Quem não pratica...



Tutu com torresmo - Renato Teixeira

Muito bonito muito lindo é por do sol
Sobre as montanhas todas azuis colonial
A dança dos pardais, os seios da morena,
Depois do banho de cachoeira
O ranger da rede, o cheiro da comida
Eu uso a preguiça prá pensar na vida
Quem não pratica não pode brilhar

Muito cheiroso muito tutu com torresmo
Tudo sentido, tudo que a natureza dá
Doce de mamão macho, medo do boi tatá
A vida foi feita prá gastar
A água está no poço, a manga tem caroço
Enquanto estiver vivo, eu sempre serei moço
Quem não pratica não pode brilhar

Se você alguma vez na vida, teve dúvida do que é viver, então ouça:

Viver é observar e ver: por do sol, montanhas azuis, pardais, seios, e mais o que sua vista estiver preparada para ver, não se limite aos exemplos.
A vida é prazer ? é festival de sensações: ranger da rede, banho de cachoeira, cheiro de comida. É um colorido de amor e paixão que você pode e deve descobrir todos os dias.

Tudo tem de ser sentido ? enquanto estiver vivo, sempre haverá mocidade.

Mas existe um ócio ? uma preguiça ? a preguiça pra pensar na vida, o que você acha, sua vida é pensada quando você trabalha, quando estuda, quando lê, a resposta é não, então meu caro ? administre o seu pensar na vida ? quando tiver ao sol de domingo, sorvendo uma gelada, que ninguém é de ferro. Aí o tempo de preguiça foi estabelecido e não podemos viver sem ele, para realizarmos os grandes planejamentos de nossa vida.

Não tem um cara que descobriu a lei da gravidade quando preguiçava em baixo de uma macieira? Então ? existe uma forma clara de ficar ocioso.

E... quem não pratica não pode brilhar.

A infinita sabedoria derramada aqui é uma só: Praticar, praticar, praticar.

O homem, todo homem recebe ao nascer uns dons, os quais lhe são dados para poder ajudar na criação do seu paraíso. É de sua escolha construir ou não. Mas é bom saber, que somente você se tornará construtor de sua vida, se souber usar os talentos recebidos, eles não estão prontos é necessário amolar, refinar, para que se tornem verdadeiras ferramentas úteis.
Faça isso, pegue seus talentos, aprofunde a sensibilidade nele envolvidos; refine a percepção daquilo que está relacionado e... aprenda a ser um mestre no talento que lhe foi presenteado. Não pense que esta livre de possuir qualquer talento, o que lhe pode estar faltando é vontade de procurar e, principalmente, vontade de trabalhar seu corpo, para trazer esse talento à tona e fazê-lo florescer.

Observe entretanto e muito cuidado com isso, todos os talentos nos foram dados para produzir o bem. Não faça como a Medusa que acreditou poder usar sua beleza para encantar e auferir benefícios pessoais com sua beleza e o que resultou, foi curtir uma maldição pelo resto da vida ? cabelos de serpentes e olhar que petrifica... Triste assim.

A vida foi feita prá gastar

Você acredita que a vida foi feita para ajuntar bens materiais. Você acredita que a sua felicidade está atrelada à quantidade de bens que dispõe, à quantidade de prazer que pode dispor.

Eu não sei bem se isso é assim, você precisa rever profundamente as ideologias que pregam esse comportamento. Se você tem um carro e por isso é feliz. E, no dia seguinte essa condição é alterada porque o seu vizinho comprou um novinho, muito mais caro, mais bonito, mais potente. E agora você se sente inferiorizado e, infeliz por isso, é hora de rever os seus padrões de comportamento e, principalmente, os seus conceitos de felicidade, porque isso é uma rosca sem fim.

E quem paga a conta é o extremo sofrimento da natureza, dos pobres e indigentes. A pouco tempo saiu nos jornais uma notícia dos 25 homens mais ricos do mundo e pela primeira vez estava la o Eike Batista, numa posição intermediária ? segundo ele daqui a alguns anos estará em primeiro lugar - Deus o tenha ? porque hoje o homem já tem dinheiro, tanto que dá pra matar a fome de um país inteiro, e o que ele faz, apenas posa. Lembram do que Salomão disse: tudo é vaidade.

Então ? se a vida é feita pra gastar ? gastemos nós em busca de saúde, de paz, de harmonia, de arte e de conhecimento. Conhecimento de Deus que nos permitiu viver e não conhecimentos que nos conduzam ao embrutecimento e a volta a animalidade, como as finanças, por exemplo.

Vamos gastar a vida, com os nossos rebentos ? vamos ensinar-lhes a ser gente apenas, livres, pensantes e produtivos em alegrias e felicidade do próximo. Apenas isso nos basta.

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 05 agosto 2010.

Autor: Apolinario Albuquerque


Artigos Relacionados


Se VocÊ

Pode Contar Comigo

O CÉu Foi Feito Para As Estrelas

Que Felicidade Você Procura Hoje?

Estrela Infinita

Tpm

SÓ Deus...