Avaliação da estrutura física da Escola São Francisco



RESUMO

Pode-se afirmar que hoje queremos escolas. No entanto, neste momento em que discutimos a respeito dos novos espaços escolares quais são as múltiplas representações de escola que estão em jogo nesses desejos? Nossa história tem sido sempre muito pródiga em discussões, mas a construção de uma escola de qualidade é, ainda hoje, sem dúvida um dos nossos maiores desafios. Sabe-se que um bom espaço físico, em uma instituição de ensino contribui muito para que o processo educacional seja um sucesso e possibilite aos profissionais e usuários, qualidade no atendimento das diversas atividades. O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar, como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço escolar "este não é apenas um ?cenário? onde se desenvolve a educação, mas ?uma forma silenciosa de ensino? (FRAGO, 1995, pág. 69). Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa avaliativa realizada na Escola de Ensino Fundamental São Francisco na cidade de Camocim/CE. A referida instituição atende 206 alunos nos turnos manhã e tarde, faz parte das Obras Comunitárias da Diocese de Tianguá, funciona através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Camocim. Para dar inicio a este estudo, elaborou-se de forma precisa um plano de avaliação com o propósito de coletar informações sobre o objeto avaliado. O embasamento teórico constituiu-se de revisão bibliográfica sobre os pressupostos da construção de espaços adequados para o ensino e sobre parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação. O objetivo central foi de avaliar a qualidade da estrutura física da referida escola, o trabalho seguiu uma metodologia de observação e aplicação de entrevista com diversos segmentos da instituição. Observando a estrutura física da escola e as falas dos entrevistados, constatou-se que a estrutura física da instituição não é de boa qualidade, não possui todos os espaços adequados a realização das diferentes atividades realizada nela e que 60% dos usuários não estão satisfeitos co a estrutura física da escola. Desse modo, faz-se necessário implementar mudanças no sentido de adaptar os espaços da escola, tornando-os adequados, uma vez que os dados apresentados mostram algumas fragilidades na estrutura física. Recomenda-se ao núcleo gestor que utilize cada espaço existente reduzido a quantidade de alunos por sala, adaptando os espaços, escolhendo os horários adequados a cada atividade escolar e, logo que possível enviar oficio ao secretário municipal da educação para que junto ao senhor prefeito possa enviar técnicos para analisar e viabilizar as adequações necessárias.
Palavras-chave: Instituição escolar. Estrutura física e representações sociais.

Autor: Luciano Silva


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