Os Quintais Agroflorestais da Vila Santana
Neste trabalho realizamos um diagnóstico para verificar a existência ou não de Quintais Agroflorestais na Vila Santana, município de Paraíso do Tocantins, onde localiza-se o Campus de Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.
Os quintais agroflorestais são tipos de sistemas agroflorestais geralmente localizados perto da casa, onde são cultivadas misturas de espécies agrícolas e florestais, envolvendo também a criação de pequenos animais domésticos ou domesticados, manejados pelos membros da família. É uma forma de arranjo eficiente de uso da terra, tradicionalmente encontrada nas regiões de clima tropical e com configurações formadas por diversos extratos (MACEDO, 2000).
Os quintais agroflorestais são o modelo de SAF mais antigo e comum encontrado em todo trópico úmido, tendo como característica principal a grande diversidade de componentes, as quais fornecem uma produção variada e diversificada de alimentos e outros produtos úteis durante todo ano (SCHIMITT, 2003).
São características gerais dos quintais, sejam eles urbanos ou rurais: a produção de alimentos para o consumo familiar; a criação de pequenos animais; servirem como local para adaptação de variedades ou espécies novas de plantas; a produção de matéria prima para o artesanato; a produção de plantas medicinais e ornamentais; servirem como local de beneficiamento de produtos agrícolas produzidos em outras áreas da propriedade; servirem como espaço de convivência agradável e recreação. Além disso, pode-se afirmar que, através de sua diversidade, garantem a segurança alimentar da família.
Autor: Aline Maria Costantin
Artigos Relacionados
Considerações Sobre Insetos Pragas Em Sistemas Agroflorestais
Conflitos Do Uso Da Terra
Sistemas Agroflorestais
Diversidade Biológica E As Plantas Medicinais
Quintais Agroflorestais: Aspectos Políticos Compensatório Da Ocupação Do Espaço Por Assentamentos Familiar Na Faixa De Transição Rural/urbano De Rio Branco
A Utilização Das Plantas Em Mato Grosso
Efeito Dos NÍveis De InclusÃo E Da Idade Sobre O Valor Nutricional Do ResÍduo Da Mamona Em Frangos De Corte