Tecnologia e Educação








SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE BRAGANÇA


Quem sou como Professor e Aprendiz?

As tecnologias de informação e comunicação ? TICs trazem contribuições a uma prática de aprender mais prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de aprendizes capazes de usar os conhecimentos para resolver os problemas que surgirem. Por trata-se de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é de suma importância eles servem não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam.
Neste contexto paro para um questionamento, qual o papel da escola frente às novas tecnologias? Acredito que a escola deve está preparada com sua proposta pedagógica e inserir em seu currículo o uso das tecnologias como ferramentas de interação e produção da aprendizagem. Este é o ponto chave para que a escola caminhe para o futuro.
Outro ponto importante é a capacitação dos professores para o uso adequado das TICs, são vários os relatos de educadores na hora de usar as tecnologias e com elas desenvolverem uma aprendizagem eficaz dos alunos,
Com isto, venho buscando me capacitar cada vez mais para entender e utilizar em minha prática as tecnologias disponíveis na escola em que trabalho, haja vista que faço Especialização em Mídias, e estou no curso de 100h Aprendendo e Ensinado com as TICs, ou seja, creio que esses cursos e outros, servirão como formação mais adequada sobre o uso da TICs no processo de aprendizagem, assim me torno mediador e aprendiz dos conhecimentos veiculados por essas tecnologias.
Partindo desse contexto faz-se necessário refletirmos na formação do professor, pois segundo Beth Almeida (2008) 1
Em primeiro lugar, no Brasil, todos os programas voltados para TICs na educação têm essa preocupação de capacitar os professores. Mais do que permitir o acesso à tecnologia, os programas trabalham a preparação dos educadores. E isso é uma questão de longo prazo, porque a formação se dá ao longo da vida, tem que ser continuada e voltada para a própria prática.
Assim é importante estarmos cada vez mais atento as mudanças na sociedade e fazer da nossa prática uma via de acesso aos conhecimentos produzidos em interação com o meio que vivemos e a realidade dos nossos alunos. Nessa interação devemos ser mais criativos possível e também estimular a criatividade no alunado, assim teremos uma aprendizagem mais prazerosa no momento atual em que as TICs e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase a questão da autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos)


Fonte: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio

Autor: Jocsan Pires Silva


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