Acupuntura no tratamento das náuseas e vômitos da gravidez (hiperemese)



A hiperemese gravidica é uma alteração comum durante o primeiro trimestre da gestação. Frequentemente, as gestantes recorrem ao uso de anti eméticos, como zofran, plasil, dramin e meclin. Muitas destas gestantes, permanecem com náuseas e vômitos incoercíveis mesmo com o uso de medicações via oral e necessitam de internação para o tratamento endovenoso.

Segundo alguns estudos, o mecanismo de ação da acupuntura na hiperemese seria mediada pela atividade mioelétrica gástrica, pela modulação do sistema nervoso vagal e da atividade vestíbulo-cerebelar. O tratamento pode ser realizado com agulhas convencionais ou com eletro acupuntura, com duração de 30 minutos, 2x por semana. A melhora dos sintomas, geralmente ocorre em 5 a 10 sessões.

Segundo a OMS, a acupuntura é uma técnica de tratamento eficaz no controle das náuseas e vômitos da gestação. Por ser um método natural, sem a necessidade do uso de medicações, a indicação da acupuntura tem crescido progressivamente durante a gestação.

A acupuntura não provoca efeitos adversos ao feto se realizada por profissional médico habilitado, respeitando-se sempre os pontos abortivos e os abdominais em gestações mais avançadas.
Autor: Dr Decio Teshima


Artigos Relacionados


Acupuntura Melhora O Fluxo Sanguineo Para O Utero

Acupuntura Na Transferência De Embriões

Acupuntura No Tratamento Dos Ovários Policísticos

Acupuntura No Tratamento Da Oligoastenozoospermia Severa

Acupuntura E Infertilidade

A Acupuntura Na Dor Lombar

Eficiência Da Acupuntura Na Dor Lombar: Uma Revisão Bibliográfica