Educação Inclusiva no Ensino Regular



INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda a inclusão das pessoas com deficiência, enfocando especialmente a deficiência visual e seu acesso digno a educação na Escola Municipal Profª. Maria Gorete de Carvalho Macedo, município de Upanema/RN. Para conhecermos melhor os problemas enfrentados pelo educando portador de deficiência visual foi feita uma entrevista em caráter informal, bem como uma análise documental compreendendo da leitura de artigos, livros, pesquisas na internet, etc. que permitiu uma melhor compreensão da realidade do deficiente visual, ainda pesquisamos questões peculiares ligadas a esse grupo, de modo a garantir maior efetividade nessa inclusão, ou interação. Estabelecendo o paradoxo existente entre educação e educação adequada, objetivando analisar os aspectos inclusivos necessários para uma correta inclusão de pessoas com deficiência visual.
O titulo, Educação Inclusiva no Ensino Regular, faço uma abordagem sistematizada que divide-se em três seções:
Na primeira seção, denominada de Educação inclusiva e a formação de professores, relato sobre a importância do profissional no processo de inclusão das crianças com deficiência na sala de aula comum, bem como do comprometimento dos mesmos para com a educação inclusiva, objetivando assim a formação do ser humano apto a atuar na sociedade mesmo com suas limitações.
Na segunda seção, A inclusão da criança deficiente na escola regular, faço uma abordagem sobre o compromisso da escola com a educação inclusiva, partindo principalmente da sua estrutura física, seguindo para a elaboração de competências que envolva toda a comunidade escolar para que venha a se tornar uma escola inclusiva.
Na terceira seção, Inclusão de pessoas com deficiência visual na Escola Maria Gorete, faço uma análise reflexiva a partir de uma entrevista feita com um aluno portador de deficiência visual que freqüenta a sala de aula na escola comum, faço um paradoxo frente às dificuldades enfrentadas pelo educando e os recursos metodológicos que são trabalhados no seu processo de aprendizagem.
A inclusão social certamente tem sido um dos grandes desafios do mundo globalizado, gerando conseqüências multidisciplinares. A redução das desigualdades em nossa sociedade é tema que ganha relevância nas diversas pesquisas cientificas, afinal, devemos pensar em uma sociedade realmente inclusiva e que prestigie cada dia mais a inclusão dos grupos. Incluir na educação básica a pessoa com deficiência visual merece um olhar mais atento, mais minucioso, em face da possível rejeição do grupo para com essa pessoa, e assim, não podemos imaginar uma inclusão meramente ilusória, isso é apenas colocar essa pessoa em meio aos outros, e deixar fluir naturalmente sua interação. Assim, a inclusão é uma possibilidade que se abre para o aperfeiçoamento da educação escolar e para o beneficio de todos os alunos com e sem deficiência. Depende, contudo, de uma disponibilidade interna para enfrentar as inovações e essa condição não é comum aos sistemas educacionais e aos professores em geral.
Autor: Kalenia Lígia


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