O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO
De acordo com as novas propostas curriculares e numa busca de rever as idéias de pensar e ver a sociedade em frente ao novo conceito de democracia e na observância de como se dá o processo de acesso a escola, a luz da Constituição e da LDB, quanta a participação da comunidade para que a escola se transforme em um espaço aberto a participação. É de fundamental importância a reflexão dos papéis atores educacionais responsáveis pela democratização da educação publica. A partir de um propósito definido com a participação de agentes da educação, efetiva-se o processo de democratização do ensino, cuja finalidade e a integração da escola com a comunidade. Isto ocorrera através da gestão democrática e participativa, no contexto das práticas das políticas públicas das escolas, repensando a cada instante uma nova dinâmica para uma maior integração e parceria de todos os envolvidos. Esperamos que o resultado desse estudo possibilite alcançar o difícil compromisso da comunidade em promover o direito a cidadania e a democracia em prol do desenvolvimento e da reflexão acerca do mundo escolar e os mais variados problemas e dificuldades que estão presentes e que serão superadas graças as forças de inovação em relação a complexidade da ação educativa. A nossa pesquisa, cujo tema e O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO, consta de dois capítulos: 1. Gestão Democrática: Competência dos atores educacionais e 2. Escola: Espaço de Aprendizagem e de Sociabilidade. O foco central dessa pesquisa e a identificação de mecanismos facilitem implantação de uma gestão escolar democrática, cuja implantação, exige da escola e da comunidade condições de igualdade de participação e de decisões a quem interessa a esse novo modelo de gerenciamento da escola pública na articulação da convivência democrática. Por isso, nosso objetivo e esclarecer quanta as diferentes práticas de gestão escolar em que interagem os seus diversos segmentos do processo ensino-aprendizagem.
Palavras Chaves: participação, democracia, comunidade, escola pública, educação, gestão.
INTRODUÇÃO
Com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, apoiando-se na Constituição Federal de 1988, abre espaço a participação de diversos segmentos da sociedade, entre eles podemos destacar: o papel do Estado e da família de resguardar o direito sagrado de ingresso aos estudos de forma digna e para todos o acesso aos meios necessários rumo ao saber sistematizado e de boa qualidade. E a comunidade juntamente com a escola, que representam a base de uma organização capaz de concretizar, quando incentivadas, a participar, elaborar propostas de socializar ações que busquem soluções quanta a partir de algumas pessoas de ainda não querer fazer parte da comunidade escolar, isto e, conscientizar-se da responsabilidade de agente transformador da sociedade.
A nossa pesquisa consta de dois capítulos: 1.Gestão Democrática: Competência dos atores educacionais e 2. Escola: Espaço de Aprendizagem e de Sociabilidade. Integram ao primeiro capítulo o significado de gestão escolar, autonomia da escolar, gestão democrática e projeto da escola e os indicadores da gestão democrática; enquanto o segundo capítulo se constitui do papel da escola como espaço de construção da aprendizagem e do exercício da cidadania a partir da socialização como critério de mudança, o intercâmbio entre família e escola, a relação ensino e trabalho e o núcleo gestor como uma nova forma de gestão escolar.
O foco central dessa pesquisa e a identificação de mecanismos facilitem implantação de uma gestão escolar democrática, cuja implantação, exige da escola e da comunidade condições de igualdade de participação e de decisões a quem interessa a esse novo modelo de gerenciamento da escola pública na articulação da convivência democrática. Por isso, nosso objetivo e esclarecer quanta as diferentes práticas de gestão escolar em que interagem os seus diversos segmentos.
Autor: José Carvalho
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