AVALIAÇÃO MOTORA EM ESCOLARES: RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS COGNITIVO E MOTOR



Introdução

O desenvolvimento motor em crianças é um assunto largamente pesquisado, pois é importante para os profissionais de Educação Física e pessoas que estão ligadas ao trabalho com crianças, compreender o desenvolvimento e como o mesmo se realiza em determinadas faixas etárias.
O desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo da vida realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. " Condições ambientais incluindo oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução são cruciais para o desenvolvimento de padrões amadurecidos de movimento fundamentais". ( GALLAHUE, 2001, p. 261 )
A escola deve ser o espaço onde a criança deve se sentir bem, pronta para produzir, melhorar e evoluir como um todo, tanto no aspecto físico e intelectual. Atualmente a maioria das Escolas apresenta um Ensino Tradicional, mesmo não sendo admitido por algumas direções, aulas com alunos sentados e sem poder de crítica, se tornando em um estilo repetitivo, e sem a participação do aluno, o que acaba não acrescentando na autonomia dos mesmos. Dentre as disciplinas, a única que trabalha com o corpo em movimento é a Educação Física, que no entanto, não recebe a atenção merecida por sua importância no contexto escolar.
As aulas de Educação Física devem propiciar aos alunos prazer e alegria, com o objetivo de criar relações com outras disciplinas, contribuindo para melhorar seu desempenho cognitivo na sala de aula. Segundo Stumpf (s/d) a Educação Física pode se definir como a arte e a ciência do movimento humano que através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre. Fávero (2004) ressalta que a Educação Física escolar deve educar por meio de dois processos, ao mesmo tempo similares e distintos: Educação para o Movimento e Educação pelo Movimento. Educar para o movimento significa desenvolver e aprimorar as capacidades físicas e motoras de base, bem como habilidades específicas, no que concerne às técnicas de movimento. Por outro lado, educar pelo movimento, significa contribuir com o desenvolvimento motor da criança, de quem depende ao mesmo tempo a evolução de sua personalidade e o sucesso escolar. Isso implica em fazer do movimento um instrumento facilitador da aprendizagem de conteúdos ligados ao aspecto cognitivo.
Entretanto a relação do repertório motor com aspectos da cognição são pouco pesquisados, mas alguns estudos já comprovam que existem relações entre a parte cognitiva e motora da criança. Segundo Moreira, Fonseca e Diniz (2000) em termos de proficiência motora as crianças com dificuldades de aprendizagem exibem diferenças significativas quando comparadas com crianças normais da mesma idade. O raciocínio está muito presente nas tarefas realizadas em sala de aula com os alunos, Becker (2003, p. 71) cita " Para mim, o [ papel ] do professor é realmente o de transmitir, o de tentar fazer com que eles absorvam o conhecimento; e o do aluno seria de tentar captar, entender, raciocinar a respeito disso". O desempenho motor da criança será o reflexo no seu aproveitamento escolar, na sua memória, sua atenção e capacidade de resolver problemas.
Porém Araújo (2002), coloca que os problemas sociais devem receber uma maior preocupação, pois podem afetar no rendimento escolar.. Além disso a vestimenta e o acompanhamento dos pais em casa, nas tarefas escolares, são fatores que influenciam no rendimento escolar das crianças, ou seja, os estímulos que os pais proporcionam a seus filhos.
Desta forma a pesquisa busca verificar se existem diferenças motoras, em escolares com baixo rendimento escolar e escolares com rendimento na média ou acima da média.
Sendo assim a pesquisa tem os seguintes objetivos:
- Verificar a relação existente entre a parte cognitiva e motora de escolares de 6 a 8 anos.
- Conscientizar a sociedade da importância das aulas de Educação Física nas Escolas, a fim de se buscar um melhor desenvolvimento motor nos alunos.

Autor: Júlio César Nunes


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