RADIOCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ? UFRPE
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS ? UAG
Av. Bom Pastor, s/n, Boa Vista, Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761-0882

RELATÓRIO DE TRABALHO

Vigência do trabalho da Bolsa de Extensão: maio a outubro de 2009

Título: A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia (C&T) da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

Coordenador: Lucilene Simões Mattos

Nome da discente da Bolsa de Extensão:
Karla Gisely Maciel da silva Guedes
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Período: 6º

Garanhuns, novembro de 2009

RELATÓRIO
Vigência do trabalho da Bolsa de Extensão: Maio a Outubro de 2009

O projeto intitulado: A radiocomunicação como ferramenta não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização da Ciência e Tecnologia da Unidade Academica de Garanhuns ( UAG), transmite através do rádio informações que proporcionam uma grande contribuição na aprendizagem e reflexão das pessoas que não tiveram acesso a uma formação acadêmica.
Partindo deste princípio o desenvolvimento dos conhecimentos está ligado a educação, ou seja , ao processo de comunicação entre as pessoas que possibilitam novas aprendizagens.
O programa Agreste Rural ? Momento UAG, surgiu como uma ferramenta de educação que se expande cada vez mais entre a região Agreste de Pernambuco, onde este é veiculado semanalmente pela rádio FM 7 Colinas (100,5 MHz) e multiplicado em CDs para outras emissoras: Rádio Correntes FM( 87,9 MHz) e Canhotinho FM (87,9 MHz). Este trabalho demanda de inúmeros temas relevantes, destinados principalmente aos produtores rurais da região, numa linguagem basante acessível, mostrando desta forma que é possivel a soma de conhecimento científico com a aferição da população a partir do seu próprio conhecimento de mundo.
Durante esses seis meses, o programa apresentou diversas entrevistas com temas diferentes, com a colaboração dos professores dos 7 (sete) cursos e técnicos da UAG, entre eles o professor Alberto Einstein de Araújo que falou sobre a "Os 40 anos da Viagem do Homem a Lua" (fig.I) e estudantes dos diferentes cursos, como as gêmeas Vieira de Canhotinho Maria Aparecida Vieira de Melo (6º período de Licenciatura em Pedagogia) e Maria das Gracas Vieira de Melo (4º periodo de agronomia) com apresentação de cordeis, também do radialista Geraldo Gomes da Silva (2° periodo de Licenciatura em Letras) e da professora e coordenadora deste projeto Lucilene Simões Mattos ( Médica Veterinária) e que participa também da locução do programa.
Este projeto tem cumprido com dois segmentos essenciais para Universidade: a Extensão e a Pesquisa. Extensão porque leva o conhecimento científico de forma não formal para a população e a pesquisa, porque permite que os alunos, semalnamente, pesquisem temas de diversos saberes, interligando-os com sua formação acadêmica.
As manifestações da população permite que o programa seja realizado a partir dos temas sugeridos pelos ouvintes, que participam, seja ao vivo ou através de cartas e mensagens eletrônicas que foram e são checadas semanalmente. Contudo, o projeto de Popularização da Ciência conseguiu uma marca importante no rádio contemporanêo é o único programa de rádio do Estado de jornalismo científico voltado para agricultura, pecuária e desenvolvimento rural da localidade.
Autor: Karla Gisely Maciel Silva Guedes


Artigos Relacionados


TeÓricos Da AvaliaÇÃo

Abordagem Interdisciplinar

A FormaÇÃo De Professores Do Estado De Pernambuco Para O Programa Projovem Campo

Relatório De Atividades De Monitoria Voluntária Desenvolvida No 2º Semestre De 2009, Sob A Orientação Da Professora Ms. Glória Maria Duarte Cavalcanti.

Conjunções

Texto: MemÓria Da Arte Na Minha FormaÇÃo De Educadora

A Caatinga Na VisÃo De Escolares De Uma Escola Do MunicÍpio De Serra Talhada?pe