CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO



CTS AND MATHEMATICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL

Laercio Lucio de Oliveira1

RESUMO

Nesse artigo é ressaltado a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Escola , em especial no Ensino Médio, onde atuo como professor de Matemática. Pretendo mostrar que a Educação Matematica não pode, de maneira alguma desvincular-se da sociedade, sob pena de formarmos cidadãos sem nenhum compromisso com o bem estar social da humanidade. Dessa forma, é fundamental que o professor de matemática do Ensino Médio esteja a par da realidade do mundo e de sua comunidade, para melhor abordar em sua sala de aula, correlacionado os conteúdos, temas de relevância social, possibilitando assim a formação de cidadãos reflexivos e questionadores.

PALAVRAS - CHAVE: Enfoque CTS. Educação Matemática. Ensino Médio.

INTRODUÇÃO

Desde o final dos anos 60, uma nova forma de compreensão da ciência e da tecnologia e suas inter-relações com a sociedade vem sendo construída: o campo dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir da análise dos fatores sociais que influenciam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como de suas implicações sociais, ambientais e éticas, o campo CTS questiona fortemente a visão neutra da ciência e da tecnologia. Assim, o professor que trabalhar com o enfoque educacional CTS objetiva colocar o ensino de ciências numa perspectiva diferenciada,contemplando os fenômenos da vida cotidiana, trazendo para a sua sala de aula os aspectos sociais e históricos dos problemas vivenciados pela humanidade.No Brasil, como em outros países da América Latina, as reflexões sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade ganharam fôlego nos anos 1960-1970. Entretanto, o desenvolvimento acadêmico do campo CTS só se iniciou timidamente a partir dos anos 1980 e, ainda hoje, as universidades brasileiras possuem um número bastante reduzido de programas de educação superior inteiramente dedicados ao estudo das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, e esses se localizam quase exclusivamente no nível da pós-graduação. Todavia, nos últimos anos, assistimos a uma expansão do campo CTS por meio da integração de disciplinas e da criação de linhas de pesquisa em diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Autor: Laercio Lucio De Oliveira


Artigos Relacionados


Cidadão Crítico

A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula

A Tecnologia E A Educação No Século Xxi: Mudanças E Revoluções

Da Modelagem Matemática

Análise Da Prática De Gestão Em Redes No Campus Central Do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Norte – Ifrn

Educação, Ciência E Tecnologia

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial