O Ensino Religioso Vinculado Ao Projeto Político Pedagógico



 

O Ensino Religioso vinculado ao Projeto Político Pedagógico

Robson Stigar*

RESUMO

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relação do Ensino Religioso junto ao Projeto Político Pedagógico. Demonstrar a sua importância de tal disciplina estar incluída no PPP e de sua importância de ser pensada como área de conhecimento e não apenas um momento de formação humana.

Porem temos inúmeros elementos que precisam ser norteados, esclarecidos, refletidos, como a presença do paradigma Cartesiano, tal como a sua influencia não só na educação, mas na sociedade num todo e principlamente no pensamento Ocidental. Tal analise faz importante afim de mapear e entender os fatos com outros olhos e perceber a interligação das áreas, necessitando de um novo paradigma.

O novo paradigma que emerge e que se espera é um paradigma que atenda o ser humano de forma integral, holística e não mais a velha forma fragmentada, técnica e especifica que vinha sendo ofertada como modelo para a sociedade.

O ER necessita estar bem possicionado junto ao PPP afim de garantir a sua identidade, sua epstemologia, sua fenomenologia, pois tal atitude faz com que ele seja respeitado e respaldado junto a comunidade escolar. Por isso faz necessário eclarecer as dificuldades e desafios de articular e desenvolver o PPP, necessitando assim um breve estudo sobre a sua formação e desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino Religioso – Fragmentação – Paradigma Emergente – Projeto político Pedagógico – Tecnicismo

O Ensino Religioso vinculado ao Projeto Político Pedagógico

Atualmente o Ensino Religioso tem sido foco de novos estudos, pesquisas e reflexões, devido ao artigo 33 da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9394/96 que o regulamenta como disciplina, entretanto sabemos que não podemos trabalhar esta temática em separada ou isolada das demais conjunturas que a norteiam a escola e a sociedade num todo. Devemos então observar sua conjuntura, a escola, a família, a sociedade, o ser humano.

É impossível pensar sobre o Ensino Religioso dentro da identidade escolar se o mesmo não fizer parte do projeto político pedagógico da escola. Este projeto deve estar vinculado a melhoria da escola, da comunidade, do aluno, isto providenciara mudanças educativas, beneficiando toda a comunidade, pois é em função do social e do educativo que há sentido em existir as escolas. O projeto Político Pedagógico tem a necessidade de estar em dialogo e atento a realidade escolar, inclusive a religiosidade. Atualmente se vê o Ensino Religioso como uma necessidade Humana e não só disciplinar ou acadêmica. Esse projeto deve encarar o Ensino Religioso como parte do seu projeto educativo, reconhecendo o mesmo como disciplina, mas também como necessidade da cidadania.

O Projeto Político Pedagógico deve ser implantado democraticamente no decorrer da caminhada escolar, no cotidiano da comunidade num todo, respeitando cada momento, não deve ocorrer por decreto, por obrigação e sim por necessidade. O mesmo deve ocorrer com o Ensino Religioso, ele deve ser implantada não por decreto ou artigo, mas sim de acordo com a necessidade de cada realidade escolar, de acordo com a sua caminhada, democraticamente, afim de garantir que não haja proselitismo nem desrespeito a religiosidade e crença de cada um. Tanto o ser humano como o conhecimento estão em continua construção, assim se faz necessário um Projeto Político Pedagógico flexível a realidade escolar, esse projeto possui responsabilidade com a comunidade escolar, com a formação humana.

O Ensino Religioso será visto com outros olhos se o mesmo for visto como uma necessidade da formação humana, educar com solidariedade e para a solidariedade é essencialmenteeducar com os valores humanos. Só é possível compreender o Ensino Religioso, a partir do humanismo, dos valores humanos. O ser Humano não pode ser visto ou trabalhado em fragmentos, isto é em separado, dividido, o ser humano é um só e deve ser visto como um todo, por isso a necessidade de uma formação integral, o mesmo vale para a educação e para o conhecimento, daí a necessidade de incluir o Ensino Religioso em busca de uma formação mais ampla e completa. Só assim é que o Ensino Religioso será respeitado. Os fatos e circunstancias não acontecem separadamente e sim em conjunto. Entretanto este conjunto deve estar emequilíbrio, administrando o racional, a sensibilidade e o espiritual, novamente o Ensino Religioso pode contribuir neste equilíbrio.

O profissional do Ensino Religioso deve estar atento ao dialogo interdisciplinar, manter um dialogo com as demais ciências e crenças religiosas, ter capacidade de refletir e analisar a realidade é fundamental., assim como ter uma dimensão ecumênica e inter- religiosa. Deve estar atento ao cotidiano da escola, tanto nas praticas pedagógicas comonas políticas educacionais.

É indispensável uma educação voltada para a religiosidade, pois nossa sociedade esta cada vez mais pluralista ofertando espaço também para o transcendental. Temos atualmente em nosso meio uma grande mudança social e cultural, podemos chamar essa mudança de um novo paradigma, sendo assim devemos estar atentos afim de não cairmos em demasia na futilidade e na banalidade. Devemos ter um norte, uma estrada a percorrer o mesmo deve haver com a escola, a mesma deve escolher a sua estrada, novamente se clama por reflexão e dialogo, refletirmos e dialogarmos constantemente.

A escola atualmente tem tido uma tarefa árdua de educar o ser humano, tarefa de educar não só para o conhecimento, mas também de educar para os valores humanos, para a cidadania, para a ética. Pois bem não resta duvida que esta é a tarefa mais difícil, formação humana é algo inata no ser humano, entretanto poucos tiveramcondições de te-lá. A pessoa humana necessita se sensibilizar para consigo mesmo se conhecer para depois sim conseguir com êxito se socializar.

Em todos os seguimentos temos a necessidade de estar atentos e abertos a criticas e a inovações, assim também a escola e o próprio Projeto político Pedagógico deve estar aberto e atento, pois as criticas mesmo que negativa ou positivanos traz benefícios. As relações tem mais validade quando elas são vividas de diversas maneiras, pois sabemos que é com a pratica e com a vivência que o saber e o conhecimento são de fatos assimilados e não com teorias. Assim as criticas por serem vividas e sentidas no interior humano faz com que crescemos e amadurecemos.

O conteúdo do Ensino Religioso deve ser fixado a partir da realidade escolar local, deve-se levar em consideração toda a comunidade e não só a opinião pessoal de um professor. Em outras palavras os conteúdos surgem de uma maneira natural e não imposta. Entretanto sabemos que é muito difícil haver um consenso, sendo assim procuremos ao máximo evitar proselitismo e desrespeito as crenças religiosas. Dentro de uma perspectiva histórica percebe-se que o FONAPER (Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso) tem desenvolvidos inúmeros trabalhos e pesquisas que desenham uma nova visão sobre o Ensino Religioso que agrada a necessidade pluralista existente na sociedade.

O Ensino Religioso pode e deve resgatar os valores humanos e religiosos que vem sido esquecidos pela escola, pela família, pela sociedade e pelo ser humano. A escola por sua vez deve ser um lugar onde devemos viver esses valores, tais como a cidadania, a solidariedade, o respeito, a confiança, a honestidade, a humildade, a amizade, entre outros, a escola deve ser um lugar de paz e tranqüilidade, onde o conhecimento e a educação seja um prazer, mas isso é tarefa de todos e não só do Ensino Religioso. As demais disciplinas e seguimentos escolares deve assumir esta responsabilidade também, pois um educador não é só um agente curricular que transmite conhecimento mas também uma agente transformador, de formação de opinião, um agente de sensibilização.

A Tarefa do Ensino Religioso na escola, certamente é de libertar e não de controlar, de dominar,de manipular, conforme vemos em muitas escolas. O professor se aproveita em muitas vezes deste espaço, desta aula, para formar uma moral ou estabelecer regras de etiquetas. Isso acontecia muito de forma velada no tempo em que aavaliação tinha como objetivo o controle social,ai se fazia uma seleção,, ai manipulavaa pessoa a pensar e ser o que a sociedade queria e não o que ela desejava pensar ou serr.Assim o quese espera do Ensino Religioso não são teorias e sim vivências, experiências, se espera uma ação pratica e não apenas mais uma aula com conteúdos lineares e curriculares.

Os temas transversais podem e devem ser trabalhados pela disciplina de Ensino Religioso, mas não é só de sua responsabilidade, as demais disciplinas devem assumir responsabilidade juntos na formação do ser e da construção da cidadania. Gostaria de destacar que Ensino Religioso é diferente que educação religiosa, Isso deve estar claro no Projeto político Pedagógico, se confundirmos o Ensino religioso com educação Religiosa certamente estaremos ofertando espaço de discriminação religiosa, o que não convém para a escola e para a sociedade.

Sabemos que as políticas publicas interferem muitas vezes na realidade escolar, devemos assim ter clareza escolar e sensibilidade humana e educacional afim de não aderir as propostas neoliberais que circulam na sociedade. Um bom exemplo é o fato da escola existir bem antes do Capitalismo, mas o seu papel muda radicalmente em função desse sistema político possuir influencia na vida humana e na sociedade em geral, assim também muda a escola, sua formação passa a ser não só para a pessoa humana, mas também para o mercado de trabalho que valoriza a mão-de-obra e não a pessoa humana.

Entretanto não podemos cair no erro de acreditar que a escola é a responsável pela organização social, a escola é apenas uma parte da realidade e apenas uma ferramenta de possíveis mudanças.

Pôr estarmos num momento de mudança é normal sentirmos perdidos ou desorientados, entretanto se olharmos pelo ponto devista histórico podemos concluir que mudanças acontecem também na educação afim de acompanhar a sociedade e também podemos concluir que tal mudança atinge a formação do ser humano num âmbito maior, situação que não vinha ocorrendo anteriormente.

O sentido da educação passa pelo sentido da vida, assim o sentido que se der a vida será o mesmo dado a educação, sendo assim é fundamental que estejamos atentos a realidade e refletimos sobre a mesmo a fim de garantir uma boa caminhadapelo árduo percurso que temos a enfrentar..

Em suma, o Ensino Religioso deve ter uma proposta pedagógica clara, objetiva e coerente com a realidade escolar afim de garantir vinculo com o Projeto político Pedagógico escolar. Por sua vez o Projeto político Pedagógico deve estar atento a cada momento a realidade social e a realidade local da comunidade, pois tanto a vivência como apratica são consideradas como chave de uma boa escola, pois esta mantém constante dialogo com o seu meio social, sua construção não é individual, mas sim coletiva.

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Autor: Robson Stigar


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