A importância do endomarketing nas organizações
As organizações devem repensar sua comunicação empresarial voltada para o público interno e preocuparem-se mais em saber se seus colaboradores estão felizes e satisfeitos. Para tanto, o endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, pois onde há colaboradores felizes, há clientes felizes e a empresa acaba obtendo resultados positivos. Quando um funcionário se sente valorizado e motivado, automaticamente transmitirá este sentimento ao cliente externo que também se sentirá satisfeito com o atendimento fornecido e para isso, a comunicação interna deve ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes no ambiente de trabalho, pois é local onde passam o maior tempo do seu dia. Normalmente a opinião do público interno acaba influenciando na opinião do público externo e um funcionário insatisfeito acaba fazendo uma contrapropaganda e "vendendo" essa insatisfação ao cliente externo.
Dificilmente alguém conseguirá vender algo, seja um produto, uma idéia, ou um serviço, se não acreditar na importância dele ou não conhecê-lo muito bem. Desta forma, o endomarketing também é voltado para que o cliente interno conheça melhor a organização onde trabalha e o que está vendendo. Quando um cliente externo questionar sobre qualquer área da empresa, o colaborador deste estar preparado para responder com segurança e precisão. Essa atitude estratégica visa dar ao funcionário uma noção da importância de um atendimento voltado totalmente ao cliente, capacitando-o a responder qualquer dúvida que venha surgir na companhia, mas para isso é necessário que haja comprometimento, envolvimento, valorização e principalmente capacitação do funcionário. Afinal, uma informação errada dada a um cliente poderá comprometer a empresa, gerando uma imagem negativa.
O endomarketing é indispensável para o sucesso de qualquer organização e a confiança do público tanto interno quanto o externo é uma conseqüência de um endomarketing bem trabalhado. É importante que as empresas tenham a consciência que seu sucesso está ligado ao sucesso de seus colaboradores e vice-versa!
Fernanda Garcia
Bacharel em Administração Marketing/2010
Autor: Fernanda Garcia
Artigos Relacionados
Endomarketing Corporativo
Empresas Atuam No Endomarketing
Tranformando Empregados Em Colaboradores AtravÉs Do Endomarketing
Endomarketing: Conceito E Aplicação Dentro Das Organizações
A Aplicação Do Endomarketing Nas Organizações.
As Organizações E O Processo De Busca Do Comprometimento Do Seu Cliente Interno
Endomarketing: Público Interno E Sua Produtividade.