Educação Física escolar: Uma análise da opinião dos alunos de 6º e 9º ano



Resumo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a opinião dos alunos do Ensino Fundamental sobre a importância atribuída à disciplina de Educação Física, bem como, compreender quais eram os conceitos e considerações destes sobre Ed.Física escolar, pois através deste é possível saber se tal disciplina tem ou não importância para sua formação e aplicação em suas vidas, segundo as perspectivas dos próprios alunos. De acordo com o Art. 26º da LDB (1996), "A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos." Ser uma disciplina obrigatória no ensino fundamental a torna uma disciplina legítima? A Educação Física escolar tem sido reconhecida e valorizada no contexto da escola? Qual a importância dada a esta disciplina segundo os alunos? Para responder estas indagações, foram pesquisados conceitos, objetivos da Educação física, segundo estudiosos da área e o PCN, assim como, a análise e interpretação de opiniões de alunos sobre a importância da Ed.Física. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva, no qual objetivou-se identificar e descrever através de um questionário semiestruturado se a Ed.Física era importante para a vida, segundo a visão dos alunos do ensino fundamental do 6º e 9º anos residentes no RJ. De acordo com os resultados, os alunos reproduziram no questionário, aquilo que têm vivenciado em sua vida escolar, ou seja, práticas predominantemente tradicionais e limitadas da Ed.Física. Entretanto, consideraram-na importante. Conclui-se que os professores de Ed.Física devem travar uma batalha a respeito às práticas pedagógicas para alcançar maior relevância e legitimar ainda mais seu trabalho. Levar o conhecimento sobre conceitos, objetivos e conteúdos diversificados da Ed. Física pode levá-los a uma melhor compreensão da aplicabilidade dos aprendizados em seu cotidiano, portanto, reconhecer mais ainda a importância da disciplina.

Palavras-chave: Educação Física, Importância, Legitimidade.
Autor: Priscila Pereira De Sousa Aguiar


Artigos Relacionados


A Importância Atribuida Pelos Alunos à Disciplina De Educação Física No 2º E 3º Ciclo Das Escolas Do Concelho Da Maia E De Viana Do Castelo (portugal)

Inclusão De Alunos Com Síndrome De Down Nas Aulas De Educação Física Das Escolas Municipais Da Zona Urbana De Santarém

Esportes De Aventura Como Incentivo A Prática Da Educação Física Escolar Educação Por Aventura

A ImportÑcia Do Atestado MÉdico Na EducaÇÃo FÍsica Escolar

A EducaÇÃo FÍsica Como Mediadora Para O Desenvolvimento Congnitivo Das CrianÇas Nas SÉries Iniciais Na Escola Da Rede Municipal De AraguanÃ-to

Educação Física E Os Temas Transversais

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental