HISTÓRIA DE FIRMINA



Em 1933 que conhecemos o espiritismo através do tio por nome de Rodrigo Sandoval Barbosa, que foi discípulo de Euripedes Barsanulfo; um mentor espiritual. Euripedes era um farmacêutico um homem com baluarte espiritual.
A luz do evangelho segundo o espiritismo revelou a clarividência no coração da família e de todos que aceitaram esta nova revelação que é a continuação do cristianismo, ensino de Jesus nosso irmão mais velho e mestre.
No ano de 1933 meus pais aderiram ao espiritismo. Éramos uma família humilde. Meu pai paulista e minha mãe goiana. Somos nove irmãos. Deus chamou quatro para a pátria espiritual quando criança. Nosso pai era professor do primário mais tinha um português correto, em uma época que não havia professores.
Meus avós paternos não queriam que seus filhos ficassem analfabetos como eles. Então eles mandavam seus filhos para estudar em locais muito distantes, até que resolveram trazer um professor para dentro do lar, por que os filhos sofriam bastante com o distanciamento dos pais.
Meu pai desde a mocidade não teve uma saúde perfeita. Veio de São Paulo aos vinte anos e em pouco tempo se casou com minha mãe. Ele tinha vinte e dois anos e minha mãe dezoito anos. Desta união tiveram nove filhos, quatro partiram para o mundo espiritual e cinco receberam a belíssima educação de nossos pais.
Meus pais eram adeptos da humildade; em nossa casa sempre continha muitos amigos e parentes todos queriam um cantinho em nosso lar. Por não haver professores, nem colégio em parti alguma e muito menos meio de transporte, meu pais tornou-se o nosso professor, lecionando mais de quarenta anos no município e particular, mas não se aposentou por não ser professor enquadrado; pois como um lavrador poderia ensinar. Meu pai ensinava com amor ele queria levar o saber para todos.
Quando completei quinze anos, meus pais compraram um sitio em um lugar que pra mim era desconhecido; não demorou muito para aparecer várias propostas de casamento, as quais não me empolgaram. Mas senti algo diferente com um rapaz por nome Balduino Barbosa Silva, que hoje é um aluno do meu pai, já no mundo espiritual. Que Deus o abençoe com um bom lugar para ele e a nossa família.
Com o espiritismo aprende que a união de um homem e uma mulher não é por acaso. Tudo é planejado no mundo espiritual. Então não existe acaso e sim uma missão dada por Deus para cada um de nós.
Toda vida achei que não merecia o Balduino; ele merecia uma pessoa melhor, mais sabia. Mesmo assim fomos enfrente seguindo a vontade de Deus segundo o espiritismo. Pautando em uma conduta segundo o ensinamento de Jesus. Desta união vieram os filhos, os netos que era para nós um pedaço do céu. Deus é muito bondoso e amparou todos nós nesta caminha evolutiva.
Em meio às várias histórias a contar, lembro-me de uma bela passagem. Em nossa casa espírita cujo nome era Escola Espírita dos Discípulos de Jesus, onde realizávamos os trabalhos espíritas de evangelização das crianças. Uma irmã que frequentava sempre a casa espírita pediu que nós realizássemos um trabalho para descobrir o que estava acontecendo em sua residência.
Sabia que não era bom realizar trabalho fora da casa espírita, então pedi a ela para falar com o presidente, mas ela não se pronunciou. Então eu fui falar com presidente que era perito em doutrinar os nossos irmãos sofredores. Falei que uma irmã queria descobrir o motivo do choro que ocorria todas as noites às cinco horas; o choro durava meia hora e seguia em direção a Jaraguá. O presidente e eu, médium piscofônica apelamos a Deus para nós dar uma resposta. Em segundos o meu aparelho foi tomado por uma criança que dizia que sua mãe estava internada em Goiânia e por ter muitos pacientes no hospital, ela necessitava de cuidados especiais.
A criança afirmava que era para busca sua mãe, mesmo se ela tivesse que morrer, pois em casa ela não morreria de fome e sede. Eu fiquei surpreendida, pois não tinha conhecimento de tal drama. Ao comunicar a família eles ficaram surpresos e foram buscar a mulher em Goiânia; ao chegar lá deparam com ela internada, a trouxeram para casa; o choro parou e a mulher ainda sobreviveu dois meses.
Com esta experiência comprovei que a alma não morrer. O corpo tem fim, mas a alma é algo eterno. Nós estamos aqui hoje, mas amanhã voltamos para Deus o nosso criador.
Quando estava em dificuldade, tinha plena certeza que os problemas não eram desta vida e sim de outra existência e tudo que tinha que fazer era confiar na providência divina e ir enfrente; buscando procurar uma casa de oração para elevar o pensamento a Deus em coletividade.
Certa vez estava exercitando a mediunidade psicografia, eu e uma amiga que também era médium vidente. No meio do trabalho ela avistou um pé de café coberto de flores; do lado de outros médiuns um pé de laranja muito viçoso. O nosso presidente analisou as vidências e disse que as duas eram boas, algo positivo, mas havia diferenças um da outra um assunto que fico sem solucionar direito.
Ao longo da existência me deparei com inúmeros fenômenos espirituais, busquei analisar todos segundo o evangelho de acordo com o espiritismo, assim novas revelações eram dadas a mim por Deus e o nosso senhor Jesus. Jesus é um espírito de verdade e de luz. Sempre busquei contemplar a beleza de uma árvore frondosa, das estrelas e de tudo que no mundo há; pois tudo faz parte da obra de Deus que é o nosso criador todo poderoso.






Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Jesus Governador Do Planeta Terra?

Quem São Os Espiritas?

Quem SÃo Os EspÍritas?

Entra Na Minha Casa, Jesus

CresÇa Na Sua FÉ Para Ser Capaz De Ajudar A Si E Aos Outros TambÉm.

A BÍblia (na Visão Da Doutrina Espírita)

Criador Do Mundo