Gestão por Competências



Gestão por Competência


Gestão é o ato de gerir, administrar, organizar, planejar e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou uma organização. O conceito de competência está associado à capacidade das pessoas gerarem resultados para a organização.
Gramigna (2006 p.12) afirma que as primeiras investigações sobre o tema partiram de David McClelland, na década de 70 e nos anos 80 começam a serem definidas as escalas de competências, baseadas no estudo de perfis em organizações de países variados. Tais escalas incluíram indicadores de desempenho que ultrapassavam o conhecimento da tarefa: as habilidades necessárias e as atitudes favoráveis.
O detalhamento dos diversos perfis correspondentes a postos de trabalhos variados contribui para a implantação de projetos e planos de treinamento e desenvolvimento por competências, além da orientação dos processos seletivos. O autor afirma ainda que a gestão por competência torna-se um processo de enorme impacto nos resultados organizacionais e após mais de 30 anos, desde a sua gênese, vem comprovando sua eficiência.

Definição de Competências

Rabaglio (2001, p. 3) define competências como sendo "um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitam ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação".
Para Green (2000, p. 7), a palavra competência é usada de maneira diferente pelos especialistas em recursos humanos e estrategistas de negócios. Os praticantes de recursos humanos constantemente pensam em competência como uma descrição das características das pessoas, porém muitos cuidados devem ser tomados para que não se confunda competências com (CHA): conhecimento, habilidade, atitude.
Dutra (2001, p. 46) agrega ao conceito de competências a noções de entrega, afirmando que a competência pode ser compreendida como sua capacidade de entrega: "uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou empresa em que atua a ela própria e ao meio em que vive".
Atualmente, o termo competência é bastante enfatizado no modelo de Gestão por Competência. Esse modelo tem como principal objetivo o quanto a gestão da empresa está preparada para dar suporte ao desenvolvimento e uso de competências individuais e de equipes, para alcançar os objetivos que a empresa deseja.

Competências Básicas

Segundo Chiavenato (2002, p.520) as competências básicas ? na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal ? são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas. É quando um funcionário possui um alto perfil de competência e demonstra um alto desempenho para levar adiante determinadas missões.
Um dos grandes passos para se agregar novas competências nas empresas é investir em treinamentos para as necessidades atuais que a empresa se encontra. Chiavenato (2002, p.520) afirma que, "a gestão por competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e como as pessoas poderão apontar valor à empresa".
Desta forma salienta-se que não é tempo, investimento perdido a questão da formação de pessoas. As empresas precisam ter paciência para ver o investimento vir da forma em que eles almejam.

Autor: Viviane Pereira Silva


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