É uma Boa Idéia Diversificar Investimentos na Bolsa de Valores?



Quando um iniciante na bolsa começa a investir, uma de suas primeiras vontades é a de comprar várias ações. Um pouquinho de PETR4 (Petrobras), um pouquinho de VALE5 (Vale do Rio Doce) e, na medida do possível, um pouquinho de tudo que parece ser mais ou menos bom. Isso se chama diversificação, ou em dito popular, colocar os seus ovos em várias cestas diferentes.

Neste artigo eu explico porque essa é uma idéia ruim.

Já dizia o grande investidor bilionário Warren Buffett: "Diversificação é uma proteção contra a ignorância, não faz nenhum sentido para aqueles que sabem o que fazer." Buffett disse isso porque ele sabe que comprar várias ações na tentativa de diminuir os riscos é ruim pois, ao mesmo tempo em que o seu risco provavelmente diminuirá, os seus lucros diminuirão também, deixando-o assim, com rendimentos neutros por prolongados períodos de tempo.

Se uma empresa falir, você perderá dinheiro com suas ações e isso é horrível. Mas se ao mesmo tempo uma empresa tiver lucros fantásticos e se tornar a nova queridinha da bolsa, os seus ganhos ficarão empatados com os prejuízos da empresa que faliu. Logo, você não perderá nada quando poderia perder mas também não ganhará nada quando poderia ganhar. É óbvio que esse é um exemplo extremo, porém a tendência é que o potencial dos seus investimentos fique totalmente diluído com o tempo.

Mas então se diversificar é ruim para lucrar bastante, o certo é não diversificar nada?

Esse é outro ponto no qual o investidor iniciante se perde com frequência. Ter apenas uma ação pode ser tão prejudicial para você do que ter 50 ações ao mesmo tempo. Na verdade, se essa única ação te der problemas, como o seu dinheiro está todo nela, seus prejuízos poderão ser fatais e suas economias? Naturalmente virarão pó. É extremamente perigoso investir numa única ação, o potencial de ganho é enorme mas o potencial de perda é total. E dessa forma também não dá para investir.

A solução para esses problemas é muito simples, fique no meio termo. Não possua ações demais e nem de menos. Lembre-se do que o Buffett disse, diversifique apenas se você não tem a mínima idéia de como investir na bolsa de valores. Se você não quer estudar e, consequentemente, não quer levar o mercado de ações a sério para poder enriquecer um dia, a diversificação te protegerá de sua ignorância. Talvez você não fique rico nunca mas pelo menos não terá que levantar 1 dedo para isso.

Por outro lado, se você quer investir racionalmente, evite de possuir muitas ações. Selecione várias (umas 20) e então, compare-as umas com as outras e fique apenas com as ações das empresas com melhores fundamentos e maior potencial de crescimento para o futuro. No final, é provável que você termine com no máximo 6 ações de alta qualidade, uma de cada setor diferente. Dessa forma, você não estará investindo muito ou pouco mas sim, na medida certa.
Autor: Mario Takashiwa


Artigos Relacionados


O Potencial Da Bolsa De Valores Brasileira Para O Futuro

É Possível Eliminar Os Riscos Dos Investimentos Em Ações?

5 Inimigos Do Investidor Da Bolsa De Valores

Eu Preciso Ser Rico Para Investir Na Bolsa De Valores?

O Investidor Iniciante Pode Ser Perdoado Se Ele Pensou Que O Fim Do Mundo Estava Próximo. Com A Crise E Os Preços Das Ações, Que Caíram Drasticamente Em Todo O Mundo, O Futuro Parecia Realmente Sombrio. Ainda Mais Com A Maioria Das Economias Desenvolvidas

O Que Você Precisa Saber Antes De Começar A Investir Em Ações

Investimentos