Qual Sua Paixão?



I Paixão

O que desperta uma paixão?, por que ela acaba?, qual o prazo de validade?
Estas e muitas outras questões estão nas melhores e piores mentes. Quais são as melhores e piores mentes?

Os encontros e desencontros da vida, abrem uma expectativa, para despertar uma paixão, que pode ser em um momento da vida onde nos encontramos necessitados de afetos. Afetos que nos agrade independentemente de agradar os outros e nos encha de carinho que queremos receber , não o que gostariam de dar.

Quando encontramos a paixão, vivemos cada momento com a esperança de superar e satisfazer os prazeres um do outro, ver o outro feliz na sua expressão facial, na voz e em outros detalhes. Não pensamos que ela vai acabar e com o avanço da idade quer se aproveitar cada momento da paixão antes que ela acabe. Também não imaginamos que ela tem validade, só nos damos conta quando o prazo está vencido. Tudo por uma causa: para suprir as carências deixadas por quem nos apaixonamos um dia.

Os bioquímicos tentam solucionar, alguns encontraram ligações com elementos químicos internos, como neurotrofina, serotonina e oxitocina, palavras nada românticas para um momento apaixonante, mas que veremos suas ligações com a paixão:

NEUROTROFINA:proteína responsável pelo desejo.
No ínicio da uma paixão, os níveis de neurotrofina, aumentam.

SEROTONINA: Trata-se de um produto químico natural, quem colocou ele lá?, atuando sobre o cérebro e capaz de produzir grande sensação de alegria.
Está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos

OXITOCINA: hormônio relacionado a sensações mais duradouras, como confiança.


Com a diminuição da produção da proteína que aumenta o desejo, aumenta a do hormônio que gera a sensações mais duradouras, ou seja, os desejos diferentes, os prazeres são buscados em outras coisas.

Reconhecer nas endorfinas do cérebro, sentimentos e sensações que parecem inexplicáveis e uma tal de neurotrofina, uma proteína identificada pela prêmio Nobel italiana Rita Levy Montalcino, seria a proteína da paixão, responsável pelos primeiros impulsos do amor romântico, pelo turbilhão que provoca suor nas mãos e frio no estômago.
Pois é, os cientistas da universidade de Pavia afirmam que o aumento dos níveis das neurotrofinas está ligado aos sentimentos de euforia e dependência que surgem no começo de um relacionamento amoroso. Foram analisadas as alterações da proteína na corrente sangüínea de homens e mulheres de 18 a 31 anos. Pessoas com relacionamentos de longa e curta duração. Os pesquisadores constataram que os níveis das neurotrofinas caem depois de algum tempo. Nos que estavam começando a namorar, os níveis da neurotrofina eram altos. Um ano depois, os relacionamentos continuavam mas os níveis da proteína da paixão já tinham caído.

Acreditar nas pessoas que apresentam um transtorno da afetividade, concomitante ou proporcionado por uma alteração nos neurotransmissores e neuroreceptores, proporciona um estado emocional através de uma alteração química.

Mentes boas e mas, vários fatores indicarão suas qualidades. O julgamento depende de valores de cada um. No manual do fabricante Paulo de Tarso diz: "o mal que não quero faço o bem que quero não faço". Na cultura chinesa ing e iang "o mal existe dentro do bem e o bem existe dentro do mal" . Poderíamos chamar os dois casos de ponto de equilíbrio. Como podemos ver os questionamentos dependem de várias circunstâncias e do momento. Deixaremos para você leitor o julgamento, lembrando Jesus: "com a medida que julgamos seremos julgados".


Algumas vezes a paixão vem procedida de ansiedade.

Quantas expectativas em pensamentos cabem em nosso cérebro?
Parafraseando uma linguagem de informática. Que maquina legal esse tal de cérebro. Enquanto somos jovens ele armazena tantas informações e imagens quanto podemos e queremos arquivar, sem ter problemas de capacidade de memória. Qual seria o tamanho da nossa memória , medida em linguagem informâques?

Ansiedade é a sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente e que causam taquicardia e sudorese e etc."Dic. Aurélio".

Agora passo a entender por que o meu coração bate mais rápido, às vezes até parece que vai sair pela boca e que minhas mãos, do nada estão molhadas, um frio na espinha, um nó no estômago, essas atitudes esquisitas que estou tendo sem perceber, que só sei porque alguém falou. Sentimentos comuns nos alunos do Renovo.

A paixão passa a ser um sentimento cheio de incertezas e medos que a nossa mente gera, sem antes experimentar o real sabor ou quem sabe a sensação do bem estar. A mente começa a trabalhar mais com as possibilidades do fracasso do que do acerto ou seria ao contrário?

Pelo que temos ouvido em músicas e lido nos romances e em alguns livros de auto-ajuda, quando levamos a paixão para o lado positivo à ansiedade fica menos pegajosa e perigosa ou será que há necessidade de se apaixonar supre esse lado negativo da ansiedade?

Será muita filosofia?

Porque tantas questões?

Acredito que nesta história, existirá uma parte da sua história. Pensamentos e reflexões sobre os escritos acima, pode nos deixar extasiados. A proposta é deixá-lo consciente das possibilidades de êxito que existe em nossa vida, bastando procurá-las, com ajuda profissional, pessoal ou divina. Pois se Deus criou um universo com bilhões de pessoas das mais variadas inteligências, porque não usamos aquilo que nos foi deixado, como um recurso farto e disponível. Caso tenha que remunerar algum profissional da área, que tenha qualificação, só te fará bem, pois não ficará devendo favores e não haverá a possibilidade de criar mais um conflito mental, o da culpa e remorso, de alguém expor seus problemas para os outros.

Elenice pg 1 a 3
Autor: Eliseu Ramos


Artigos Relacionados


Amor Paixão...

Conjecturas

Que Mora Na Alma

Eu Te Amo !

Paixão

Amor X Paixão

Nathali