A Degradação Dos Recursos Hídricos



A degradação dos recursos hídricos

Quando pensamos em água logo nos vem à cabeça a imagem de abundancia. Os ambientes aquáticos nos servem em inúmeras e distintas finalidades, dentre algumas: o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, a aqüicultura e a harmonia paisagística.

No Brasil até 1920 - com exceção das secas do nordeste, é claro -, a preocupação com a escassez da água não representou um problema de fato.

Entretanto em meados dos anos 70 e mais precisamente nos anos 80, a população e sociedade de forma tímida começaram a despertar para um futuro problema acarretado devido à cultura do desperdício e ainda diante da idéia de ser a água um bem de cada um e infindável.

Ainda hoje podemos observar senhoras lavando calçadas e utilizando a água como se fosse uma fonte inesgotável – no passado essa imagem era uma constante. Puxemos em nossa memória e nos lembraremos de água escorrendo calcada afora, pessoas lavando seus carros e a molecada brincando com a mangueira de água. Enfim, vivíamos totalmente despreocupados com uma possível escassez da água.

Há que salientar que diante da escassez da água, os problemas de saúde, por exemplo, terão um aumento significativo. Portanto dia -a- dia devemos incorporar bons princípios no uso e destinação deste recurso e se realmente queremos um mundo habitável para nossos filhos e netos, devemos alem de fazermos a nossa parte, "cutucarmos" o vizinho, o colega, o parente de forma que uma cultura de preservação seja instalada.

Nos brasileiros temos a vantagem de dispormos de abundantes recursos hídricos, entretanto temos a desvantagem do DESPERDÍCIO.


Autor: DEGMAR AUGUSTA


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Pra Lhe Ter...

Soneto Ii

Levanta-te

O Uso Sustentável Da Água

Mulher

Eu Jamais Entenderei