A Moral da Ambiguidade em Simone de Beauvoir



"Queremos a liberdade pela liberdade e através de cada circunstância particular. E, ao querermos a liberdade descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. Sem dúvida, a liberdade como definição do homem não depende de outrem, mas, uma vez que existe a ligação de um compromisso, sou obrigado a querer ao mesmo tempo a minha liberdade e a liberdade dos outros; só posso tomar a minha liberdade como um fim." (Sartre. Pg. 26).

Frente ao tema, a primeira pergunta que nos surge é: o que é a moral?
A moral pode ser entendida como: "ciência do bem e do mal, teoria do comportamento humano enquanto regido por princípios éticos (varia de cultura para cultura e se modifica com o tempo no âmbito de uma mesma sociedade); corpo de preceitos e regras que visa dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural; disposições para agir bem, a respeito de si próprio e a respeito dos outros, na comunidade humana". (LAROUSSE).
Como surgiu a ética dentro do conceito de moral exposto acima, vamos entender está como: "A parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral. Aquilo que concerne à organização das relações sociais em oposição à moralidade que enuncia os princípios da ação individual". (LAROUSSE).
A reminiscência teórica da palavra moral vem do latim "mos, moris, moralis" que significa, pois, uma maneira de se comportar de acordo aos costumes aceitos por uma comunidade, grupo social (dominante) ou sociedade em que está se expressa. Por isso, a moral liga-se a uma idéia instrumental e preceitual, donde age bem; quem se comporta "pari passu" ? simultaneamente - às regras do meio social.
Já a ética - é uma digressão da palavra grega "ethos" - e que procura refletir acerca desta noção, regra e princípios aceitos pela maioria. Por isso mesmo, a ética recorre à razão para fundamentar o seu entendimento a respeito da moral e - não obstante - tem um apelo mais universal (porque analisa como a moral se comporta, ou melhor, como esta se mostra na historicidade do humano) em detrimento da moral que se revela no recinto do pessoal.
Feitas essas primeiras distinções a título de esclarecimento de alguns conceitos prévios, vamos à conceituação da ambigüidade. Que é essa?

Autor: Eberson Luís Mota Teixeira


Artigos Relacionados


Sobre Moral E Meio Ambiente

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

Princípios Éticos Fundamentais Do Serviço Social

Ética No Direito

Ética JurÍdica

Ética E Moral Na Sociedade ContemporÂnea: VisÃo CientÍfica

A Ética Do Advogado