A MISSÃO DIVINA COMO FUNDAMENTO DA FILOSOFIA DE SÓCRATES



Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Filho de um escultor chamado Sofronisco e de uma parteira, Fenareta, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos e aprendeu a cultura dos jovens atenienses, como a música, a ginástica e a gramática.
As ideias de Sócrates são conhecidas por meio das obras de seus discípulos, tais como Platão e Xenofonte, ou de seus opositores, como Aristófanes, pois ele não deixou registrado o seu pensamento.
Sócrates convenceu-se de sua missão por volta dos 38 anos, no momento em que seu amigo Querofonte consultou o oráculo na cidade de Delfos, em Atenas, no templo dedicado ao deus Apolo, para saber se havia alguém mais sábio que Sócrates e a Pítia ao formular o oráculo respondeu que não.
Por não duvidar da pertinência da intervenção divina, Sócrates passou a averiguar e refletir quanto ao fundamento presente na resposta dada pela sacerdotisa do templo. A partir de então, Sócrates assumiu a filosofia como uma missão divina que havia sido concedida pelo deus de Delfos. Dessa forma, sua atividade filosófica assumiu uma dimensão religiosa. Sócrates não se recusou a assumir sua missão para não ser culpado de desobediência à divindade. No entanto, vale ressaltar que desde a infância Sócrates agia inspirado por uma voz restritiva que intervia em suas ações, denominada daimon3, este era o sinal divino que se manifestava a ele.
Sua missão consistia em dedicar todo o seu tempo a andar pelas ruas da cidade dialogando com as pessoas, conduzindo-as a justificação dos seus conhecimentos e fazendo-as perceber a necessidade de dar mais importância ao cuidado com a alma do que com os bens materiais, proporcionando que os seus concidadãos adquirissem o conhecimento de si mesmos.
Autor: Valeska Nogueira De Lima


Artigos Relacionados


Platão

Textos Traduzidos (parte I)

Maieutica

Pensamentos De Sócrates Para Entender Platão

A Virtude Socrática

Relação Entre O ''conhece-te A Ti Mesmo'' E O ''cuidado De Si''

Coçando O Saco Alheio