AS ATITUDES DE ZAQUEU, PARA VER JESUS CRISTO



Zaqueu era o chefe dos publicanos, os cobradores de impostos para o Império Romano, frente aos judeus, povo de sua mesma origem.

"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico." Lucas 19:1-2


Imaginem a revolta que o povo judeu cultivava contra ele, que ainda por cima, era rico!

"E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura." Lucas 19:3

Zaqueu, mesmo sendo baixinho, odiado, recriminado e desprezado pelo povo, que formava uma imensa multidão à sua volta, não perdeu a oportunidade de ver quando Jesus passava.

Zaqueu queria ter um encontro com Jesus. Ele era rico e odiado, porque ele era visto como traidor por ter a função de chefe dos cobradores de impostos à favor de Roma.

Jesus não veio só para os pobres, é um ministério que não faz qualquer diferença entre as classes sociais, como vemos em outras passagens bíblicas que descrevem a interação do Senhor Jesus e o jovem rico, bem como as mulheres ricas que ajudavam a Jesus no Seu ministério.

Zaqueu era pequeno e havia um grande número de pessoas seguindo a Jesus! Certamente até os não salvos estavam ali no meio e impediam-no de ver a Jesus, devia haver até falsos profetas, mentirosos, enfim, todo tipo de gente.

A multidão nos impede de ver a Jesus, por este motivo, não se influencie com estas pessoas, não olhe para elas, fixe os seus olhos somente em Jesus, pois Jesus Cristo é o único que pode te salvar.

Os que se dizem cristãos e tem péssimos testemunhos acabam afastando os outros de Jesus, não siga-os, ore por eles.

"E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali." Lucas 19:4

Faça a sua parte para ver Jesus. Zaqueu não teve dúvida, subiu na figueira e desconsiderou todo aquele povo que ele sabia não gostar nem um pouco dele. Não se preocupou com o julgamento deles, pois tinha um objetivo maior: ver Jesus!

O Evangelho é renúncia, pague o preço. Saia da ports larga, vá pela porta estreita, da salvação. Renuncie aos enganos que os homens lidibriadores ficam plantando.

Você tem que fazer como Zaqueu, você tem que se esforçar, tem que fazer a sua parte, pois todos devem ser tratados da mesma forma, sejam elas ticos, classe média ou pobres.

Muitos que são pregadores do Evangelho se pervertem, pois acabam olhando o recurso recebido do fiel, mas isto é atitude de "picareta", quando vê o pecado dele e não diz absolutamente nada, não fala a verdade para ele para não correr o risco de parar de receber o dinheiro daquele fiel.

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente." Lucas 19:5-6

Aprece-se para largar o pecado. Desça para receber Jesus para não correr o risco de perder a sua salvação. O faraó é um exemplo tétrico, pois ele não fez isto com as rãs e estava todo incomodado com elas, mas quando perguntado pediu para que as orações para expulsá-las fossem feitas somente no dia seguinte, ou seja, passou mais um tempo com elas!

Não durma com o pecado, livre-se agora e de uma vez por todas dos seus atos pecaminosos, não deixe de jeito algum isto para amanhã! A vítima pode ser você.

"E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:7-10

Sempre vai ter alguém para apontar o dedo e falar bobagem sobre você e sobre as suas atitudes, julgando-o!

Se você veio do mundo e se entregou a Jesus e antes dessa atitude você era ladrão, drogado, traidor, alcoólatra, em resumo, fazia tudo de errado, quantos não falam o mesmo a seu respeito?

O incrédulo fala isto, mas Jesus conhece o nosso coração. Os outros, que ainda são do mundo, até podem continuar a vê-lo como um pilantra, mas o importante é como Jesus o vê, hoje, após a sua sincera entrega a Ele!

Em João 8 é mencionado o caso da mulher adúltera que foi pega no ato e que o povo queria dar-lhe pedradas. Jesus disse para que os que não tivessem pecado algum, que lhe aterassem a primeira pedra e o que aconteceu? Todos sairam, um a um, sem feri-la. Jesus poderia ter-lhe atirado a pedra, por Ele ser Santo, mas Jesus não nos condena! Ele só nos alerta dos nossos pecados para que os abandonemos e não os façamos mais, de jeito nenhum.


"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:8-9

Jesus não quer nos condenar, Jesus quer nos salvar ! Mas no dia do juízo, Ele vai aplicar a Lei e não há misericórdia, somente o juízo de Deus!


"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." Lucas 19:8

Por este motivo, hoje é o dia de Salvação! Faça como Zaqueu, mostre o seu sincero arrependimento ao Senhor, através de palavras e de atitudes. O que, diga-se de passagem, é economicamente muito complicado para um rico!

Imagine se os políticos corruptos, aqueles que são ladrões e enchem suas cuecas de dinheiro roubado, fizessem o mesmo que Zaqueu fez!

É chegada a salvação na sua casa e na sua vida! Não despreze-a mais, nem um minuto sequer!

Em Nome de Jesus.





Mônica Gazzarrini



E mai: [email protected]

"Jesus Cristo é o Senhor"
Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Qual Sua Atitude?

O TÃo Falado Baixinho

Resposta: "voce NÃo Precisa Mudar So Precisa Deixar Ele Te Mudar"

Pense E Responda Sinceramente: O Que VocÊ Espera De Deus ?

A Parte Boa

A Confissão De Pedro.

Zaqueu, O Chefe Dos Publicanos