Empreendedorismo



Primeiramente deve se entender porque alguém decide empreender. O natural é seguir sempre um caminho mais fácil. Copiar as atitudes daqueles que te cercam ou apenas seguir o direcionamento dos seus pais. "Posso estudar odontologia como o meu pai ou prestar um concurso público como a minha mãe". A partir de qual dia começamos a pensar nisto?.

Se "eu" frequento à escola e não preciso me preocupar com os custos do meu estudo, alimentação e diversão, posso ingressar em qualquer curso na faculdade, e depois analisar se estou feliz ou devo mudar de curso. Em outro caso, "eu" posso não saber da onde vem a grana que paga as minhas despesas, más ter consciência de que se algo der errado com meus pais corro o risco de ficar sem um futuro determinável. A consciência da necessidade de se antecipar é empreendedorismo. Ele pode nascer de uma necessidade ou simplesmente já ser inerente a pessoa, o fato é que a grande maioria das pessoas jamais conseguirão ser empreendedoras na sua vida, à isto se deve o nosso sistema econômico que tem como a grande engrenagem a mão de obra barata.. Na base do sistema capitalista, estão os operários e atrelado a todos os escalões que se seguem está o salário. O índice mais pesquisado e mais divulgado em todas as economias é o de crescimento seguido sempre do desemprego. Sendo assim o que mais preocupa uma economia é na verdade o índice de desemprego, afinal se estiver "todo mundo" empregado é sinal que a economia vai muito bem. O empreededor não conhece esta realidade, afinal ele nunca recebeu salário ou ficou desempregado, ele conhece de perto apenas o índice de crescimento, bem antes dos institutos de pesquisa. Quando o índice de crescimento é bem negativo, o de desemprego é super positivo, contudo surgem preocupações diferentes nos setores produtivos. O empregado teme pelo seu emprego, e o empreendedor precisa utilizar estratégias para superar a crise. Se o empreendedor for um fabricante de "chup chup" e se valer apenas de um carrinho de mão refrigerado, talvez seja a hora de mudar algo, e muitas vezes nesses momentos de crise é que as grandes mudanças acontecem. Por pior que seja a crise dificilmente o empreendedor sucumbirá, e a cada crise ele sairá mais fortalecido desenvolvendo estratégias para supera lás.

Para identificar um empreendedor basta que ele atenda à três quesitos básicos:

- independência financeira: o empreendedor não consegue depender de recursos que não sejam aqueles provenientes do seu próprio esforço.

- regularidade: o emprendedor preza pela fidelidade dos seus clientes e não quer que eles procurem outro em hipótese alguma, o seu serviço ou produto precisa estar sempre disponível. - inovação: o empreendedor percebe quando é necessário mudar algo em seu negócio ou até mesmo mudar o próprio negócio. Acompanhar as frequentes mudanças do mercado e ser capaz de induzir mudanças que favoreçam a obtenção do lucro. Exemplos disto é a vinculação de um nome famoso à um produto (uma calça jeans), desta forma você consegue agregar até dezenas de vezes mais valor ao seu produto.

Existem vários motivos para justificar a pequena expressão da iniciativa empreendedora do brasileiro, o mais expressivo são as corporações. Elas agem como grandes empreendedores, más na verdade só criam "pseudo empreendedores" que estão na presidência e nunca empreenderam nada, apenas agem com os mecanismos que o poder de uma corporação concede a eles. Aqueles que se beneficiam da estabilidade gerada pela corporação, tornam se privados da possibilidade de empreender, a acomodação é determinante na incapacitação destes indivíduos. Todo e qualquer mecanismo que gere estabilidade e acomodação vai contra o emprendedorismo. Muitos empreendedores podem falar que no período em que ele estava trabahando como empregado, devido à sua estabilidade, ele desenvolveu um empreendimento paralelo ao seu emprego, e portanto seria também um empreendedor. À este indivíduo é fácil responder: se caso o seu empreendimento fosse resultado de um esforço empreendedor com certeza ele lhe proporcionaria em seu desenvolvimento uma perspectiva de lucros superiores ao seu emprego e portanto não seria justificável a dedicação do seu tempo a algo que lhe daria menos dinheiro do que o empreendimento. Caso o seu empreendimento tenha se iniciado antes de sua aposentadoria e continuado após á ela, seu empreendedorismo terá início no momento em que seu negócio sair do estágio secundário e ganhar uma forma de iniciativa necessária, sofrendo todas as aplicações possíveis de seu esforço para torná lo essencial para sua sobrevivência.

Sendo assim é como foi dito nos três pontos básicos do empreendedor, se o empreendimento não for a sua fonte única de recursos financeiros os outros esforços necessários ao empreendedorismo não vão acontecer. A necessidade faz despertar o empreendedorismo, a acomodação determina o seu desaparecimento, mesmo naqueles que nasceram com o seu espírito.
Autor: Vagner Vieira


Artigos Relacionados


Os 6 Passos Do Empreendedor

Empreender: Atitudes E Valores De Sucesso

As Mulheres Empreendedoras E As Organizações

O Empreendedorismo Para O Desenvolvimento Da Construção Civil Na Cidade De Santos

Será Que Sou Empreendedor?

Empreendedorismo

Empreendedorismo E Plano De NegÓcios No Segmento Varejista Do Ramo De CalÇados Da Cidade De Itumbiara - Go