Seis subdivisões da fisioterapia



Fisioterapia preventiva
É a mais utilizada entre esportistas e atletas antes e após a prática de esportes/exercícios, entretanto, é benéfica para todos, pois previne o aparecimento de lesões e cuida do corpo antes de qualquer enfermidade. Consiste em diversos tipos de alongamentos, relaxamentos e exercícios resporatórios. Ajuda na correção da postura, melhora a flexibilidade da musculatura, diminui dores nas costas, pescoço, braços, ombros, dores de cabeça, indisposição, etc. Também previne insônia e ansiedade, além de poder auxiliar em tratamentos de estética.

Fisioterapia neurológica
Pouco conhecida, trata especificamente das consequências de doenças cerebrais que afetam os movimentos do corpo como esclerose múltipla, espasticidade, degeneração espinocerebelar, mal de Parkinson, entre outras. Para cada doença há uma série de tratamentos exclusivos que incluem programas regulares de exercícios para o fortalecimento muscular, aumento do equilíbrio, resistência, etc. O tratamento com fisioterapia alivia a progressão da doença e o comprometimento da complexidade dos movimentos.

Fisioterapia respiratória
Como a fisioterapia neurológica, trata de das consequências de problemas específicos, no caso, de enfermidades como bronquite, fibrose cística e efisema pulmonar. Auxilia no alívio dos sintomas e na remoção das secreções brônquicas, trabalhando na diminuição da frequência respiratória (para uma respiração mais profunda) e otimização dos movimentos da região toráxica. Foram desenvolvidas algumas técnicas especiais para esses fins, com ou sem a utilização de aparelhos, como técnicas de tosse, técnicas de expansão pulmonar, drenagem brônquica e reeducação funcional respiratória.

Fisioterapia ortopédica
Mais conhecida, dedica-se a distúrbios agudos ou crônicos no sistema músculo-esquelético. Geralmente utiliza recursos terapêuticos como eletroterapia, crioterapia, cinesioterapia, ultra som e muitos outros. Problemas como tendinite, bursite, artrose, hérnia de disco, contusões, luxações, fraturas e traumatismos são tratados pela fisioterapia ortopédica.

Fisioterapia geriátrica
Direcionada para o cuidado de idosos, a fisioterapia geriátrica empenha-se no reestabelecimento do equilíbrio e estabilidade do corpo, ajuda a manter ou aumentar a força muscular e a flexibilidade, diminuir o quadro doloroso de doenças como osteoporose, artrite, artrose, além de realizar planos de prevenção de acidentes e quedas. Como a fisioterapia preventiva, assiste o indivíduo prevenindo e tratando o sistema locomotor dos quadros comuns à idade avançada.

Além destas especialidades, há também outras dentro da fisioterapia, como a neonatológica, pediátrica, dermatofuncional (ou dermatológica), laborial (ou fisioterapia do trabalho), uroginecológica e obstétrica; desportiva; ergonômica; reumatológica; além de especialidades como acupuntura, quiropraxia, osteopatia, Reeducação Postural Global (RPG) e Pilates.


Autor: Cíntia Albuquerque


Artigos Relacionados


AtuaÇÃo Da Fisioterapia No PÓs-operatÓrio Imediato Da Cirurgia De TransposiÇÃo De Grandes ArtÉrias

Pilates

Percepção Das Gravidas Sobre Os Beneficios Da Fisioterapia No Psf - Programa De Saúde Da Família

Efeito Terapêutico Do Alongamento E Tração Manual Da Coluna Lombar Com Protusão Discal Lombar Na Fase Crônica

Análise Do Reconhecimento Da Atuação Do Fisioterapeuta Dermato-funcional Por Médicos Na Cidade De Brasília

Linea Pilates

Resenha Livro: Eletroterapia Explicada: Princípios E Prática.