O Orkut Nosso De Cada Dia



Orkut... Um site? Um fenômeno? Um perigo?

Para quem está de fora... E tem dúvidas ou não compreendeu bem ainda o que é o orkut, este texto traz algumas luzes. Não precisa se assustar nem cair no preconceito que rola por quem está "do outro lado", "de fora".

Não é de hoje a troca de informações na Internet. É um dos objetivos da rede! Com o surgimento da web, das páginas com textos, imagens, links, animações... Aumentou muito o número de pessoas interessadas em aproveitar os recursos da rede e conhecer pessoas através da mesma. E o orkut colabora com essa interação, assim como existem outros sites semelhantes, como o gazaag, beltrano, etc.

É comum sites sobre determinado assunto manterem um "fórum", um mural. Os usuários postam suas dúvidas, dicas, e quem sabe responde, comenta, ajuda. A pessoa que postou agradece, esclarece, enfim, troca idéias. Há fóruns de culinária, carros, esportes... Emissoras de rádio com sites bem elaborados possuem algo parecido, para troca de idéias entre ouvintes e locutores. Informática, de monte, sites sobre temas específicos ampliam o conceito de "grupo de e-mails", que existe desde a expansão comercial da Internet (troca de mensagens sobre um tema). Muita coisa se aprende, muitos problemas são solucionados.

O orkut chama cada fórum de "comunidade", uma "comunidade sobre determinado tema". Ali as pessoas que gostam (ou não gostam!) de alguma coisa se "encontram" e trocam idéias. Eu, por exemplo, participo de muitas comunidades de informática, minha área, e que amo muito. Em comunidades sobre um artista que eu curto, posso encontrar fotos, vídeos, links para sites... E até mesmo links para músicas. Postados por pessoas como eu, você. O que temos em comum? Interesses. O orkut, diferentemente de um site específico sobre música, futebol ou programação, permite fóruns ou comunidades de qualquer tipo, que você pode acessar num local central com um único cadastro.

Mais do que isso, é uma "rede social". Nada a ver com vida virtual, esqueça. Embora muita gente use pseudônimos e perfis falsos, não é o objetivo. Você cria um perfil, fala quem é você, do que gosta, o que faz, etc. "Se quiser", e somente se quiser, coloca uma ou mais fotos. Adiciona as comunidades que você gosta numa lista, para fácil acesso a elas. As outras pessoas podem ver em que comunidades você está. E claro, você também pode ver comunidades de outras pessoas.

Você pode adicionar numa lista de amigos os seus contatos, pessoas próximas, amigos, colegas, professores, contatos profissionais. E, porque não, as pessoas que você vai conhecendo na Internet ou no próprio orkut, por exemplo, em alguma comunidade do seu interesse. Pessoas com interesses comuns, trocam idéias e são adicionadas na lista de amigos.

Você pode deixar recados para qualquer pessoa que esteja no orkut, entrando no perfil dela e escrevendo ali. Usa-se isso para coisas rápidas, informais, nada muito pessoal ou comprometedor. Para coisas assim, prefira o contato pessoal, ou e-mail. Até enquanto estou escrevendo esta matéria, pelo menos, o orkut não tem um bate-papo ao vivo, embora a atualização dos recados ("scraps") é instantânea.

Não é um blog. Não é um fotolog. E não tem nada a ver. Um blog é um site, normalmente de fácil utilização onde o dono publica coisas de seus interesses (em alguns casos, mais de uma pessoa pode publicar coisas, com autorização do dono). Um fotolog é um blog adaptado para fotos, você põe uma foto lá, as pessoas vêem e comentam, deixando mensagens. Alguns serviços de comunidades podem integrar um blog também, mas é diferente.

Privacidade? Tem limite. O que você coloca lá, é você quem escolhe. Se você se expor demais, poderá correr alguns riscos sim, como em qualquer lugar. No orkut tem gente de todo tipo, assim como na rua. E onde tem gente, tem encrenca... Cuide-se. Evite deixar recados comprometedores para seus amigos pelo orkut, e oriente-os para que não comente coisas que você não gostaria que ficassem expostas a todo mundo.

Vírus? Sendo um site como qualquer outro, possui links. Só que aqui quem coloca os links são pessoas como você. E existem hackers e spammers, assim como aqueles que te enviam e-mails com links suspeitos, é muito comum deixarem links na sua página de contato. Pessoas que você nunca viu e dizem "olha a montagem que fizeram com suas fotos, clique aqui". Ou então "olá, você ganhou um VIP para a balada tal, baixe aqui". Não entre, não caia. Se algum amigo te passar um link, confirme com ele se realmente é seguro, antes de entrar. Isso vale para qualquer lugar quando se trata de Internet, o orkut não é melhor nem pior.

Pessoas falsas? Cuidado. Na Internet é muito fácil se passar por outra pessoa, e praticamente impossível de se evitar isso. Valem as mesmas regras de sempre... Troque muitas idéias antes de marcar um encontro. Saiba mais da pessoa. Se possível, troque e-mails, telefone, outros tipos de comunicação. E ao se ver, prefira locais públicos e abertos, de preferência movimentados. Dificilmente seu artista favorito "de verdade" vai te deixar recados pelo orkut. A loira de 19 anos pode ser um senhor pedófilo de 58. O rapaz de 27 pode ser um sequestrador. A senhora boazinha pode ser uma bruxa. Cuidado, mas nem por isso você "deve" ficar de fora do orkut; não que "deva" entrar também.

Enfim, o orkut não é lá tanta novidade. Apenas reuniu algumas facilidades num local central, e conquistou muitas pessoas com essas facilidades reunidas. Fóruns sobre determinado assunto, novas amizades e relacionamentos, troca de idéias. Contato com os amigos, muita gente não responde o e-mail enorme que você enviou há um mês, mas um scrap te responde pelo menos no outro dia. Encontro de pessoas que você conheceu um dia e que não mantém contato hoje, talvez ela esteja no orkut.

Finalizando... Para entrar para o orkut é preciso ser convidado por alguém que já esteja lá. Encontre algum amigo, colega, alguém que esteja no orkut e peça para te adicionar, ou te enviar um convite. Para isso, forneça seu endereço de e-mail, nele chegará um link no qual você deve clicar para ativar o cadastro.

Saiba que... O orkut está sobre administração do Google, uma "superpotência internética". Não caia nos contos "envie tal mensagem para tantas pessoas senão o orkut vai ser pago", "clique aqui e atualize seu cadastro senão será expulso do orkut", etc. Nada disso é verdade. "Se" um dia o orkut viesse a ser pago, não valeria a pena, por mais barato que fosse. Seus amigos não deixarão de ser seus amigos por causa disso. Você encontra na Internet grupos de pessoas com interesses em comum, facilmente. Ah sim, cuidado para não se viciar, use como qualquer ferramenta que possa lhe ser útil.
Autor: Marcos Elias Picão


Artigos Relacionados


Solidão

O Grande Circo De Brasília

Augusta Machina

Dois Riachos

Construção

Amor Proibido

A Ciência Das Coisas Inanimadas