O Significado de Alfabetização e Letramento



Historicamente o conceito de alfabetização se identificou ao ensino-aprendizagem quer dizer que o sistema alfabético de escrita se assemelha no termo leitura a capacidade de decodificar os sinais gráficos transfomando-os em sons e na escrita a capacidade de codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos.
A partir de 1980 o conceito de alfabetização foi ampliado com as contribuições dos estudos da psicogênese da língua escrita particularmente com os estudos de Emilia Ferreiro e Anna Teberosky. De acordo com os estudos o aprendizado de sistema de escrita não se reduziria ao domínio de correspondência entre grafemas e fonemas (a decodificação e a codificação) mas se caracterizaria como um processo ativo por meio do qual a criança, desde os primeiros contatos com a escrita, construiria e reconstruiria hipóteses sobre a natureza e o funcionamento da língua escrita compreendida como um sistema de representação
Progressivamente o termo passou a designar o processo não apenas de ensinar e aprender mas também o domínio os conhecimentos de habilidades nas praticas sociais de leitura e escrita e diante dessas novas exigências surge um novo tema alfabetização funcional que significa incorporar as habilidades de uso da leitura e da escrita em situações sociais e posteriormente a palavra letramento.
Também em meados dos anos 80 essa palavra surge com a tradução da palavra inglesa literacy que significa o domínio da tecnologia de ler e escrever (codificar e decodificar) ,mas essa foi aprimorada com o uso social dessas habilidades vivenciadas em praticas cotidianas em que escrever e ler são necessários então letramento foi definido da seguinte forma:
LETRAMENTO: o resultado da ação de ensinar e aprender a ler bem como o resultado de usar essas habilidades em praticas sociais ou seja estado ou condição que um grupo adquire em determinada cultura
As praticas construtivistas ao longo desses anos nos introduzem nas importantes concepções sobre a aprendizagem significativa e das interações, com o uso social da escrita e leitura articuladas a uma concepção mais ampla o letramento.
Entende-se a alfabetização como processo de apropriação do sistema de escrita. E letramento como um processo de inserção e participação na cultura escrita.
A criança tem um processo pelo qual passa no ambiente escolar onde se manifestam as diversas formas de aprender e como aprender onde possam construir suas hipóteses mediante ao ensino proposto pelo professor mas há também as praticas sociais vivenciadas com a família os amigos entre tantos que acarretam como processos diferentes mas fundamentais para que possibilite a elas essa condição favorável para apropriação.
As crianças vivem em uma sociedade letrada cuja a língua escrita esta está presente em de maneira visível e contextualizada de forma ampla inevitavelmente as crianças tem acesso a esses textos essas linguagens onde formulam hipóteses sobre sua utilidade, criam situações de como utilizá-las, qual é sua função, para que serve entre tantos.
Assim não se trata entre escolher entre alfabetizar ou letra mas sim em alfabetizar letrando. E o letramento é um processo pelo qual surge antes da alfabetização com as vivencias sociais ao qual já foram citadas aqui o letramento é um processo pelo qual permite que a alfabetização ocorra como condição indispensável pelo inicio de processo de alfabetização .
Cabe ao professor oferecer ao aluno a apropriação do sistema alfabético ortográfico e condições possibilitando o uso da linguagem como praticas social vivenciada de forma significativa.
Autor: Eli Cristina


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