Relato de atividades utilizando o computador e o software HagáQuê como ferramentas educativas



A introdução do computador na Educação tem provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino-aprendizagem, visto o grande número de softwares e aplicativos que são produzidos voltados para esta área.
Segundo o Prof. José Armando Valente, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação ? NIED da UNICAMP, estas modalidades estão tomando novo rumo: "o uso da tecnologia não como "máquina de ensinar" mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino".
Com base nas dificuldades de um iniciante, tanto no uso do computador quanto no domínio da língua escrita e, das atividades realizadas em sala de aula, surgiu a proposta da criação de um editor de histórias em quadrinhos, o HagáQuê. (Fonte:http: //www.nied.unicamp.br/~hagaque/).
Este software é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Tem como proposta facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador.
A criança desenvolve sua imaginação utilizando figuras, sons, onomatopéias e uma variedade de recursos simples e fáceis de manusear, tornando a história em quadrinhos uma atividade divertida, capaz de auxiliar o aprendizado da língua escrita e favorecer a interdisciplinaridade.
Para a utilização e download desta ferramenta, ou obter maiores informações sobre o software HagáQuê visite o site www.hagaque.cjb.net.
A História em Quadrinhos constitui-se em um recurso excelente que une imagem e texto para trabalhar a linguagem. Mesmo não sabendo ler, a criança consegue fazer a "leitura" de uma história. O fascínio pela imagem pode fazer com que as crianças, ainda não alfabetizadas compreendam um texto pela simples observação da seqüência de imagens. Ao mesmo tempo, esta ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos por alunos já alfabetizados ou com maior grau de instrução.
No primeiro contato para a produção de história em quadrinhos utilizando o computador como ferramenta, o aluno não utilizará todos os recursos de uma HQ. O objetivo é que ele vá interagindo com os recursos gradativamente e deixando à tona sua criatividade e liberdade de expressão. Não raro nos deparamos com situações em que, a partir de uma sugestão, os alunos criam, não somente páginas, mas, pequenos livros entusiasmados pela capacidade de escrita e criação.
Relata-se a seguir, algumas atividades desenvolvidas utilizando tal ferramenta educativa, motivo de entusiasmo entre os alunos e professores e que vale a pena compartilhar.

No Laboratório de Informática, alunos de Ed. Infantil criam histórias coletivas no HagáQuê. Dispostos em círculo, através de uma conversação inicial, os alunos escolhem um tema a ser trabalhado.
A Professora do Laboratório demonstra através do uso do projetor multimídia, figuras de desenhos para pintar, coletados previamente na Internet. As crianças escolhem uma figura, que é acrescentada a História em quadrinhos a ser construída.
As frases são discutidas, orientadas pela Professora da série e após escolhidas, são digitadas de acordo com a figura em questão. São construídos em média oito quadrinhos, contendo o título, o desenvolvimento da história e seu desfecho final.
Em algumas histórias os alunos optam por não fazerem um final coletivo e sim, cada um criar o seu próprio. Após, é impressa uma cópia, que será xerocada para todos os alunos pintarem e colarem no caderno de aula.


Com séries iniciais de 1º e 2º ano, cada aluno constrói sua própria história no computador a partir de um tema central, definido previamente em aula. As figuras utilizadas na história em quadrinhos são pesquisadas na Internet e salvas em pastas da turma. Durante a execução da história estas figuras são importadas, acrescidas aos cenários e textos criados pelos alunos. Em algumas situações, como exemplo os meios de transporte, os alunos acrescentam sons gravados às histórias.
Após a confecção das HQ pela turma, com o auxílio do projetor multimídia os alunos apresentam suas produções aos colegas de forma criativa e divertida. Faz-se importante também, imprimir tais produções, para que possam explorar melhor as histórias construídas por eles. Ao ter suas histórias em mãos, os alunos têm a oportunidade de socializá-las com seus colegas e familiares. Pode-se também, mostrar e divulgar o resultado destes trabalhos através de um gibi coletivo produzido pela turma ou postagens no Blog do Colégio.

Em outro momento, fazendo parte do Projeto sobre reciclagem e meio ambiente, alunos de 3º ano assistiram o vídeo "Picolé, Pintinho e Pipa", no site http://www.portacurtas.com.br , e fizeram a transcrição do filme em forma de HQ.

Alunos do 4º ano trabalharam em Ciências o tema "Importância da água" em aula. No Laboratório de Informática, a partir da história em quadrinhos já iniciada no site http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/quadrinhos.htm puderam dar sua contribuição criando o desenvolvimento e a finalização para a história em quadrinhos proposta pela turma do ChuáChuá. A seqüência da história foi compartilhada por todos através de um painel fixado no Laboratório de Informática.

A cada nova história produzida pelo aluno, o Professor percebe os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia, elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção. O aluno, por sua vez, explora os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais, aprimorando a oralidade e a escrita de forma lúdica e prazerosa. O HagáQuê e o computador neste contexto se tornam ferramentas facilitadoras e complementares a este trabalho contribuindo para o efetivo processo ensino-aprendizado.

Autor: Graciela Tonin


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