Como lidar com o sofrimento



Sabemos que o sofrimento atinge a todos. Cristão ou não, todos passam por situações frustrantes, decepções, doenças, medos, dificuldades, opressões. Portanto, sábio não é o que não sofre (isso não existe!), mas o que sabe LIDAR com o sofrimento, e que extrai pepitas de ouro da caverna escura. Mas, afinal de contas, o que é o sofrimento e pra que ele serve? Vejamos algumas definições:

1.Dicionário Aurélio - Dor física ou moral / tormento, amargura / Desgraça, desastre

2.Freud ? Tenho medo do sofrimento. Evito ele ao extremo e, portanto, evito viver novidades, coisas desconhecidas, aventuras, prazeres que podem trazer conseqüências ruins (apaixonar-se de novo, etc). Não arrisco por medo de sofrer.

3.Friedrich Nietzsche ? O sofrimento não tem menos sabedoria do que o prazer. Não fujo ou evito o sofrimento, chegando até a procurá-lo, porque nele encontro meus maiores momentos de satisfação e produtividade. Mas não gosto disso em mim. Gostaria de ser forte para combatê-lo. Mas, mesmo não gostando, sou mais completo e até feliz quando sofro. Exercito um heroísmo digno de glória quando sofro.

4.Matias Aires ? Gosto quando as pessoas me admiram e respeitam meu sofrimento. Isso alimenta minha vaidade, o que faz com eu persista em sentir a dor que me corrói. É o "coitadismo" que sustenta minha auto-estima.

5.Anatole France ? Devemos ao sofrimento tudo o que é bom em nós, tudo o que dá valor à vida, todas as virtudes. Sofrer nos enobrece e engrandece. É "bonito" sofrer.

6.Cesare Pavese ? Sofrer para nada serve.

7.Cristão ? O sofrimento me prova e me faz obediente às decisões do Pai. Deus usa o sofrimento para me firmar Nele. A perseverar na fé em Cristo independente da situação.

No sofrimento me lembro que sou servo e não o Senhor. Me obrigo a negar o meu EU, permitindo que Cristo viva e opere em mim. Sou submisso ao Senhor mesmo sem receber todas as explicações, a exemplo de Jó.

Quando o sofrimento aparece, devo ser tomado por um sentimento altivo e ousado de fé convicta, crendo que Deus me livrará ou me ensinará a suportar o "espinho na carne" com alegria, apenas por Sua Graça. Isso deve bastar!

Também procuro me alegrar, pois a tormenta prova que Deus me aceita como Seu filho e está atuando em mim. A esperança da vida eterna e o servir a Deus e ao próximo devem ser a minha motivação de vida. Nosso modelo é Jesus. Nossa verdadeira vida não é esta, mas a que está escondida (reservada) com Cristo em Deus.

Base bíblica:
I Pedro 5:10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (alicerçar).

Tiago 1:2/4 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Deuteronômio 8:2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

Colossenses 3:3/4 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

A Conclusão
Entendemos o sofrimento de forma completamente errada! Achamos que é uma coisa ruim, quando na verdade ele é altamente benéfico para os que receberam Jesus. O cristão que ASSIMILA essa verdade e a pratica como estilo de vida experimentará o melhor de Deus, nesta e na próxima vida. Enquanto resistimos, continuamos no deserto, como o povo hebreu, andando em círculos.

Nossa alegria não está na ausência de dor ou na própria dor, mas no aperfeiçoamento e aprendizado conquistados na batalha, e o engrandecimento da pessoa de Cristo em nós. Aprendemos a encarar as novas provas sabendo que a vitória é certa, ainda que demore e que Deus fará do seu jeito, pois cremos ser o melhor pra nós.

Atenção!!!
Existe uma ponte entre o sofrimento e o aprendizado. A dor em si mesma não enriquece, mas a conseqüência de aprendizado dela sim. Uma ponte leva o medo à coragem, a falta de fé à renúncia, o ódio ao amor.

Exercite descrever as 5 piores e as 5 melhores experiências de sua vida e identifique quais "pontes" construiu ou devería ter construído. Por dois motivos: 1) Porque, mesmo sem perceber, elas influenciam nossas atitudes cotidianas, nosso relacionamento com Deus, conosco, com família e sociedade 2) Nossas experiências devem ser distribuídas em vida a quem amamos, e não morrermos com elas. De que vale o conhecimento enterrado?

Jesus te ama!
Autor: Robson


Artigos Relacionados


Perseverança

Dor E Amor, O MistÉrio Da Vida

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Textos Escritos Por Priscilla Machado - Participantes Da Natureza Divina

Amor Felicidade

Novo Testamento, A Nova Aliança De Deus Com A Humanidade.

Caminhada Dificil