CULTURA POLÍTICA E CULTURA NO ESTADO NOVO





Ângela de Castro nos fornece uma importante reflexão do estudo de casos, ao demonstrar como utilizar as noções de cultura-histórica, cultura-política, memória e passado.
Um trabalho que visa utilizar a teoria para investigar o passado nacional brasileiro, onde envolve uma memória coletiva; utilizando o Estado Novo como principal fonte para se compreender uma cultura política que se estende de 1941 a 1945.
Podemos notar que a cultura história extravasa a historiografia, pois como afirma Lins uma coisa é a produção historiográfica e outra é a história vivida no cotidiano.
O Estado Novo volta-se a questões sobre política cultural empreendidas por órgãos governamentais uma relação intima com os projetos políticos então no poder.
Ângela se deteve na seção intitulada "Brasil social", intelectual e artístico onde se localiza os debates e artigos que descrevia o passado nacional, seus atores e seus momentos decisivos, segundo o olhar dos articulistas.
Na análise de Ângela de Castro a cultura-histórica e cultura-política estão intimamente relacionadas e ao mesmo tempo interferem e influenciam diretamente na produção da "historiografia" e no "ensino de história".
Voltando ao texto podemos afirmar que o Estado Novo era uma necessidade e Getúlio Vargas busca estruturar e tornar forte o Estado Novo. Preocupando com uma história nacional, que abandona a história regional, se aprofundando na busca da hegemonia da história brasileira. Os historiadores terão uma grande contribuição na construção da história e da cultura brasileira.
Diante de tal ideia notamos que Ângela se preocupa com a representação do passado, algo construído diante da "cultura-política" e da "cultura-histórica" vivida na contemporaneidade da sociedade brasileira.


Autor: Dhiogo José Caetano


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