DESAFIOS E RESPONSABILIDADES NECESSÁRIAS A UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE DESAFIOS
ANA MARIA NETA COSTA
DESAFIOS E RESPONSABILIDADES NECESSÁRIAS A UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UMARIZAL/RN
2010
ANA MARIA NETA COSTA
Trabalho de Conclusão de Curso ? Artigo Científico ? apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Educacional e Criatividade na Solução de Desafios ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.
Professora: Drª Suenny Fonsêca de Oliveira
RESUMO
Este trabalho aborda questões fundamentais como: desafios, participação, responsabilidades e gestão democrática frente à gestão escolar, onde o cumprimento das atribuições de cada sujeito frente à escola é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Teve como objetivo analisar os desafios, estratégias e procedimentos viáveis para o exercício de uma gestão democrática em busca de uma educação de qualidade fundamentada nos princípios da descentralização e autonomia. A metodologia usada foi uma pesquisa através de um instrumental semi-aberto realizado com gestores de escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, onde os mesmos ressaltam a importância do papel do gestor não apenas como coordenador de uma instituição, mas, sobretudo, como um sujeito com capacidade para lidar com novas demandas, firmar parcerias, compreender as mudanças que impactam o contexto social, político e cultural no qual a comunidade escolar está inserida.
Palavras-chave: desafios, responsabilidades, participação, gestão democrática
1 INTRODUÇÃO
O tema Gestão Democrática, atualmente, é bastante discutido. A escola, como organização social responsável pela transmissão do conhecimento, passa por desafios e mudanças, e esse processo é fundamental para uma transformação, uma vez que, no mundo globalizado a sociedade exige sujeitos críticos, reflexivos e produtivos. A escola é a instituição que a sociedade criou para transmitir o conhecimento sistematizado, além de ser um espaço social de trocas coletivas, por isso, a escola tem a necessidade de repensar a respeito de sua organização, sua gestão, os meios e as formas de ensinar. É nesse contexto que surge o gestor escolar, mediante o desafio de inovação, criatividade e capacidade de articular junto à equipe em busca de uma educação de qualidade. Na maioria das vezes, a gestão democrática tem sido referida apenas a eleições de Diretores nas escolas públicas, sendo que, a eleição deve ser vista como mais um dos instrumentos na democratização das relações escolares.
Autor: Ana Maria Neta Costa
Artigos Relacionados
Escola E Sociedade: Construindo A GestÃo DemocrÁtica.
Gestão Democrática Nas Escolas Públicas: Um Breve Estudo Sobre O Estado Do Amapá.
A Função Da Escola Aliada à Gestão Democrática
Conselhos Escolares, Um Caminho PossÍvel Para O ExercÍcio Da Democracia Nas Escolas PÚblicas
O Papel Da GestÃo Escolar Na DemocratizaÇÃo Do Ensino PÚblico
As Expectativas Dos Alunos Da EducaÇÃo De Jovens E Adultos Quanto A GestÃo Escolar
Gestão Escolar