A Impessoalidade dentro das empresas



Quando as coisas vão mal dentro de uma organização, dificilmente as pessoas usam o verbo na primeira pessoa do plural é como se por traz de cada atendimento existisse apenas uma maquina sem nenhuma emoção. Geralmente usa-se à 3ª pessoa do discurso, quando se quer falar de algo de uma forma vaga, imprecisa ou genérica, representando pessoas, coisas e lugares.
O tratamento impessoal sempre é dado a assuntos que necessitam de comunicações oficiais ou comunicações de noticias que não são tão boas, sempre vem com ausência de impressões individuais de quem comunica nesse tratamento sempre é usado à concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade são frase do tipo "Desculpe foi decidido que não trabalharíamos com esse tipo de produto" ou quando a noticia é ruim usa-se apenas "foi decidido que" como no caso de um comunicado de demissão é como se as pessoas responsáveis pelo o assunto não fizessem parte da empresa, fossem ocultos ou pior se existisse "Alguém" somente para fazer coisas ruins.
Quando a noticia é boa acontece exatamente o contrario ouvimos frases do tipo "Temos o produto e ele é muito bom" ou "Nos estamos no primeiro lugar" ou "Somos campeões" frases assim sempre são usadas quando tudo vai bem quando as metas estão sendo alcançada e o faturamento aumentando.
Quando essas atitudes começam a ser percebidas é sinal que algo não vai bem com a equipe, não esta havendo uma comunicação eficiente a equipe já não é mais coesa, estão todos procurando alguém que seja culpado para o que não vai bem, muitas vezes o que falta é comunicação interna para diminuir a distância entre o "Nós" e ?Alguém". Os pronomes indefinidos (quem, alguém, ninguém, outrem) geralmente são usados como recurso de indeterminação, ou seja, quando se quer mostrar que não é culpada pela aquela situação.
Esse tipo de problema tende a piorar quando a empresa passa a abusar do uso de comunicações do tipo e-mail com um anexo de PowerPoint para trabalhos que exijam muitas explicações ou ate mesmo uma serie de reuniões de esclarecimentos, quando isso não é feito começam comentários do tipo "Aonde vamos parar" ou ainda "Isso tá uma bagunça, alguém tem que fazer alguma coisa".
Essa situação é revertida quando a trabalho em equipe é estimulado, a comunicação entre os diversos níveis hierárquicos passa a ser uma realidade, e quando todos na empresa percebem que o trabalho em equipe permite somar conhecimentos e habilidades individuais para se chegar a um objetivo comum ou a solução de um grave problema. Vamos pensar nisso!

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Posso Não! Da Certo Não! Meu Chefe Não Deixa Não!

Palestras E Treinamentos MotivaÇÃo E Trabalho Em Equipe - In Company

Equipe De Sucesso

Liderança ética E Responsável

Você Sabe Trabalhar Em Equipe?

O Verdadeiro Natal

Comunicação Interna Nas Organizações