A Maldição da Lenda - Capítulo II - Problemas Ecológicos






CAPÍTULO DOIS
Problemas Ecológicos
Do escritório bem montado de engenharia, Carlos Morales dominava grande parte da Avenida Atlântica, quando a secretária informou que havia uma ligação interurbana.
_ Sim, é Carlos Morales!... Os advogados trabalham incansavelmente, mas o problema com os ecologistas não pode ser resolvido do dia pra noite. Depois das mortes na Amazônia e do Juruna na Câmara Federal, temos de agir legalmente. Qualquer deslize a imprensa vai cair em cima da gente. Minha companhia goza de dez anos de tradição e não vou permitir que um projeto qualquer venha pô-la abaixo... Sei que há muito dinheiro em jogo, mas prefiro um pássaro na mão do que dois voando... Se o senhor quer matar dois coelhos com uma só cajadada, eu prefiro ficar com o meu coelho e deixar o outro escapar. Se o senhor não pode esperar, arranja outra companhia pra cuidar do caso, que eu coloco à disposição... Claro, meu amigo, é por esta tradição que temos zelado todos estes anos o motivo da confiança que os senhores estão inspirados, e vamos trabalhar sempre em cima da maior lisura... Quando precisar, estaremos às ordens. Nossos advogados, em Brasília, estão cuidando do assunto com o apuro que o caso requer. Até breve.
Desligou e chamou a secretária:
_ Por favor, chame Brasília, com urgência!
Feita a ligação, a secretária anunciou:
_ O Dr. Sérgio na linha, Doutor!
_ Alo, Sérgio?!... É Carlos Morales! Escuta, meu velho, como está o caso de Serra Dourada? Acabo de receber um telefonema dele, dizendo que está disposto a tomar as mais duras providências, se não agirmos depressa... Foi o que falei. Não vamos destruir dez anos de tradição por um ato impensado e irresponsável!... Fique frio, meu velho, só agiremos conforme suas instruções.
Desligou e voltou ao interfone:
_ Dona Marilza, por favor, ligue com o escritório de Serra Dourada!
Um momento depois, ouviu a secretária:
_ O Sr. Bonifácio na linha, Doutor!...
_ Alo, Boni, como está?... Tudo bem?... Fico contente. E o trabalho?... Muito bem, continuem conforme o combinado. O prefeito, tem cumprido com a parte dele?... Ótimo! É um bom homem... Às voltas com quê?... Três assassinados e quatro abandonaram? Mas o que está acontecendo aí, amigo? Mistério do Hitchcock?... Mas você não é de se assustar com pouca coisa e vem me dizer que é coisa de deixar Sir Conan Doyle e Ágata Chrystie de bocas abertas? Santa Madre de Guadalupe. É o fim do mundo! Mas conta pra mim o que vem acontecendo por aí, Boni?!...
Depois de ter ouvido a narração, o engenheiro perguntou:
_ Alguém tem conversado com você a respeito da área ecológica?... Deixa com a gente, e continue com o projeto da irrigação. Não se meta com os ecologistas pra não levar sobra e deixa os advogados cuidarem do caso... OK, Boni, boa sorte e um abração!... Até mais. ? Desligou e exclamou, num desabafo: Ufa, uma bronca a menos!...


Autor: Raul Santos


Artigos Relacionados


A Maldição Da Lenda - Parabéns, Sargento!...obrigado, Pra Você, Também!...

A Maldição Da Lenda - ...e Mexeu Com Todo Mundo

A Maldição Da Lenda - Conjecturas, Confidências E Arrumações

A Maldição Da Lenda - (enquanto Chega O Dr. Carlos...)

A Maldição Da Lenda - O Cargo E "o Pato"

A Maldição Da Lenda - O Contra-ataque, E A Caça Vira Caçador

Quem Vê Saia Não Vê Competência...