A saúde no Brasil



Os problemas da área da saúde no Brasil são vários. Resolvê-los exige-se a elaboração de planos e metas relacionados aos fatores políticos-econômicos.
Comparando-se o tamanho da população com a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Encontra-se uma grande desproporção, uma vez que, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística, o país possui um total de 65.343 estabelecimentos de saúde, para uma população de 191.480.630 habitantes. Considerada a quinta maior do mundo.
A Constituição Federal de 1988 garante - em seu artigo número 198 no primeiro parágrafo - que recursos públicos sejam destinados à saúde pública brasileira. A correta utilização e aplicação desse dinheiro encontra-se em poder de nosso governantes. Realizar a manutenção da saúde de forma racional, adequada e eficaz é um dever do Estado.
Necessita-se tomar medidas por meio da autuação dos agentes políticos.Buscando-se a valorização dos programas de saúde, a utilização dos recursos disponíveis e o total desenvolvimento. Por exemplo, o projeto de lei número 306 do ano de 2007 que busca uma nova forma para arrecadar recursos à área da saúde.
A realização de políticas públicas, com o uso de recursos disponíveis, voltadas para a saúde é um bom exemplo do uso adequado dos investimento. O programa (atenção à saúde básica), criado em 2007 pelo Ministério da Saúde presta assistência a 87 milhões de pessoas em 5.125 municípios. Enquadra-se na ampliação do sistema de saúde, na correta aplicação dos recursos e na boa atuação política do Estado.
Autor: Gustavo Oliveira


Artigos Relacionados


A Estratégia Saúde Da Família Na Promoção Da Saúde

Sus - Base Constitucional

SoluÇÃo Para A Crise Na SaÚde PÚblica

Nossa Senhora Da SaÚde

O Idoso No Contexto Da Atenção Básica à Saúde Do Município De Almadina-ba

Programa Saúde Da Familia Em Anápolis-goiás, Uma Análise á Sua Aplicação.

Educação Em Saúde: A Busca Pela Integralidade Do Sus Através Do Programa Saúde Da Família (psf)