PROJETO INTERBLOG



Disciplina: Pesquisa e saber docente
Turma RO07PSD 2010
Atividade individual
Mediadora: Mônica Menezes de Souza
Cursista: Eliane Juceli Vicensi Obugalski
Tema:
2. Experiências de uso educacional de Ferramenta Web 2.0
Pergunta de partida:
Como alunos e professores reagem quando utilizamos BLOG em benefício pedagógico?
Tipo de trabalho escolhido entre as opções:
Montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido em sala de aula
O Projeto de pesquisa com o uso de Blogs para fins pedagógicos é experiência que será realizada na E.E.E.F.e M.Oswaldo Piana na turma do 1º ano do Ensino Médio, conforme aceitação, futuramente será estendida para novas turmas.
Nome do projeto: Interblog
Área de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia,História e Arte.
Objetivo Geral:
Incentivar a leitura e escrita dos alunos promovendo autonomia, criatividade a interação entre: professores, alunos, pais e seguidores do Blog colaborativo, oportunizando a utilizar as tecnologias de maneira produtiva e significativa.
Objetivos específicos:
*Construir novos conhecimentos onde o aluno seja autor e co-autor de seu aprender;
*Promover a interação com experiências inovadoras;
*Conscientizar que o Blog é uma ferramenta da Web 2.0 que necessita de cuidados mais específicos quanto à escrita para postagem;
*Utilizar o computador em benefício da aprendizagem dando oportunidade para expressar sentimentos, opiniões e formular críticas;
*Aprender como utilizar Blog, postagem de fotos, vídeos, textos entre outros.
*Apreciar e exercitar a escrita e seu valor social;
*Realizar concurso de Blog entre os grupos.
*Apresentar o produto final em um Evento Escolar de concurso.
Justificativa:
Observando a falta de interesse dos alunos no quesito leitura e a desenvoltura dos mesmos em utilizar o computador e a internet como entretenimento, surge a ideia promover a construção de Blog Colaborativo, onde poderão desenvolver e aprimorar a escrita, a leitura, consequentemente a interpretação. Sou professora de matemática (hoje atuo como formadora do Gestar I e II) e noto a grande dificuldade da maioria dos alunos na interpretação das situações problemas proposta por professores. É preciso inovar nossa prática pedagógica e diante das novas possibilidades temos as multimídias a nosso favor para aumenta as possibilidades de compartilhar informações de forma criativa e prazerosa.
Público alvo:
1º ano do Ensino Médio
Tempo de duração:
Por ser necessário resultados rápidos, devido ao TCC, pretendo implantar e executar o projeto no período de 15 à 20 dias.
Desenvolvimento
1ª Etapa
*Apresentação do projeto para os professores envolvidos e alunos;
*Rede de ideias alunos e professores: enfatizando a importância das tecnologias em especial a ferramenta da Web 2.0 o Blog, pontos positivos e negativos; o valor social da tecnologia e outros; ( em sala de aula)
*Formação de grupos para a construção e escolha do nome dos Blogs e definição dos temas com autonomia dos alunos;
*Escolha de um professor orientador para cada grupo o qual fará o acompanhamento e revisão das futuras postagens;
*Informação de concurso de Blog entre os grupos com premiação.
2ª Etapa
No laboratório da informática o professor estará mediando e intervindo para:
*Visitar alguns Blogs já existentes observando a estrutura de cada um;
*Orientar passo a passo a forma de criar o Blog; (abrir conta e postagem de fotos, texto, vídeos e outros de acordo o tema escolhido por cada grupo)
3ª Etapa
*Os orientadores promoverão um momento de troca de experiências entre os grupos;
*Troca de endereço para interação e colaboração com comentários postados. (correção de textos enfatizando a diferença entre escritas de informal e escrita padrão)
*Explorar na sala de aula reforçando a diferença da escrita padrão e a usada em Orkut e MSN.
4ª Etapa
*Preparação da apresentação do concurso;
*Divulgação do dia do Evento;
*Elaboração de convite;
*Escolha dos jurados;
*Premiação;
*Organização do Evento.
*Dia do Evento.
Recursos didáticos e tecnológicos:
Data show, computadores, microfone, caixa de som, máquina fotográfica digital, filmadora, cartolinas, pincéis, livros, prêmios, entre outros.
Recursos humanos:
Professores, alunos, técnico do laboratório e colaboradores.
Avaliação:
Os professores e alunos integrantes dos grupos farão relatório e uma autoavaliação do desempenho.
Ponto Culminante:
Concurso do Blog com premiação.
Bibliografias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
http://saladeaula.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=44722&from=archive
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog_colaborativo
http://webinsider.uol.com.br/2009/07/12/voce-ja-pensou-em-criar-um-blog-colaborativo/
http://www.querocriarumblog.com.br/
http://www.dicasparablogs.com.br/
Autor: Eliane Juceli Vicensi Obugalski


Artigos Relacionados


A Importância Dos Blogs Como Recurso Pedagógico

A Utilização Do Blog Na Educação

Projeto De Leitura E Escrita De Textos LiterÁrios E NÃo-literÁrios

Blog: Ferramenta De Comunicação E Publicação, Como Recurso Didático Em Sala De Alula

ResoluÇÃo De Problemas De MatemÁtica ? Preparação Para O Exame Nacional Do Ensino Médio 2010.

Leitura E Interpretação De Textos Interdisciplinares

A Integração Das Tecnologias No Ensino Aprendizagem Do Barroco.