A educação em foco: tensões e perspectivas
Vivemos em uma sociedade marcada por conflitos, contradições, miséria social e analfabetismo onde, no ideário dos educadores, cada vez mais se torna nítida o predomínio dos aspectos pedagógicos e metodológicos, em detrimento do filosófico-político.
Com isso, observa-se a crise na qual "a educação, ou melhor, a escola" se encontra. Pois, os professores na sua maioria insatisfeitos e desorientados não conseguem identificar com clareza o verdadeiro valor e o papel da escola hoje na sociedade brasileira.
Diante deste cenário, constata-se que a "crise da escola" se manifesta através de múltiplas dimensões, entre elas cabe destacar a falta de sentido para o estudo por parte dos alunos. Portanto, o mito da mobilidade social através da escola está em decadência, já que os alunos, de um modo geral, continuam sem saber o "para quê estudar", logo não vislumbram mais um futuro promissor pela via do diploma.
Sucateada ao longo dos anos por políticas irreverentes de governo, a Educação entra em constante contradição deixando os educadores confusos. Se por um lado, existe um discurso cada vez mais crescente em relação a valorização da escola, por outro, presenceia-se a falta de compromisso e valorização da educação quando o MEC se mostra preocupado mais com os índices de avaliação do que com a condição objetiva de trabalho do professor.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que se vai dando a crise do paradigma tradicional da função da escola vista como ascensão social, hoje se chega a um ponto, em que algumas instâncias como: a família, a igreja e a sociedade transferem para a escola a função de formar o homem integral. Em tese, "a produção do homem" cabe a civilização como um todo fazer.
Um outro fator presente na crise de sentido é no que diz respeito ao papel desempenhado pelos educadores na transformação da realidade. Haja vista, que as práticas destes profissionais muitas vezes não condizem com o seu discurso. Sendo assim, torna-se urgente a necessidade de os professores resgatarem o sentido do seu trabalho para pensar seriamente sobre a sua prática.
Por fim, Vasconcellos evidencia a importância da escola enquanto espaço de socialização, humanização e crítica. Ressaltando que a escola precisa contribuir para a formação do sujeito crítico, com capacidade de refletir, julgar e tomar decisões, compreender e transformar o mundo que o cerca. É preciso resgatar o sentido da escola.
- VASCONCELLOS, Celso S. Finalidade da escola: novos olhares, a partir da crise dos paradigmas. Revista Dois Pontos: teoria e prática em educação. Belo Horizonte: Editora Dimensão, nº. 04, 1997.
*Pedagoga e pós- graduada em Política do Planejamento Pedagógico.
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Autor: Alcicleide Araujo De Jesus
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