São João Batista



São João Batista era filho de Isabel e Zacarias e primo de Jesus Cristo. Sua mãe era estéril e não podia ter filhos. Mas ela foi escolhida para ser a mãe do precursor de Jesus. Zacarias estava rezando quando recebeu a visita de um anjo do senhor, anunciando-lhe a boa nova, de que iria ser pai. Ele não acreditou porque ele e sua esposa já estavam em idade avançada. E como castigo ficou mudo até o dia do nascimento de João Batista. Foi-lhe recomendado pelo anjo de que o menino deveria chamar-se João Batista.
Contam que quando Maria, a Nossa Senhora, recebeu a visita do anjo Gabriel anunciando que ela seria a mãe do salvador, ficou tão feliz que resolveu ir contar a novidade à prima Isabel, que morava nas montanhas, perto de Judá. O que Maria não sabia era que Isabel estava grávida por obra do Espírito Santo. Segundo a Bíblia, Zacarias recebeu a visita de um anjo anunciando que ele seria pai, e que o nome do menino deveria ser João Batista.
Diz o novo testamento que quando Maria entrou na casa de Isabel, sua prima, estremeceu! Os filhos de ambas era uma determinação de Deus.
Por ocasião do nascimento, o pai Zacarias, escreveu numa tábua que o nome do menino seria João Batista. E começou a falar e a louvar a Deus com alegria, pois o mesmo estava mudo desde a ocasião do anúncio da paternidade, devido ter duvidado da palavra do anjo do Senhor. Zacarias estava em idade avançada.
Segundo a lenda, contam que ele, por ocasião do nascimento, acendeu uma grande fogueira para avisar os vizinhos que moravam distantes. Daí nasceu à tradição de comemorar o nascimento de São João com fogueiras e bandeiras.
No ano décimo quinto do império de Tibério César, a palavra foi dirigida a João, Filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Ele falava duro contra a hipocrisia dos fariseus e sua missão era preparar o caminho do Senhor.
Jesus, filho de José e Maria, foi ao encontro do primo, para ser batizado. E conforme o que está escrito, Jesus recebeu o batismo das mãos de João.
João proclamou então: "Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo"
João. Morreu decapitado por Herodes porque criticou a devassidão do rei. Seus discípulos seguiram Jesus que na época já iniciara o seu ministério.
Autor: Alzenira Rodrigues


Artigos Relacionados


As SemelhanÇas Ministeriais De JoÃo Batista E Jesus Cristo

Tão Somente Creia!

O Nascimento De Jesus (peÇa De Teatro).

As Alegrias Do MÊs De Junho!

Meu Deus O Mundo Vai Acabar?

Tua OraÇÃo Foi Ouvida

A Anunciação Do Nascimento De Cristo