Já Pensou Em Desistir?



"Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre." Romanos 12.12

Alguma vez em sua vida você teve vontade de desistir de tudo e dar um grito bem forte de tão estressado que você estava? Ou por acaso você já foi vítima de algum problema que tirou o seu sossego? O fato de você ter ficado absorvido pelo problema e angustiado, o ajudou a resolvê-lo?

Diante dessas perguntas e de suas possíveis respostas, aprendi que muito íntima é a relação existente entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro certamente se ressente. Sabe-se que o estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. A medicina assevera que muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental como: desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, falta de perdão etc.

Depois de passar por momentos de grande tribulação, hoje, percebo que quando me concentrava em meus problemas perdia o ânimo para lutar e me via às vésperas de uma terrível depressão. Hoje, percebo que a humanidade caminha para o mesmo problema. Isso me lembra os discípulos de Jesus passando por uma terrível tempestade relata no Evangelho de Lucas 8. 22-25:

"Certo dia Jesus entrou com seus discípulos num barco e disse: - Vamos para o outro lado do lago. Então eles saíram. Enquanto estavam atravessando o lago, Jesus dormiu. Um vento muito forte começou a soprar sobre o lago, e o barco estava ficando cheio de água, com grande perigo para todos. Aí os discípulos chegaram bem perto de Jesus e o acordaram dizendo:
- Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!
Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo. Então disse aos discípulos:
- Onde está a fé que vocês têm ?
Mas eles estavam admirados e com medo e diziam:
- Que homem é este ? Ele manda até nos ventos e nas ondas, e eles obedecem!"


Mas o que fazer nos momentos de angústia, tristeza, solidão, raiva etc? Talvez essa não seja somente a sua pergunta, mas a de muitos que passam pelo "fogo da provação".

A grande verdade é que não existe uma fórmula mágica ou receita pronta, entretanto, quando nos centramos em nós mesmos e em nossos problemas, não abrimos espaço para nossos semelhantes estamos adentrando no perigoso caminho do egoísmo. O alívio imediato pode advir de uma simples, porém, abscôndida palavra: FÈ.

Sabe-se que a maioria dos discípulos de Jesus era de pescadores experientes e certamente já haviam sofrido terríveis tempestades no mar. Dessa vez, porém, achavam-se impotentes e sentiram até medo como também acontece conosco. Quantas vezes você tentou em vão, sozinho, vencer uma tempestade ou passar pelo fogo da provação, até descobrir que não poderá vencê-los. É nesse momento que a palavra FÈ deve entrar em ação. Deve-se fazer uso das promessas de Deus para nossas vidas:

"Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão." Isaías 43.2

A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso, pode dizer a ele: "Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti." Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada." Salmo 91. 1-7

"Lembre da minha ordem: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!" Josué 1.9

"e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." Mateus 28.20


E o meu preferido:

"Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro." Romanos 8.18

Use daquilo que o próprio Deus deixou para você: Suas preciosas promessas. E saiba que ainda que você ande pelo vale da sombra da morte, não tenhas medo, pois Deus está contigo sempre!


Autor: Pastor Michael Condé


Artigos Relacionados


Meu Céu Azul Virou Tempestade

Você Já é.

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

Paz Na Tempestade

Você Sente Medo?

Escuta-me

A Quem Você Pensa Que Está Enganando