O Que é História?
O homem ao ver a necessidade de explicar sua origem, nos primórdios da civilizarão, desenvolveu as mais variadas respostas para essa lacuna da humanidade.
Uma das mais conhecidas respostas para explicar o porquê da organização social que se dá de determinada maneira é o Mito. O mito variava de acordo com a região e tinha como principal função a de fundamentar o poder de reis, faraós e imperadores. A lógica mítica tinha um caráter divino, assim o poder dos governantes e todo destino de um povo, bem como a sua origem, eram determinadas pelos Deuses.
Se atualmente o mito nos parece absurdo e infundado, na antiguidade era aceito como verdade pelo povo. Ainda hoje os mitos, se bem que não com tanta influencia como no passado, prevalecem entre nossa sociedade com as mesmas características ideológicas.
Um outro modo que o utiliza para entender sua existência e a possibilidade de perpetuá-la é a história. A história como explicação da realidade tem uma relação coesa com a filosofia, pois, é a filosofia que no inicio trata do conhecimento geral.
Heródoto e, logo depois, outros historiadores gregos foram os primeiros a investigar a realidade e escreve-las para a posterioridade. Como esses historiadores não se preocupavam com uma origem atemporal ?como o mito- eles direcionavam sua atenção para os acontecimentos recentes de sua época, assim poderia tentar entender um momento histórico concreto.
A história teológica não tinha o mesmo rigor da sua antecedente devido ao fato de estar presa ao dogmatismo. No entanto, esta nova concepção é de grande influencia até nossos dias. O detentor do conhecimento era a igreja cristã que proporcionou a fusão do império romano com os chamados povos bárbaros. Como a grande massa era analfabeta e boa parte dos governantes, a igreja era encarregada de dar as respostas para explicar a realidade com seus cronistas.
O pensamento predominante era de lendas com as quais a historia se refletia na proporção dessa mentalidade. Apenas quando são publicados novos estudos no campo da geografia, e uma renovação do pensamento vigente é que é percebido na maneira de fazer história.
Autor: Alfredo Mello
Artigos Relacionados
Filosofia E Teoria Geral Do Conhecimento
O Mito E A Literatura Trabalhados Na Oralidade Da História: Brás Da Luz.
A Racionalidade Do Mito
O Que Foi A Filosofia Patrística.
História Da História: Civilização Ocidental
Nações E Nacionalismos
A Construção Do Espaço Medievo: A História Teológica