O SEGREDO DO BOM MARKETING É GERAR PUBLICIDADE E NÃO PROPAGANDA.
Frank James Guimarães Baze
Centro Universitário do Norte - Manaus - Am.
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESUMO
Publicidade e Propaganda são termos que se contrapõem e ao mesmo tempo se misturam gerando no leitor uma definição equivocada de seus conceitos e ao mesmo tempo criando ilusões imperceptíveis aos olhares ávidos de consumidores que todos os dias anseiam por novidades transmitidas nas entrelinhas da comunicação publicitária, independentemente do canal utilizado como veiculação, estabelecendo uma verdadeira guerra entre empresas, agências e consumidores, que a cada segundo, estabelecem novos padrões de consumo, ditando as regras neste mundo globalizado, forçando as organizações a reinventarem produtos e serviços sob pena de se tornarem obsoletos ou em desuso remotamente expressado pela palavra dinossauro.
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Propaganda, Agências, Consumidores, Globalização.
ABSTRACT
Publicity and propaganda are terms that are opposed while generating mix in the reader an equivocal definition of their concepts while creating illusions imperceptible to the eyes of eager consumers all day long for news transmitted between the lines of advertising, regardlesschannel used as serving, setting a real war between companies, agencies and consumers, that every second, establish new patterns of consumption, dictating the rules in this globalized world, forcing organizations to reinvent products and services under penalty of becoming obsolete or into disuse remotely expressed by the word dinosaur
Keywords: Publicity, Advertising, Agencies, Consumers, Globalization.
RESUMEN
Publicidad y propaganda son términos que se oponen al tiempo que genera la mezcla en el lector una definición ambigua de sus conceptos, creando ilusiones imperceptibles a los ojos de los consumidores ansiosos durante todo el día para las noticias de transmisión entre las líneas de la publicidad, con independencia canal utilizado para prestar servicio, el establecimiento de una verdadera guerra entre empresas, agencias y consumidores, que cada segundo, establecer nuevos patrones de consumo, dictando las normas en este mundo globalizado, obliga a las organizaciones a reinventar los productos y servicios bajo pena de convertirse en obsoletas oen desuso a distancia expresada por la palabra "dinosaurio".
amenaza de convertirse en obsoletas o en desuso.
Palabras Clave: Publicidad, Publicidad, Agencias, Consumidores, la Globalización.
1 INTRODUÇÃO
O Mundo não é mais o mesmo, está em processo de transformação constante movido pela globalização, esta por sua vez, originada pela abertura excessiva dos mercados e com o advento da internet que rompeu as barreiras fronteiriças da humanidade lastreadas pela evolução tecnológica crescente que estabeleceu um novo marco para a sociedade contemporânea obrigando as organizações, pessoas, produtos e serviços a se reinventarem a cada segundo, deixando claro duas fases evolutivas da sociedade, uma antes da internet e outra depois da internet, o que nos leva a crer em uma revolução da informação e do conhecimento representando o poder influenciador de toda uma geração.
Esse processo de mudança é novo e vem se adaptando a cada dia, face às demandas originadas pelos mercados de consumo de produtos e serviços, dentro dessa visão holística da humanidade é fato afirmar que, os meios de comunicação de massa, parafraseando a comunicação publicitária têm papel fundamental na formulação de conceitos e idéias de consumo, ditando modismos, influenciando pessoas, produtos e serviços que se baseiam nas tendências mundiais, afinal, não há mais barreiras para as organizações, produtos e serviços assumindo uma característica on line e inovando-se em uma velocidade de nano bits, pois, vale a mudança, vale o novo, vale o mais tecnológico, vale o mais moderno, consolidando o conceito pluralmente difundido de virtual.
Neste novo cenário mercadológico, como estabelecer uma comunicação eficaz? Como despertar desejo no consumidor? Ora desinformado, ora hitech? Como estabelecer networking? Como relacionar-se nas redes sociais? Como criar produtos e serviços que podem se tornar a coqueluche mundial? Como perceber os anseios e desejos deste novo target? Como se tornar top of mind? Como ser lembrado? Como aumentar as vendas? Como ser o número um? Como estabelecer o Market share diante de tantos desafios mundiais? A Comunicação publicitária passa a exercer um papel importantíssimo no auxilio do marketing dentro das organizações, detentoras de marcas, produtos, serviços, mercados, como estabelecer através de uma peça, de um mobiliário, urbano, um frontlight, ou qualquer outra forma de propaganda publicitária uma conexão segura entre o produto ou serviço e seu target? Estas questões são relevantes e precisam ser analisadas e estudadas pelas empresas, para que se estabeleçam parâmetros que irão nortear o processo decisório e o modelo de gestão a ser adotada pela empresa para o alcance de seus objetivos e metas.
Dentro desta nova ótica, qual a importância da Publicidade ou da Propaganda? Qual é a melhor maneira de alcançar os objetivos de venda, qual o segredo do bom marketing, gerar publicidade e não propaganda? Eis a questão que parece ser antagônica e que até hoje desperta o debate entre os estudiosos e ícones da publicidade mundial. Embora usados como sinônimos, os vocábulos publicidade e propaganda não significam rigorosamente a mesma coisa, pois Publicidade deriva de público (do latim publicus e expressa a qualidade do que é público, significa ato de vulgarizar, tornar público um fato. Já Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias, representando a idéia de implantar, de incutir uma crença na mente alheia.
A Publicidade, sobretudo é um grande meio de comunicação de massa, é paga e tem a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para o anunciante. Geralmente objetivando vender produtos e serviços, a Propaganda serve de fonte de economia para os produtores e de benefícios para os consumidores, pois sem ela, o custo de venda seria alto, pois se somaria ao custo de fabricação, seus benefícios são mais extensos, não só econômicos, é também democrática, a Publicidade é, portanto uma das maiores forças da atualidade é a energia que impulsiona a economia e o desenvolvimento industrial.
2 OBJETIVO
Passar aos leitores uma perspectiva a cerca da importância de se fazer propaganda e não publicidade, apesar de possuírem conceitos abrangentes e suas definições se unirem em algum momento no desenvolvimento das peças publicitárias, ressaltamos a importância da propaganda como meio de veiculação de mensagens comerciais, sobre o prisma de que esta técnica reduz os custos de vendas, tornando o produto o serviço mais acessível ao prospect target.
3 JUSTIFICATIVA
A publicidade contemporânea fomenta uma mentalidade altamente consumista e fortemente focada e orientada para a disseminação de um vasto leque de idéias, produtos e serviços de bens em gigantescas bases mercadológicas, capitaneado pelo movimento globalizante do mundo moderno. Os produtos e as marcas de ponta passam a serem aqueles ditados e assimilados pelo sistema mundial. Os conteúdos das campanhas publicitárias globalizam estereótipos sociais e referências culturais, estimulando a formação de uma memória coletiva traçada e reconhecível em estilos de vida territorializados, segmentado por hábitos e costumes ora estruturados de forma clara e objetiva e não mais em especificidades históricas. Por conseguinte, as dinâmicas do consumo assumem a hegemonia na gestão dos espaços sociais, acima de limites geográficos, raças, classes sociais, religiões e laços comunitários, criando uma enorme massa de seguidores, estimulando o consumo de forma segmentada. As sociedades passam a ser guiados pela astúcia do marketing e dos planejamentos de longo alcance, ambos possuídos pela fixação de manter o capital em rotação e rentabilizá-lo ao máximo, consolidando marcas na mente dos consumidores e reforçando os seus objetivos, centrado na busca incessante de lucros.
Dentro desta nova realidade, é mais barato fazer propagando ao invés de publicidade, claro que em algum momento e de acordo com a demanda requerida, deve-se optar pela publicidade face as características do anunciante e em se tratar de algo pago e com objetivos especificamente traçados, renuncia-se a propaganda.sua definição deve levar em consideração o anuncio, o produto, seu público alvo, seu mercado, os 4Ps e as regras a serem seguidas, para que os objetivos traçados sejam alcançados de forma satisfatória, contribuindo exponencialmente para consolidação do produto ou serviço.
4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para Medeiros (2008), entende-se por paper uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Para Roth (1994, p. 02 apud MEDEIROS, 2008, p. 213), paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Caso o autor apenas tenha compilado informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Esta síntese deverá ser original e reconhecer a fonte do material utilizado. O Presente texto teve seu direcionamento a partir de estudos e análises da definição de propaganda e publicidade, explanações em sala de aula, suas aplicações, contextualizado sobre a ótica da globalização e sob definição etimológica da palavra, norteando o encadeamento das idéias e gerando no autor um posicionamento imparcial, porém crítico a cerca do tema proposto inicialmente para discussão.
5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Tomando como base a explanação em sala de aula e a pesquisa sobre o assunto, deu-se inicio a criação do texto.
6 CONSIDERAÇÕES
Conclui-se que tanto Publicidade como Propaganda possuem papel fundamental no processo de comunicação global, independente do veículo, anúncio, produto ou serviço, deve-se observar as características da mensagem que se deva passar, levando em consideração o seu público-alvo, tipo de mensagem, objetivo e meios usados para transmissão da mesma, é fato que a propaganda é sob o ponto de vista financeiro, o meio mais barato, ou talvez por assim dizer, mais lucrativo, reforçando suas características, deva ser a mais utilizada, porém, deixamos claro que todos os elementos anteriores supra citados devem ser elencados e analisados pormenorizadamente, pois acreditamos que os impactos de sua utilização são mais benéficos a todo o processo de construção ou idealização da peça publicitária. Com o advento da globalização, torna-se indispensável à criação de mecanismos ou mesmo ferramentas, que criam e estabeleçam relacionamento com o público-alvo, afinal, vivemos em uma sociedade altamente capitalista e consumista, formada por clientes prostituídos pelo volume de campanhas, promoções, peças e ações promocionais visando o despertar do desejo e conseqüentemente a venda propriamente dita, exigente, crítico, antenado e disposto a tudo para satisfazer as suas necessidades fisiológicas, afinal, todo dia é dia de vender ou comprar algo, seja material, físico ou no plano transcendental, pois o homem é e sempre será insaciável, sempre buscando algo que o satisfaça cada vez mais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCINICAS. NBR 6022; Informação e documentação ? artigo em publicação periódica científica impressa ? apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
CHRISTIANO NETTO, Ismael Guilherme. Paper. Disponível em: HTTP://www.escolaqui.com.br/professor. Acesso em: 16 Ago.2010.
Autor: Frank Baze
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