A RELAÇÃO ENTRE GRAFIA, SONS NO DIRECIONAMENTO DO SENTIDO



INTRODUÇÃO

Neste artigo determinou-se analisar a importância do léxico através dos grafemas e lexemas e sua etimologia (a formação de palavras, a morfologia, a fonologia, a sintaxe), mostrando que existe uma ligação com a semântica. Buscou-se na escrita desta pesquisa entender os vocábulos e suas possibilidades de sentido entre as palavras homônimas, parônimas, polissêmicas, sinonímias e antônimas com a finalidade de compreender a constituição das expressões existentes na língua, como as mesmas se apresentam ao contexto lingüístico. Assim como, o domínio da lexicologia nas diversas formas de sincronia. Conhecer uma palavra implica conhecer o som, a forma e o significado, o conceito dessa palavra, e uma das funções pertinente ao léxico é criar semântica diferente dar nome ao que antes era desconhecido, constituir seu próprio significado a partir das características referentes à significação das palavras abrangendo suas propriedades semânticas. Desta forma o uso da morfologia compõe as classes pertencentes às palavras lexicais (adjetivo, substantivo, verbo, adjetivos preposição, etc) uma vez que, novas palavras são criadas constantemente. No campo lexical a palavra pertence à determinada classe, associada às características gramaticais destas palavras. Duas ou mais palavras em contextos distintos não apresentam um mesmo significado, é por meio destas propriedades semânticas que se verificam os diferentes significados, relacionados entre as comparações, analogias, semelhança gráfica, fônica de sentido no uso de língua materna estabelecidas nas relações semânticas. Estes significados se relacionam de diversas formas praticadas nas classes morfológicas, análise sintática e análise semântica que são os campos lexicais. Entretanto, as palavras não apresentam apenas um significado exclusivo dependendo do contexto em que elas estejam vinculadas terão vários sentidos. A lexicologia estuda a língua e as formas de processos de renovações e inovações lingüísticas, a partir dos empréstimos na língua portuguesa apropriando ao elemento existente na língua através das solidariedades lexicais (substratos, superstratos ou adstratos). A língua portuguesa expõe os empréstimos necessários que foram adaptados ao idioma português por uso dos estrangeirismos, além dos empréstimos das formas, dos conteúdos, temos também, os estrangeirismos semânticos que surgem quando um vocábulo existente se acresce um novo sentido, conquanto mantenha o antigo. Embora, as influências existentes no português, ou seja, em quase todas as línguas avaliadas eruditas mostram uma adaptação completa entre a grafia e fônica ao corpo do léxico. È relevante destacar que a língua apresenta estrutura, forma, regras e sentido por meio dos grafemas e lexemas incorporados ao léxico. Entende-se no campo da lexicologia, que além destes fatores citados anteriormente a língua também é um processo de aculturação, uma relação entre uma palavra existente a um novo vocábulo da lingüística. Destaca-se que a língua é conjunto de signos lingüísticos, sincronicamente considerado um sistema de elementos lexicais, gramaticais e fonológicos inter-relacionados nos eixos sintagmático e paradigmático. Logo, a composição do léxico reportar-se a estrutura das palavras e suas familiaridades integradas no processo gráfico dos sons, ou seja, o mesmo grafema com diversos fatores lexicais, mas o mesmo grafema pode representar mais do que um som no discurso e o mesmo som pode ser representado por mais do que um grafema. Esta relação entre grafia, sons correspondem ao sistema de regras ortográficas existentes na língua cuja constituição predomina desde a origem das línguas. Compreende-se que os sentidos das palavras estabelecem a representação gráfica e os sons com base no contexto associado à palavra ao aspecto da escrita, sons e sentido. A relação pertinente aos vocábulos legitima o processo do grafema, lexema e sentido configurando no universo lingüístico. O estudo do significado das palavras intrega-se aos aspectos semânticos numa abordagem sincrônica. As palavras se formam e se estruturam de acordo com os significados conhecidos, organizados caracterizado pela época, pois elas se modificam com o passar do tempo. Todos esses fatores mencionados anteriormente fazem partem dos campos lexicais pertencentes à lingüística e a contextualização dos significados entre o significante e o significado.


DESENVOLVIMENTO

A análise deste trabalho foi focalizada em pesquisa fundamentada por alguns autores da área de lingüística e língua portuguesa, com o propósito de averiguar que o léxico deve levar em conta os contextos nos quais as palavras estão inseridas para conhecer o significado que elas configuram. Dependendo do contexto os vocábulos denotam muitas idéias em vários aspectos lingüísticos de um texto.

(......) a língua é sistemática e tem regra, pois, quando estudamos o texto, não podemos ignorar o funcionamento do "sistema lingüístico" com sua fonologia, morfologia, sintaxe, léxico etc; neste caso estamos apenas admitindo que a língua não é caótica e sim regida por um sistema de base. Mas a língua não é predeterminada nem auto-suficiente, isto é, inexistente uma semântica definida e imanente ao sistema lingüístico, já que ele não passa de um sistema simbólico, como lembra Granger(1973) . Quanto a isso, admitimos que a língua recebe sua determinação a partir de um conjunto de fatores definidos pelas condições de produção, que concorrem para a manifestação de sentidos com base em textos produzidos em situações interativas. (Marcuschi, 2004)

A língua é um sistema de regra organizado por meio de um conjunto lingüístico e fundamentado pelas estruturas sonora, fonológica, sintática e léxica. Todo o estudo do léxico mostra os distintos significados em cada abordagem em que a língua emprega, apesar de, não ser independente, nem determinada, e não existir uma semântica fixada, ou seja, essencial ao sistema lingüístico no processo de comunicação e interação referente ao sentido.
Existem vários fatores lingüísticos que se refere à língua, devido às condições do emprego no sentido das palavras lexicais. Por que sem léxico não há língua.
Vilela (1994), a lexicologia tem como objeto o relacionamento do léxico com os restantes subsistemas da língua, incidindo, sobretudo na análise da estrutura interna do léxico, nas suas relações e inter-relações.
A lexicologia comprova uma relação entre os objetos incluídos a outros sistemas de línguas que apresentam semelhanças sobre o sistema lexical. Do ponto de vista lexical as afinidades semânticas incluem estruturas paradigmáticas e sintagmáticas de acordo com as relações entre as palavras sinônima, antônima, parônima e homonímia. Entende-se que o léxico é caracterizado um dicionário de uma língua, ou seja, o vocabulário, glossário das palavras das unidades lingüísticas.
Os significados se relacionam com os diversos tipos de sentido: antonímia, sinonímia, polissêmica, parônima, homonímia. Verifica-se por meio das palavras homonímias que existe a mesma pronuncia e mesma grafia, e os significados são diferentes; sinonímia definição semelhante; antonímia sentido contrário, polissemia vários significados, de acordo com o contexto em que os lexemas e os grafemas abordam sobre o domínio de distinguir se a palavra empregada em cada situação possui o mesmo sentido ou se diverge diante do contexto; parônima grafia e sons semelhantes e significado distintos. Nota-se que a relação existente entre as palavras possuem significados semelhante ou contrário, mas o sentido dependendo da situação são idênticos, diferentes ou apresenta-se mais de um sentido.
Vilela(1994), "Os critérios mais freqüente usados para distinguir homonímia e polissemia são: etimologia, identidade, homofonia, homografia e conteúdo".
Observe-se o exemplo: seção = divisão, sessão= tempo de uma reunião; cessão= ato de ceder. São palavras homófonas semelhantes na pronuncia, mas grafias e significados diferentes; Ratificar= confirmar; retificar=corrigir; deferir= conceder, diferir=adiar. As estruturas são as mesmas, porém os significados são distintos que são analisados nas relações parônimas. Estas semelhanças referentes aos vocábulos têm uma identificação intensa na distinção dos significados estabelecidos no processo lingüístico. Na polissemia ? a palavra assumiu vários significados que se definem dentro de um contexto (Ex. A música parou, a chuva parou).
Galvão (2008)," A palavra mediante as formas gráficas e fônicas, cristaliza o conceito e facilita a transmissão as gerações seguintes."
Os vocábulos apresentam formatos da grafia e sons definindo e promovendo comunicação para os indivíduos contemporâneos, culturais e sociais da mesma origem. As semelhanças semânticas concretizam os estudos lingüísticos que eles estabelecem nas classes lexicais, campos lexicais e solidariedades lexicais, difundidos nos lexemas necessariamente pelas palavras sinonímia, homófonas e antonímia. Sinonímia traz significado semelhante ao contexto, assim como, homófona significado diferente e antonímia significado oposto.
Entende-se que o estudo das analogias lexicais não pode rejeitar de seu conceito aspectos textuais e pragmáticos porque estudar vocabulário é também estudar contexto e as relações estabelecidas dentro da integração lingüística onde permeiam os sentidos de construção de um texto e as formas no processo de contextualização.
Ao analisar o vocábulo é importante observar a estrutura textual e semântica abordada entre os elementos que compõem os aspectos da grafia, sons e sentido que estabelecem os significados contidos no processo de contextualização e das bases lexicais adentrando ao conjunto de cada palavra analisada nos estudos da lexicologia.

È tarefa da lexicologia o estudo dos lexemas, suas estruturas e variedades e suas relações com os significantes. Entende-se por lexema a unidade lingüística dotada de significado léxico, isto é, aquele significado que aponta para o que apreende do mundo lingüístico mediante a linguagem. ( Bechara, 2004)

Os estabelecimentos das palavras e as relações entre o significante e o significado concebem uma análise nos estudos semânticos da lingüística lexical, levando-se em consideração todo processo de contextualização gramatical, de acordo com a construção lexical e os sentidos nos textos, como também suas variações das afinidades com o significado exposto na língua e na linguagem apresentadas.
Destaca-se para compreender as analogias das palavras umas com as outras, devem perceber o sentido lexical a partir do significado inserido ao contexto, uma vez que, a compreensão de um texto não é único, podem oferecer diferentes explanações de acordo com o mundo lingüístico em que estão configurados. Por isso, que estudar significado das palavras é analisar conjuntura lingüística.
O processo natural de formar palavras começa com a técnica de, sabiamente, associar elementos vocálicos e consonantais. Os primeiros são conhecidos por vogais e têm, obviamente, o poder de chamar (vocare) os sons; os outros, pelo contrário, apenas podem soar com (consoantes), pois sozinhos não garantem a configuração das sílabas. (Galvão, 2008, p.87)

Nota-se que de acordo com a situação mencionada os sentidos de uma ação comunicativa predeterminam as constituições lexicais numa interação comumente utilizadas adequando ao processo de comunicação e a organização com a mesma finalidade semântica. Embora, juntar os sons para formação de palavras garante a construção de sílabas, visto que os elementos vocálicos por si só não são formalizados por meio das sílabas.

O ressurgimento de uma discussão que visa ao aprofundamento das bases da língua, correspondendo à necessidade de decifrar a procedência das palavras e a sua evolução que se adquira o domínio do significado e das relações que se estabelecem em torno de um mesmo étimo. (Galvão, 2008, p.29)

È notório entender os fundamentos que o idioma satisfaz para interpretar a origem dos vocábulos para o enriquecimento da língua e dos significados solidificando através dos empréstimos lingüísticos uma nova abordagem na construção das palavras introduzidas ao idioma português.
No processo de formação das palavras o léxico contém várias formas de situações inovadoras e empréstimos a partir de expressões existentes. Pode-se citar algumas palavras: whisky, shopping, ciber., delete , mister, hamburg, mouse, fast food, shampoo e etc. Pois, elas foram congregadas ao idioma português por meio dos empréstimos lingüísticos e entre as relações semânticas. Nesta concepção lingüística designamos estes elementos importados na língua portuguesa com a nomenclatura dos superstratos.

Considera que o conhecimento lexical é o conhecimento da língua e conhecimento cultural, acentuando-se, sobretudo o caráter psicológico da abordagem lingüística. É que o processo de aprendizagem do léxico ? segundo esta escola ? não é um simples processo de aquisição de regras de referência ou representação, mas é também um processo de aculturação. A aprendizagem de uma nova palavra não é apenas a aprendizagem da relação entre esta palavra e um designatum, mas sim aprendizagem da relação entre item e um designatum , que é sempre um objeto dentro de e a cultura. (Vilela, 2004, p. 24-25).

Dentro da conjuntura lingüística as palavras evidenciam uma série de fatores na construção de sentido, no que tangue uma afinidade entre as regras e a sistematização dos vocábulos existentes na língua. Ao examinarem-se os vocábulos precisamos perceber a familiaridade no texto a qual eles apresentam o sentido. Destaca-se algumas palavras amargar, avesso, etc. Ao apreender qual o sentido que estes vocábulos denotam, pode-se dizer que eles apresentam vários sentidos a depender do contexto, ou seja, vários significados.
Exemplo, a palavra amargar transmite a idéia de alguma coisa amarga, mas admite-se também a acepção de travar; como também avesso- quer dizer contrário ou adversário; limpar ? quer dizer purificar, lavar; medroso- quer pronunciar temeroso, fraco; áspero ? quer pronunciar rude, grosseiro, agressivo. Essas construções do sentido em um texto encadeiam e tecem relações lexicais em todo processo de acepções lingüísticas.
Alguns significados lexicais nas formas semânticas da língua. Semelhar/parecer ? Similar/semelhante/simulação --- Sinal/penhor/signo/senha -- Mestre/Docente/ magistrado/catedrático -- Suor/transpiração/sudorese/sudoríparo -- Relação/ afinidade/relacionar/relativo -- Pai/protetor/patriarca/paternidade.

Esta relação constrói-se com base no principio do "tertium datur" e corresponde a contradição lógica. A complementaridade não existe, por exemplo, de modo regular, nos adjetivos, ocorrendo em determinados contextos. Vilela (2004, p.31)

As semelhanças existentes entre as palavras mencionam conjuntos parecidos na estrutura da grafia, sons, mas elas denotam questões distintas. Estas relações são chamadas de oposição não conjugadas porque corresponde a construção de conjuntos seriados. Analisa-se os estudos lexicais e a solidariedade entre os vocábulos de língua portuguesa, na associação da relação estrutural, gramatical, lexical e todos componentes ligados aos conteúdos dos textos lingüísticos sintagmático e paradigmático.

As estruturas lexicais sintagmáticas baseiam-se nas relações entre os diferentes campos ou entre lexemas de diferentes campos lexicais, ou mesmo entre lexemas do mesmo campo: as oposições no interior podem também ser condicionadas por relações sintagmáticas. (Vilela, 2004, p.38).

Entende-se as relações lexicais podem apresentar campos ou grafia diferentes ou dependentes no eixo sintagmático, de acordo com os mecanismos das semelhanças gramaticais. As estruturas são as mesmas, porém alguns vocábulos abrangem significados opostos ou semelhantes, dependendo das similaridades dos grafemas podem conceber mais de um som, e os lexemas um único som concebido na relação sintagmática.

A complexidade dessas relações decorre da concepção que a lingüística tem a palavra. (Galvão, 2008, p.55)

De acordo com as regras do sistema lingüístico a acepção das palavras são ligadas as outras pelos aspectos mencionados dentro das relações entre o significante e o significado compreendendo os componentes da língua como forma, estrutura associando as expressões correspondentes aos sentidos configurados na lingüística. Conforme, as regras abordadas aos vocábulos na compreensão da semântica e nas palavras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A língua é um sistema de signos lingüísticos, sincronicamente analisado um sistema de elementos lexicais, gramaticais e fonológicos inter-relacionados nos eixos sintagmáticos e paradigmáticos. A língua é regida por regras, estruturas e símbolos que denotam os signos lingüísticos por meio das palavras e seus significados no processo de construção de um texto e, é considerada um bem público e coletivo pertinente a qualquer grupo social de um código lingüístico.
O estudo do léxico permite conhecer como as palavras estão empregadas no contexto lingüístico, sabe-se léxico é um conjunto de vocábulos de uma língua, de uma unidade sócio-interativa e discursiva num processo interacional e lingüístico.
Abordou-se nesta pesquisa fundamentar a relação existente na grafia, sons e sentido que unificam os elementos lingüísticos de um texto. Como as palavras apresentam mais de um significado a depender da circunstância em que estão introduzidas, enfatizando-se também a questão dos vocábulos com os mesmos grafemas e lexemas e pronuncias parecidas ou distintas, como é caso das semânticas tradicionais homonímia, antonímia, sinonímia, polissêmica e a contextualização de palavras que foram inseridas ao idioma português por meio dos empréstimos lingüísticos. As expressões que compõem as analogias formais entre si, perpetuando uma conexão entre os grafemas e lexemas a qualquer plano semântico.
Analisou-se a compreensão dos vocábulos trabalhando as palavras na constituição textual e as semelhanças de sentido com várias interpretações no contexto lingüístico, a estruturação, as bases lexicais e os aspectos sintagmáticos e paradigmáticos da língua. As relações de sentido nos campos lexicais descobrindo a composição das unidades sonoras.
No processo de contextualização dos vocábulos vincula um legado cultural por meios dos signos lingüísticos. A língua portuguesa demonstra ao longo da estória sobre a cultura dos povos que incluem num processo de assimilação entre as palavras e a constituição sobre a lexicologia, é relevante recomendar que as palavras não esclarecem uma ordem dos acontecimentos, mas configuram as estruturas e as regras gramaticais.
Logo, este trabalho analisou os estudos da lexicologia e a relação dos grafemas, lexemas e sentido configurando aspectos dos vocábulos e seus significados de acordo com nível semântico inseridos no texto, como a interpretação dos vocábulos adentram ao contexto lingüístico e todo processo de conhecimentos relacionados na constituição do léxico. A forma, a questão de palavras que apresentam significados diferentes, semelhantes e opostos proporcionando um processo de formalização na língua. Visto que, as palavras são utilizadas por meio dos suprimentos de outras línguas concebidas uma acessão na língua portuguesa.

















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37 Ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2004.
GALVÃO. José Raimundo. Alomorfias do léxico português: desvendando o segredo das palavras. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.
MARSCUSCHI, L.A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. Recife: Departamento de letras, UFPE. 2ª versão. 2004.
PONSETTI et alis (organizador). Saudades da língua: a lingüística e os 25 anos do Instituto de Estudos da linguagem da Unicamp. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
VILELA, Mário. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra, 1994.








Autor: Shirleny Shirleny Sá De Souza


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