JUROS, O INIMIGO OCULTO



JUROS, O INIMIGO OCULTO

Inúmeras vezes nos vemos caindo na mesma cilada do crédito fácil: "Compre agora e pague somente com seu 13º"; "Compre com taxa de juros zero"; "Compre, compre, compre".
E saímos por aí comprando sem qualquer planejamento, como consumidores que somos não pensamos em mais nada, sequer paramos para calcular o quanto o que estamos adquirindo custará de fato no término do pagamento. Levando em conta o fator de comprar um produto a prazo e achar que estamos tendo lucro com isso, esquecemos ainda de que essa parcela comporá nossa despesa mensal.
E onde entra o juros nesta história?
Ele está ali, oculto, embutido nas parcelas do bem ora adquirido, muitas vezes consumindo grande parte do nosso tão suado dinheiro, o problema é que sabemos disso e mesmo assim não o evitamos. Mas porque isso acontece com a maioria dos brasileiros? Acontece porque somos consumidores imediatistas, queremos tudo na hora, não sabemos esperar. Claro, é muito gostoso sentir o cheiro de carro novo na garagem, com tudo impecável, confortável e brilhante, contudo, é muito mais prazeroso entrar neste mesmo carro sem a presença indesejada de um carnê robusto no porta-luvas com parcelas ainda mais indesejadas levando nosso dinheiro embora. Mas como evitar isso, em um país onde comprar faz parte da "felicidade" da maioria das pessoas? A resposta para o sonho não virar pesadelo é simples: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.
Quando a gente quer alguma coisa lutamos incessantemente por ela, seja o que for, casa, terreno, carro, viagem etc, não é mesmo? Mas não damos conta do quanto somos apressados e ansiosos em relação a isso, é nessa hora que devemos nos acalmar e partir para 4 perguntas básicas e infalíveis : Eu preciso disso? Se responder sim, vá para a próxima pergunta: Eu tenho dinheiro para comprar? Se sim, vá para a terceira: Tem que ser agora? E a última: Esse é o melhor preço que consigo? Se não passou da primeira pergunta, esqueça. Não compre. Essa fórmula evitará fazê-lo pagar juros e o ajudará a fazer uma boa compra, pode ter certeza. Haverá um momento melhor para tal e então compreenderá que se esperar um pouco, dá para conseguir muito mais do que está desejando naquele momento, e melhor ainda, sem pagar juros.

Silvio Medeiros
Contabilista e Educador Financeiro
Autor: Silvio Medeiros


Artigos Relacionados


Juros Simples E Compostos

Dicas Para Comprar O Enxoval

Ficou Mais Fácil Se Livrar Daquele Usado Na Sua Garagem.

Compre Via Internet Com Segurança

Duas Maneiras Fáceis De Poupar Para Comprar Sua Moto

Roupas Para Comprar

Contratos De Financiamento Habitacional ? "minha Casa, Minha Vida"