O que são subdomínios?



O que são subdomínios?

Um subdomínio é a parte do endereço de um site antes do nome de domínio. Subdomínios são também conhecidos como os domínios de terceiro nível ou nomes canônicos. Um subdomínio, ao contrário de um nome de domínio, não está registrado em qualquer lugar, porque é associado a um nome de domínio apenas. O subdomínio mais comumente usado é www, como em http://www.dominiohost.com.br. No entanto, não há necessidade de adicionar www. na frente do nome de domínio. Da mesma forma, os endereços do servidor de email têm, frequentemente, a palavra "mail" como o subdomínio, como em mail.dominiohost.com.br.

Para que são usados os subdomínios?

Os subdomínios são, na maioria das vezes, usados para categorizar partes do site. Por exemplo, os serviços oferecidos pela DomínioHost podem ser categorizados por seus subdomínios, como dominios.dominiohost.com.br ou painel.dominiohost.com.br. A vantagem é que o subdomínio pode ser facilmente transferido para outro servidor, se a categoria se tornar muito popular.

Subdomínios são também utilizados por provedores de hospedagem de sites grátis para revender espaço na web sob o seu próprio nome de domínio (http://seunome.nomedohost.com por exemplo). Cada membro terá seu subdomínio, porém, todos eles ainda compartilham o nome de domínio do provedor de hospedagem.

A terceira razão para usar um nome de subdomínio consiste em balancear a carga nos servidores web para um website de alto tráfego. Vários servidores web são atribuídos subdomínios diferentes, como www1.sitename.com www.sitename.com, www2.sitename.com etc, embora cada um deles contenha o mesmo código da aplicação. Quando o pedido vem do navegador, o software de balanceamento de carga redireciona para um desses servidores. O balanceamento DNS é um método simples de balanceamento de carga utilizando subdomínios apontando para endereços IP diferentes.

Tipos de instalação subdomínio

Um subdomínio pode ser configurado de diferentes formas, embora a informação subdomínio seja armazenada de forma semelhante no servidor DNS.

1. Site Separado: Este tipo de configuração de subdomínio consiste em ter uma conta de hospedagem em separado ou local de hospedagem em relação ao domínio de hospedagem conta. O provedor de hospedagem normalmente atribui novos recursos (espaço em disco, largura de banda, etc) para este subdomínio e cobra taxas como se fosse uma outra conta de hospedagem. Muitas vezes não há maneira de compartilhar arquivos comuns (tais como incluir arquivos de caminho relativo) entre a conta de domínio e conta subdomínio.

2. Sub-Lista de apontadores: Neste caso, o subdomínio é apontado como um sub-diretório da pasta raiz. Por exemplo, subdominio.dominio.ext irá apontar para / account / www / diretório subdomínio. Essencialmente, os recursos do domínio, neste caso são compartilhados pelo subdomínio também. Normalmente o provedor de hospedagem não cobra taxas adicionais (exceto taxas de instalação do subdomínio). Tanto o domínio quanto o subdomínio também podem reutilizar os mesmos arquivos comuns (tais como SSI inclui) a partir da localização do diretório compartilhado.

3. Servidor Separado: Este tipo de configuração é semelhante à configuração do Site Separado, mas hospedado em um servidor separado com um endereço IP diferente. Neste caso, o subdomínio pode residir em um local totalmente diferente geograficamente. A vantagem de ter um servidor separado para um subdomínio é na distribuição de carga entre os servidores (separando a funcionalidade do aplicativo) ou fornecendo escalabilidade horizontal no caso de balanceamento de carga entre os servidores (pela replicação idêntica do código do aplicativo em cada servidor).

Visite nossa Hospedagem de Site
Autor: Nelson Rabello


Artigos Relacionados


Hospedagem Gratuita, Vale A Pena?

Definições Para Ip E Domínio

As Diferenças Entre Domínio Adicional E Parqueado

Servidores De Hospedagem

Hospedagem Web

Dicas De Hospedagem Para Pequenas Empresas

O Que Pode Uma Hospedagem De Site, Fazer Por Si?