O Desafio da Excelência
Por que o caso Toyota casou tanta indignação?
Seus produtos sempre foram bem feitos e por isso a empresa perdeu o direito de errar na qualidade de seus produtos e por esse motivo empresas ou até pessoas são submetidos a um julgamento duro por parte de seus clientes e sociedade.
Outro exemplo que podemos dar de como expectativas influenciam na maneira de como vemos os produtos e serviços que são oferecidos pelo mercado são dois restaurantes, o primeiro com um ambiente bonito, agradável e serviço impecável, considerado o melhor da cidade pode não nos agradar tanto quanto um restaurante mais modesto mas que nos surpreenda em algum aspecto como a comida ou o atendimento.
Porque isso acontece!
Acontece porque quando temos uma baixa expectativa e uma boa impressão ficamos encantados com a empresa, o que não ocorre quando temos uma alta expectativa e o produto, serviço nos deixa decepcionados.
Tratamos logo de espalhar a noticia!
Uma coisa é certa seja empresa ou pessoa:
1. Quando a expectativa é alta, a cobrança é alta.
2. Quando o erro é percebido ele é bastante divulgado comprometendo a sua imagem ou da empresa e uma imagem abalada demora muito a se recuperar.
3. Para manter a excelência faça tudo bem feito, revise tudo e cuide dos detalhes, tenha foco!
4. As empresas devem manter o bom atendimento, garantir tudo o que prometeu manter a qualidade e bom serviço afinal à empresa tem que manter a sua imagem.
5. Devemos lembrar que quando se é exemplo ou referencia somos julgados com mais rigor.
Você e sua empresa perdem o direito de errar, é como estar em uma corrida sem linha de chegada, é preciso muito folego para manter a posição e a excelência. Vamos refletir sobre isso! (Conheça o livro Escrevendo sobre Gestão Refletindo com 20 temas motivacionais acesse www.falandodegestao.com.br )
Autor: Pedro Paulo Galindo Morales
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