Achado Planeta Habitável Fora Do Sistema Solar

Conforme anunciado em 24 de abril de 2007 no http://noticias.terra.com.br , cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram pela primeira vez um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas muito similares às da Terra e com capacidade para armazenar água.

O planeta em questão é o  HD 209 458 b, que fica na constelação de Libra, a cerca de 150 anos-luz da Terra e que gira em torno da estrela GLIESE 581.

Êle tem 1 vez e meia o raio da Terra e uma massa cinco vezes maior que a do nosso planeta e é o menor planeta já descoberto.

Realiza uma órbita completa em 13 dias e a sua distância em relação à estrela Gliese 581é 14 vêzes menor do que a que separa a Terra do Sol.

A estrela do planeta descoberto é menor, mais fria e menos luminosa do que o Sol e, por isso, o planeta se encontra numa área habitável, ou seja, em uma região na qual a água poderia ser líquida e as temperaturas ambientais, agradáveis.

Os estudos realizados pelos cientistas indicam que o planeta deve ser muito rochoso, como a Terra,ou estar coberto por oceanos.

"Tendo em vista a sua temperatura e a sua proximidade relativa, o planeta será, com grande probabilidade, um alvo muito importante das futuras missões espaciais que se dedicarem à busca de vida extraterrestre", disse Xavier Delfosse, da Universidade de Grenoble.

Segundo os astrônomos, a Gliese 581 é uma das 100 estrelas mais próximas da Terra, situada a apenas 20,5 anos-luz da constelação de Libra e com cerca de 30% da massa do Sol.

Autor: Marcelo Cardoso