VELHICE E CONTEMPORANEIDADE



RESUMO: Este artigo se propõe a contribuir para as discussões referentes aos aspectos da velhice nos dias atuais, refletindo sobre o aprendizado da informática junto a um grupo de idosos participantes de um programa na Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS. Para tanto, foi desenvolvido um referencial teórico, abordando os aspectos biopsicossociais pertinentes ao processo de envelhecimento humano, o papel que o grupo desempenha na velhice e questões sobre ensino e aprendizagem voltados para o idoso. Quanto às questões metodológicas, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar os motivos que levaram estes idosos a procurarem um curso de informática, qual o significado do grupo neste curso de informática e qual o lugar da informática no cotidiano destes idosos. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1995), que propõe um diálogo entre recortes das entrevistas e teoria utilizada. Nesta análise observou-se que o principal motivo destes idosos pela busca de um curso de informática, se deu pela necessidade de manutenção da independência pessoal visto a possibilidade de realização de várias atividades por intermédio do computador, sendo este também um dos principais significados que a informática assumiu para estes idosos, ou seja, de independência. Também foi observado o quanto estar em grupo significa para eles e o quanto isso contribui, tanto para o aprendizado, quanto para a convivência com pessoas da mesma faixa etária. Outra reflexão destacada no estudo é como a convivência com pessoas da mesma faixa etária é relevante para a compreensão e aceitação do processo de envelhecimento, pois contribui para o pleno desenvolvimento das ações de ensino/aprendizagem propostas pelo programa, como também para a promoção do envelhecimento bem sucedido dos participantes.
Autor: Eduardo Pontin De Medeiros


Artigos Relacionados


InformÁtica PedagÓgica Na AlfabetizaÇÃo: Possibilidades E Desafios

(re) Inventanto A Velhice: A Dimensão Socioeducativa Com Idosos Institucionalizados

A ContribuiÇÃo Da DanÇa Para Os Idosos Do Lar SÃo Vicente De Paula De IpuÃ-sp

A PercepÇÃo Da Dor Em Idosos Institucionalizados.

Programa De Estimulação Cognitiva Em Idosos Institucionalizados

InformÁtica Aplicada À EducaÇÃo

O Uso Da Tecnologia Para Auxiliar Na EducaÇÃo De Pessoas Com DeficiÊncia Visual