Avaliação de Desempenho



Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho significa utilizar métodos e técnicas para avaliar e reconhecer de forma justa e transparente aqueles colaboradores que se destacam por trabalhar com qualidade; ou seja, com pontualidade, zelo e dedicação, além de se posicionarem de forma solidária com os colegas e alinhada com os objetivos e necessidades da empresa em que trabalham.
Pontes (2008, p.15), diz que a partir das décadas de 80 e 90 do século passado, as empresas se defrontaram com uma crise ao enfrentarem um mundo dos negócios mais hostil e de mudanças mais rápidas. O autor ainda afirma que a globalização da economia impôs a busca da competitividade nas empresas, sob pena de não sobreviverem.
Segundo pesquisas feitas pelos autores na década de 80 a avaliação de desempenho estava esquecida pelo meio organizacional, devido às inúmeras controversas ocorridas pela implantação das metodologias inadequadas das necessidades organizadas pela empresa num todo. Por isto muitas organizações foram à falência. Partindo deste ponto a avaliação de desempenho passou a ser primordial para o sucesso das empresas.
Para avaliar o desempenho de um colaborador precisa-se não somente pensar em salário, mas no desenvolvimento individual e organizacional possibilitando através da mensuração do desempenho tomar decisões quanto a promoções, ajustes salariais e treinamento para o alcance dos resultados. Pontes (2008, p. 26) afirmam que a Avaliação de Desempenho:

É uma metodologia que visa, continuamente, a estabelecer um contato direto com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumos, quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos.

Para avaliar o desempenho do funcionário é necessário analisar vários indicadores, tais indicadores de desempenho estão relacionados com o esforço individual.
Chiavenato (2002, p. 324) define Avaliação por Desempenho como uma apreciação sistêmica do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. A avaliação de desempenho presta-se ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação.

Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho significa utilizar métodos e técnicas para avaliar e reconhecer de forma justa e transparente aqueles colaboradores que se destacam por trabalhar com qualidade; ou seja, com pontualidade, zelo e dedicação, além de se posicionarem de forma solidária com os colegas e alinhada com os objetivos e necessidades da empresa em que trabalham.
Pontes (2008, p.15), diz que a partir das décadas de 80 e 90 do século passado, as empresas se defrontaram com uma crise ao enfrentarem um mundo dos negócios mais hostil e de mudanças mais rápidas. O autor ainda afirma que a globalização da economia impôs a busca da competitividade nas empresas, sob pena de não sobreviverem.
Segundo pesquisas feitas pelos autores na década de 80 a avaliação de desempenho estava esquecida pelo meio organizacional, devido às inúmeras controversas ocorridas pela implantação das metodologias inadequadas das necessidades organizadas pela empresa num todo. Por isto muitas organizações foram à falência. Partindo deste ponto a avaliação de desempenho passou a ser primordial para o sucesso das empresas.
Para avaliar o desempenho de um colaborador precisa-se não somente pensar em salário, mas no desenvolvimento individual e organizacional possibilitando através da mensuração do desempenho tomar decisões quanto a promoções, ajustes salariais e treinamento para o alcance dos resultados. Pontes (2008, p. 26) afirmam que a Avaliação de Desempenho:

É uma metodologia que visa, continuamente, a estabelecer um contato direto com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumos, quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos.

Para avaliar o desempenho do funcionário é necessário analisar vários indicadores, tais indicadores de desempenho estão relacionados com o esforço individual.
Chiavenato (2002, p. 324) define Avaliação por Desempenho como uma apreciação sistêmica do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. A avaliação de desempenho presta-se ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação.

A Avaliação de Desempenho tornou-se uma prática padrão em muitas empresas nos últimos anos e atualmente está sendo adotada por muitas outras, muitas vezes como um importante recurso de programas de desenvolvimento gerencial.
Victor (1997, p. 163) diz que a Avaliação de Desempenho é elaborada para atender a três necessidades, uma da organização e duas do indivíduo. São elas:

Fornecer julgamentos sistemáticos que justificam aumentos salariais, promoções, transferências e às vezes rebaixamentos e demissões.
É uma forma de dizer a um subordinado como ele está se saindo e sugerir mudanças necessárias de comportamento, atitudes, habilidades ou conhecimento da função; permitem que o subordinado tome conhecimento da posição que ocupa na opinião do chefe. São usadas como base para instruções e aconselhamento do indivíduo por setor.
Portando, uma avaliação de desempenho aplicada de forma correta, ajuda a organização em todos os pontos de seu crescimento profissional de seus colaboradores. A avaliação de desempenho individual é o processo em que se analisa o comportamento da pessoa em relação ao cargo que exerce. A Avaliação de Desempenho constitui um meio para desenvolver os recursos humanos da organização, pois, segundo Gil (2009, p.149) os dados obtidos por ela permitem: a) Definir o grau de contribuição de cada empregado para a organização; b) Identificar os empregados que possuem qualificação superior para o cargo; c) Identificar em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos empregados; d) Obter subsídios para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos; e) Obter subsídios para remuneração e promoção; f) Obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios.

Tipos de Avaliação

Costa (2002, p. 76-80) diz que existem quatro tipos de avaliação de desempenho que são elas:
a) Foco na aferição de potencial: é realizada para respaldar promoções principalmente em níveis gerencias.
b) Foco na análise comportamental: realizada, com freqüência, com os principais gestores das companhias. O ponto de partida é a identificação dos comportamentos de liderança que a empresa pretende estimular e que traduzem seus objetivos e valores.
c) Foco no desenvolvimento profissional: observando a dinâmica do trabalho nas organizações, fica nítida a existência de pessoas em diferentes estágios de desenvolvimento profissional. É uma avaliação de 360° e tem sido uma prática cada vez mais freqüente nas organizações.
d) Foco na realização de metas e resultados: consiste na tentativa de depreender o esforço a dedicação dos profissionais na execução do trabalho.
As avaliações fazem parte do dia a dia de qualquer organização, sendo necessárias para averiguar a correção das ações organizações e identificar as necessidades de revisão e melhoria. A importância das avaliações está no subsídio à decisão gerencial, com base em critérios definidos como legítimos pela organização e pelos profissionais.

Autor: Viviane Pereira Silva


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