição
Pontos de distribuição a serem utilizados.
6. Força de Vendas
Projeção do quantitativo e esquemas de incentivos a serem aplicados à força de vendas.
7. Serviços
Leque de serviços a serem desenvolvidos como geradores de diferenciais e como ferramentas para desenvolvimento de mercado: antes, durante e após venda.
8. Propaganda
Tipo, quantidade e valores da propaganda a ser desenvolvida.
9. Promoção de Vendas
Tipo, quantidade e valores da promoção de vendas a ser desenvolvida.
10. Pesquisa & Desenvolvimento
Objetivos de pesquisa e desenvolvimento de produtos: marca, embalagens, modelos, novos produtos etc.
11. Pesquisa de Marketing
Leque, periodicidade e verbas de pesquisa de marketing a serem utilizadas.
VI - PROGRAMAS DE AÇÃO
Programas de ação a serem desenvolvidos para o cumprimento dos objetivos e estratégias de marketing adotados.
1. Calendário de Atividades
Distribuição das atividades ao longo do tempo, com datas e recursos (humanos, financeiros e tecnológicos) a serem alocados.
2. Responsabilidades
Definição de responsabilidades pelas diversas atividades projetadas.
VII - DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS PROJETADOS
Projeções de resultados a serem alcançados, em termos quantitativos e financeiros.
VIII - CONTROLES
Estabelecimento de sistemática e pontos de controle, para avaliação da evolução do Plano de Marketing, bem como sua periodicidade.
Autor: Maria Leonildes Monteiro Dutra
Artigos Relacionados
Trade Marketing
Estratégias Eficazes De Marketing
4ps Do Marketing
Posicionamento De Mercado
A Análise Swot No Consultório
Estrutura De Um Plano De Negócios Para Empresa De Tecnologia.
Análise Swot: Uma Ferramenta Indispensável