Aumenta A Velocidade Dos Avanços!



A velocidade da evolução tecnológica II

Início do crescimento exponencial

Na segunda grande guerra a tecnologia e os investimentos na ciência tomaram grande vulto. No final dos anos 40 e posteriormente a toda destruição da Europa e Japão, o globo terrestre sofre uma verdadeira revolução com o Plano Marshall e Conferência de Bretton Woods. O resultado viria na década de 50 e 60. Os Estados Unidos viveram a época de ouro com uma prosperidade jamais vista. A revolução continuada da medicina coloca a pílula e a liberdade sexual na vida mundial. Surge a geração "Baby Boom" com filhos aos montes e o charme do "rock in roll".

A tecnologia avança juntamente com a revolução social do capitalismo e da prosperidade enquanto na Rússia e China o comunismo iniciava a aventura teórica com o custo de milhões de vidas e terror. Nos tempos atuais, podemos olhar para o passado e enxergar o aprendizado da teoria planificada que enriqueceram alguns e matou milhares. Este mesmo momento de força e pujança vivia os Estados Unidos de um lado, e antes da derrocada, os comunistas por outro. A Guerra fria e a corrida espacial se dão neste embate de forças. A liberdade e o mercado versus a teoria e o planejamento estatal de outro.

Até pelo menos 1989 quando finalmente cai o muro de Berlim, o mundo foi influenciado pelo debate e confronto ideológico. A tecnologia, como não poderia ser diferente, sofreu grande injeção de conhecimento, recursos e preocupação dos governantes como veremos mais a frente.

A partir da década de 50 o termo cunhado foi "Era do conhecimento" ou sociedade da informação. O homem econômico dá lugar ao homem do conhecimento. A intangibilidade, conectividade e velocidade são as premissas que norteiam a sociedade, a tecnologia e a economia.

Não poderíamos deixar de mencionar, o fato das guerras e os conflitos terem sido muito úteis na busca do ser humano pelo progresso e evolução tecnológica. Pela necessidade, da expansão, ou pelo medo, o homem teve em conflitos e guerras importante vetor de desenvolvimento tecnológico, desde os tempos primitivos.

Com a corrida espacial e a guerra fria nos anos 60, surgiram em aplicação comercial, a informática, o computador e os avanços nas telecomunicações e transporte. Os conceitos de fronteira foram revistos e nas décadas de 70, 80 e 90, a humanidade teve verdadeiro salto tecnológico.

O computador merece um destaque a parte. Não é certo e preciso definir qual das invenções ou episódios tecnológicos foi o mais importante. Com toda certeza, desde a descoberta e uso do fogo, talvez acidentalmente, toda utilização da tecnologia e produtos que buscavam o conforto, segurança e produtividade foram importantes e relevantes. O computador se não pode ser elevado a mais importante descoberta tecnológica, mas pode ser inferido em que proporcionou o maior salto talvez. Maior e mais rápido, cálculos matemáticos complexos ficaram pequenos e o maravilhoso cérebro humano foi promovido a tarefas mais nobres como a aplicação do conhecimento e busca na solução dos problemas e equações.

Na história do computador, os primeiros registros datam de4.000 A.C. com o Ábaco, a primeira máquina de calcular.

Em evolução constante, conforme o padrão de evolução tecnológico da época em geral, surge em 1642 a Pascalina, máquina de somar de Pascal. Em 1802 Joseph Marie Jacquard usa nos Estados Unidos cartões perfurados para automatizar máquinas de tear.

Em 1822, Charles Barbage aprimora a máquina de Jacquard e desenvolve estrutra matemática mais complexas com cálculos logarítmicos e trigonométricos. Em 1890, Hermann Hollerith melhora a máquina de Jacquard. Em 1924 surge a IBM - International Business Machines, sucessora da Computing Tabulating Recording Co. – CTR. Usada no censo demográfico americano e talvez, o primeiro uso da computação no Brasil em 1920 no senso nacional.

Em 1943 surge o Colossus, em 1944 o Mark I em Harvard. Segundo alguns historiadores, este teve o primeiro DNA dos computadores como soa conhecidos hoje.

O salto maior foi dado quando o ENIAC ( Eletronic Numerical Interpreter) surge em 1946, em 1947 surge o transistor. O Eniac tem como sucessor o EDVAC ( Eletro Discrete Variable Computer) em 1955, com grandes melhorias.

Na década de 50, surge o IBM 650, mais precisamente em 1954. Em 1958 aparece o circuito impresso que dá um salto qualitativo muito grande na indústria da computação. Na década de 60, surge o Burroughs B-2500 5 B-3500 e em 1971, Ted Holff lança o microprocessador Intel 4004.

Na década de 70 e 80 foram muito utilizados os "Main Frames" e os grandes computadores com os famosos "Data Centers".

Em 1975 Bill Gates e Paul Allen criam o Basic, software para micro computadores. A indústria em atividade tinha restrições eao PC (Personal Computer), mas foi inexorável a aposta de Gates. Finalmente em 1981 a IBM capitula e lança o PC-IBM. A geração seguinte foram os AT (Advanced Technology) e XT ( Extended Technology).

Em 1981 surgiu o MS-DOS, sistema operacional que viabiliza o PC, em 1985 surge o primeiro Windows e a poderosa Microsoft em 1986 revolucionando de vez a tecnologia da computação.

Depois vieram os AT 286, os SX e DX 386, 486 e finalmente o Pentium. Na década de 90 as os computadores pessoais eram cada vez mais massificado e melhorado. A tecnologia tem em si uma característica e peculiaridade: Quando mais é usada, mais cria escala comercial. A escala comercial em ascensão suscita mais investimentos em tecnologia e redução de custos e preços alimentando o mercado. Um ciclo virtuoso é criado, sendo exemplos claros a indústria dos computadores e dos telefones celulares e todos os progressos em pouco mais de 10 anos.

A previsão feita por Andy Grove da Intel em 1979, quepara microprocessadores, os custos cairiam e a capacidade dobrariaa cada ano, foi confirmada. Este espetacular avanço do processamento vai criando uma indústria de software e aplicativos cada vez mais sofisticados e seguros.

A INTERNET

Se notarmos o que aconteceu em pouco mais de 30 anos, é formidável para o avanço tecnológico. Os milhares, e centenas de anos do século passado para mudarmos um patamar de avanço, se restringem há alguns anos somente no final do século XX. O melhor estaria por vir.

Quem diria, mas a guerra fria e a disputa ideológica entre a Rússia e os Estados Unidos deus uma das maiores contribuições no avanço tecnológico da humanidade.

Surge o Arphanet em 1969. O sistema era usado para comunicação entre bases militares e foi o embrião da Internet.

Restrito a uso militares, entre 1971 e 1975 foi liberado para uso nas universidadese já existiam mais de 100 sites. A troca de conhecimento e informações acadêmicas se alia ao avanço da indústria de microprocessadores e telecomunicações. Surge em 1986 o TCP/IP – (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)

Em 1988 nascia nos Estados Unidos a Rede nacional de Pesquisas e com o surgimento em 1994 do browser, o software de navegação da internet, o mercado é presenteado por uma das maiores revoluções da humanidade até então.

Em 2008 existiam no mundo 824 milhões de usuários da internet, sendo 21% destes nos Estados Unidos.

A revolução tecnológica iniciou-se há milhares de anos atrás. Sem mencionar ou eleger o passo mais importante, sabemos que novas ondas de tecnologia virão, estão em curso na verdade. Cada vez mais rápidas, podemos inferir dois aspectos tecnológicos ainda incipientes, mas não tão menos importantes para a humanidade. Alguns futurólogos predizem que a próxima onda terá estas duas como pilares: A biotecnologia e a nanotecnologia.

A biotecnologia já era mencionada 2.000 A.C. A utilização de fungos para fabricação de bebidas é dada como a semente da biotecnologia. Entretanto a evolução começa mesmo com Louis Pasteur em 1876. Nas décadas de 40 e 50 surgiram e foram aprimorados os antibióticos, em 1953 é mapeada a estrutura do DNA. Em 1973 a engenharia genética tem um salto de evoluçãoe em 1982 é sintetizada a insulina humana. Em 1990 temos o início do projeto Genoma que vai mapearnossa estrutura de DNA e são esperados e previstos resultados fantásticos na cura e prevenção de doenças. A medicina caminha em passos tão largos e rápidos quanto as outras ciências e tudo indica que estamos já em transição para a nova onda tecnológica: A biotecnologia genética.

No meio da tempestade tecnológica a partir dos anos 80, surge um termo cunhado por Eric Drexler do MIT (Massachusetts Institute of Technology)- A nanotecnologia. Para quem ainda não tem familiaridade, a nanotecnologia é a construção e utilização de estrutura e materiais tendo como base os átomos. É incipiente, mas aliada a todo avanço na física, química, medicina, engenharias, a nanotecnologia ainda trará grande avanços para a humanidade. Hoje já existem grandes aplicações que usam a nanotecnologia como base, principalmente na medicina e na engenharia de materiais.

Na verdade, assistimos uma escala de bilhões ser reduzida para alguns anos quando falamos de mudança tecnológica.

Os paradigmas tecnológicos continuam, muito foi utilizado em guerras e contra a vida humana, mas o resultado é positivo. Na busca do conforto, segurança e produtividade e competitividade o homem supera todos os obstáculos e para alguns deístas tenta imitar Deus.

O meio ambiente sofre na corrida tecnológica, mas paradoxalmente, a própria tecnologia vai salvar o homem da extinção.

O salto é cada vez mais curto pela velocidade e avanço tecnologia que em espiral alavanca umas as outras. Claro que sempre existirão as injustiças e a tecnologia pode e deve criar mais excluído. Cabe toda a atenção e cuidado para não aumentarmos estas barreiras entre países e povos menos favorecidos.

A escala de bilhões de anos da história se restringe hoje a poucos anos entre um salto e outro. Não adianta o julgamento de valor, se é bom ou ruim este processo, não nos cabe sentenciar, é inexorável, cabendo ao homem administrar as mazelas causadas por estes avanços.

O meio ambiente dá seu sinal de esgotamento e mostra que será necessária alguma correção de rumo, outros acontecimentos virão, sempre na condição de mão dupla, trazendo coisas boas e ruins.


Autor: Murilo Prado Badaró


Artigos Relacionados


Pra Lhe Ter...

Dor!

Eu Jamais Entenderei

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Minha Mãe Como Te Amo

Exemplo

Soneto Ii