O problema da segurança na internet e redes de computadores



A segurança na Internet vem se tornando cada vez mais uma política indispensável. A grande rede tornou-se sem dúvida uma rica fonte de informação e entretenimento, através dela pode-se comunicar com várias pessoas em diferentes lugares, assistir vídeos, ouvir músicas, baixar arquivos com facilidade. No entanto, a navegação peca no que diz respeito a privacidade. As grandes ameaças advindas da Internet preocupam tanto empresas como também os usuários comuns que a utilizam como meio de pesquisa e entretenimento. Estas chamadas
"pragas virtuais" colocam em risco a privacidade e a integridade de nossas informações.
Tais pragas espalham-se através das redes corporativas e Internet, invadindo os sistemas explorando seus pontos vulneráveis. Entre as ameaças mais conhecidas estão:
Vírus: programas capazes de se espalhar e infectar arquivos do sistema, muitos deles são destrutivos;
Spyware: software espião que coleta informações pessoais como senhas e nomes de usuário e as envia para um terceiro sem sua permissão e conhecimento;
Adwares: softwares que exibem anúncios não solicitados e que causam o "travamento" do computador;
Spams: mensagens enviadas sem o consentimento do destinatário, geralmente, com finalidade comercial.
Mas, não fiquemos desesperados! Existem formas de se proteger ou pelo menos diminuir invasões e infecções por essas pragas. Medidas como manter sistemas antivírus sempre atualizados e um firewall bem configurado podem evitar danos maiores. A garantia de segurança é proporcional ao grau de instrução e informação do usuário do sistema.
E uma vez que a implementação de uma política eficaz de proteção é quase impossível considerando a quantidade de dados que trafegam na rede, e ainda, levando em consideração que o poder dessas iminências que infectam computadores e nos causam transtornos podem ser tão ou mais poderosas que as próprias ferramentas de proteção, o caminho para melhor proteção é o próprio cuidado que o usuário terá ao usar o computador e suas ferramentas.
Uma boa forma de se proteger é sempre se manter bem informado e ser cauteloso ao navegar pela Internet evitando anúncios chamativos e mensagens inescrupulosas que provavelmente são artifícios usados para disseminar "pragas". Não abrir e-mails de desconhecidos ou com assuntos pornográficos suspeitos, como: "A garota do momento nua" ou "Fique rico em poucos dias".
Além disso, ter o cuidado de digitar o endereço manualmente na barra de endereços quando for utilizar um serviço bancário on-line e até mesmo atentar a detalhes como o "cadeadinho" na barra de status da página acessada.
Diego Reis Cardoso:
[email protected] Juliane Santiago Silva:
[email protected] Acadêmicos do 2º ano de Sistemas de Informação da UEG de Itaberaí
Autor: Diego Reis Cardoso


Artigos Relacionados


Definição De Download E Dicas

Softwares Para Backup Garantem Segurança E Agilidade

Botnets E Worm W32.conficker

Avast Antivírus Protege Mais De 150 Milhões De Computadores

Segurança Em Operações Bancárias Via Internet

Crimes Eletrônicos Algumas Considerações.

Como Aumentar A Rapidez Do Seu Pc; Limpar O Seu Registro Usando Um Limpador De Registro.