A importância do endomarketing nas organizações



Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto a seus clientes, precisa convencer seus funcionários a comprá-lo? Com o atual mercado competitivo, as organizações têm se preocupado em investir em programas de qualidade para seus colaboradores no intuito de melhorar seu relacionamento com o ambiente externo. Muitas empresas, de variados portes, estão cada vez mais destinando recursos em ações de endomarketing, pois não é possível sobreviver à competitividade das organizações sem "vender" seus produtos, sua imagem e sua marca. Assim, a principal função do endomarketing é transformar em ações internas os 4 P?s do marketing: produto, promoção, preço e praça.
As organizações devem repensar sua comunicação empresarial voltada para o público interno e preocuparem-se mais em saber se seus colaboradores estão felizes e satisfeitos. Para tanto, o endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, pois onde há colaboradores felizes, há clientes felizes e a empresa acaba obtendo resultados positivos. Quando um funcionário se sente valorizado e motivado, automaticamente transmitirá este sentimento ao cliente externo que também se sentirá satisfeito com o atendimento fornecido e para isso, a comunicação interna deve ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes no ambiente de trabalho, pois é local onde passam o maior tempo do seu dia. Normalmente a opinião do público interno acaba influenciando na opinião do público externo e um funcionário insatisfeito acaba fazendo uma contrapropaganda e "vendendo" essa insatisfação ao cliente externo.
Dificilmente alguém conseguirá vender algo, seja um produto, uma idéia, ou um serviço, se não acreditar na importância dele ou não conhecê-lo muito bem. Desta forma, o endomarketing também é voltado para que o cliente interno conheça melhor a organização onde trabalha e o que está vendendo. Quando um cliente externo questionar sobre qualquer área da empresa, o colaborador deste estar preparado para responder com segurança e precisão. Essa atitude estratégica visa dar ao funcionário uma noção da importância de um atendimento voltado totalmente ao cliente, capacitando-o a responder qualquer dúvida que venha surgir na companhia, mas para isso é necessário que haja comprometimento, envolvimento, valorização e principalmente capacitação do funcionário. Afinal, uma informação errada dada a um cliente poderá comprometer a empresa, gerando uma imagem negativa.
O endomarketing é indispensável para o sucesso de qualquer organização e a confiança do público tanto interno quanto o externo é uma conseqüência de um endomarketing bem trabalhado. É importante que as empresas tenham a consciência que seu sucesso está ligado ao sucesso de seus colaboradores e vice-versa!

Fernanda Garcia
Bacharel em Administração Marketing/2010

Autor: Fernanda Garcia


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