Corrupção, Somos Vítimas ou Cúmplices?



Praticamente todos nós nos indignamos com a corrupção em nosso país, e logo colocamos a culpa nos políticos, taxando a todos de mentirosos, enganadores e corruptos.
Mas será que não temos uma parcela de culpa nisso tudo também?
Afinal, quem elege os políticos que estão atualmente no poder? Somos nós mesmos.
Todo povo tem o governo que merece.
Acho engraçado como as pessoas trocam o seu voto, por uma cesta básica, tijolos, areia, ou por cargos administrativos e depois criticam que esses mesmos políticos são corruptos.
Ora, se alguém oferece bens ou vantagens aos eleitores, já está antes de se eleger cometendo um ato ilegal, como se pode esperar que, depois de eleito, esse candidato irá cumprir a lei? Seria muita ingenuidade.
Mas infelizmente, muitos candidatos ainda chegam ao poder e permanecem lá, se utilizando destes métodos. Para acabar com a corrupção é necessário acabar primeiro com essa cultura clientelista. Muitas pessoas ainda tem uma idéia errada, pensando "já que os políticos são todos iguais, e não fazem nada de bom para a população, tenho que tirar algum proveito deles, pelo menos na época de campanha eleitoral".
Esse tipo de filosofia revela um princípio que está por trás de qualquer ato de corrupção: coloca-se interesses pessoais acima dos interesses coletivos. É exatamente isso que um político faz, quando desvia recursos públicos para o seu próprio bolso. É o mesmo que um eleitor faz quando dá o seu voto em troca de favores pessoais. A única diferença está no volume de dinheiro envolvido.
O combate ecaz à corrupção eleitoral, não depende apenas de leis mais rígidas, mas sim da colaboração e participação da sociedade em geral.
O fortalecimento da democracia somente será alcançado através do voto livre e consciente.

Autor: Eduardo Müller Reck


Artigos Relacionados


Investir Na EducaÇÃo É O 1º Passo Para Renovar O Quadro Politico Brasileiro

Stf Como Acreditar Na JustiÇa?

Voto Em Lista Ou Voto Distrital?

Etica Na Politica

Demôniocracia

Educação De Qualidade: Para Quem?

Compra De Votos