RCNEI de matemática: uma perspectiva para o cotidiano da criança
O processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil vem sofrendo mudanças de acordo com as constantes alterações ocorridas no campo educacional, com isso as concepções sobre a educação da criança aos poucos, vêm se modificando. A prática docente começou a ser analisada e questionada, o educador que era o centro do processo de ensino, passou a figurar como um auxiliador da educação e o aluno como ponto central da aprendizagem. Aquela aprendizagem de outrora, baseada na memorização e repetição de conteúdos, ficou para trás, a nova expectativa é promover uma aprendizagem significativa para o educando, tendo em vista, ele se tornar o próprio construtor do seu conhecimento. Em relação à matemática, temida pela a maioria dos educandos, criou-se o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, o RCNEI, visando auxiliar o trabalho docente. Assim esta pesquisa bibliográfica pretende analisar e refletir sobre esse documento e suas estratégias para trabalhar a Matemática na Educação Infantil, bem como conhecer um pouco da sua origem e da própria história da educação da criança.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Criança. Desenvolvimento. Educador. Educação Infantil. Matemática
Autor: Ruth Meireles
Artigos Relacionados
O Processo De Aprendizagem Da Criança Da Educação Infantil Através Do Lúdico
Contar Histórias Estimula A Aprendizagem Nas Séries Iniciais
A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática
O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil
A Literatura Infantil E O Referencial Curricular Nacional Para Educação Inafntil
A Importância Da Educação Física Para A Educação Infantil, Na Formação Do Aluno
A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi